Fundada em 2009, a Milk Shake Mix é uma rede especializada na venda de  sorvetes, milk shakes e outras sobremesas geladas. A marca se destaca no mercado ao oferecer aos empreendedores interessados em investir no modelo de negócio a possibilidade de firmar parcerias, diferenciando-se dos modelos tradicionais de franquias de sorvetes.

O empreendedor conta com todas as vantagens garantidas ao atuar em um modelo de franquia, entretanto, fica livre de cobranças como taxa de franquia, royalties e fundo de propaganda, por exemplo.

Pioneira neste modelo de parceria, a Milk Shake Mix prefere entender os investidores como grandes parceiros que atuam em conjunto com a marca em busca de conquista de mercado e fortalecimento do negócio pelo país.

A equipe da rede atua há quase 30 anos no mercado, e garante suporte completo aos parceiros: há transferência de know how e equipe de atendimento sempre disponível para solucionar dúvidas e desafios. Atualmente, são mais de 900 lojas espalhadas pelo país.

Com oito variações de sobremesas geladas, a Milk Shake Mix trabalha com opções de milk shakes, sorvetes e açaís. Carro chefe da marca, o milk shake é vendido com 40 variações de sabores, produzidos com as melhores receitas da rede, além de sabores especiais: torta de limão, proibido com nutella, sonho de valsa, ferrero rocher, leite ninho, nutella, farinha láctea, trufado e frutas vermelhas.

A marca também trabalha com a venda de casquinhas e cascões de sorvetes, vendidas nos sabores baunilha, chocolate e mista, com opções de confeitos e coberturas de frutas. Os clientes também encontram mix de chocolate, feito com sorvete de baunilha e cobertura de chocolate, e o fruta mix, opção de sorvete de baunilha com cobertura de frutas em pedaços.

Os sundaes são vendidos em 15 opções de sabores, alguns preparados com confeitos diversos. Há também a opção de casquinha de baunilha, chocolate e mista, com cobertura de chocolate aquecida.

Já os açaís são vendidos em forma de shake, sundae, casquinha e açaí no pote. Os clientes também podem montar a sobremesa, escolhendo entre os toppings de banana, ovomaltine, morango, confete, leite em pó, granola e leite condensado. A marca também trabalha com a venda de petit gateau, fondue, choco tope casquinhas de morango e açaí.

Além dos produtos do cardápio da marca, os parceiros Milk Shake Mix também podem complementar o mix da unidade com outros produtos, como salgados, pastéis e sanduíches. Com isso, é possível garantir um bom volume de vendas nas épocas mais frias do ano.

Se você pensa em investir em franquias de sorvetes e busca por opções no mercado, vai encontrar nessa matéria mais informações sobre como entrar nesse ramo por meio da parceria com a Milk Shake Mix. Boa leitura!

Franquias de sorvetes x parceria: o modelo de negócio Milk Shake Mix

Adotando o formato de parceria, a Milk Shake Mix busca oferecer uma oportunidade de negócio com todas as vantagens das franquias de sorvetes – suporte, treinamento, padronização de produtos, identidade visual – sem cobrança das taxas tradicionais do franchising.

Para se tornar parceiro da Milk Shake Mix, é necessário que o empreendedor realize a fidelização através da compra da bebida láctea Center Mix (grupo responsável pela rede) em pó ou UHT, utilizada na elaboração dos produtos vendidos nas unidades da marca.

A primeira compra deve ser completa: saborizantes, confeitos, coberturas, embalagens, entre outros insumos e objetos utilizados nas unidades. O contrato de parceria estabelece que, a partir da segunda compra, é necessário somente comprar a bebida láctea.

Todos os parceiros recebem treinamento na loja padrão da Milk Shake Mix, na cidade de São Paulo. Ainda é possível que os parceiros contratem o treinamento à parte, na coordenadoria de treinamento da rede.

As unidades podem ser instaladas em dois modelos: premium e convencional.

Na modalidade premium, a unidade deve seguir a tendência de uma loja mais moderna, com equipamentos em inox projetados para facilitar o dia a dia da operação. A loja também conta com televisões, que chamem atenção com imagens dinâmicas dos produtos. A modalidade premium conta ainda com uma gama de acessórios mais variados, como máquina de sorvete, máquina de açaí, menu digital em televisão, entre outras funcionalidades para destacar a rede no mercado.

O modelo de negócio convencional é um pouco mais enxuto, e não conta com balcão de led e logo luminoso, mesa de preparação em inox, máquina de açaí ou menu digital em tv. A unidade deve possuir uma máquina de sorvete e, dentre as outras funcionalidades, se equipara à unidade premium. Ambas as unidades devem contar com rádio e televisão indoor, com programação exclusiva da rede, com músicas e notícias.

Como é o suporte da Milk Shake Mix?

milk shake mix 1

Mesmo sem trabalhar com o formato tradicional das franquias de sorvete, a Milk Shake Mix oferece aos parceiros suporte e treinamento completos.

Com a parceira firmada entre empreendedor e empresa, o parceiro tem acesso liberado à área restrita do site da rede, no qual estão os vídeos de treinamento. O acesso também possibilita realização de compras por meio da loja virtual, cartões fidelidade, cupons de descontos, displays, banners, balões personalizados, uniformes, guarda sóis, promoções, entre outras facilidades aos parceiros.

O parceiro também tem acesso ao grupo da marca nas redes sociais, para troca de ideias e informações. O suporte de marketing é completo, com auxílio no reconhecimento do ponto de venda de forma rápida e eficiente, além de material gráfico e digital de divulgação conforme a identidade visual da marca.

A rede também garante canal de relacionamento como suporte remoto. O canal funciona por telefone, e o parceiro consegue realizar pedidos de abastecimento de estoque da unidade. O canal também é próprio para agendar treinamentos, solicitar suporte de marketing, prospecção e abertura de novas lojas.

Quanto custa uma abrir uma unidade Milk Shake Mix?

milk shake mix 2

A Milk Shake Mix oferece aos parceiros uma oportunidade de negócio de baixo custo. O valor total para investimento em uma unidade da marca parte de 49 mil reais.

Além do formato de loja, a rede também possibilita que o parceiro atue em modelo de quiosque ou mini quiosque. As unidades devem contar com, pelo menos, dois funcionários e estrutura mínima de seis metros quadrados.

A instalação da unidade de loja varia de 60 mil reais a 120 mil reais, com valores de investimento podendo ser divididos em quatro etapas.

A primeira é dedicada aos custos de reforma do ponto comercial, com estimativa de investimento de 10 mil reais a 15 mil reais. A reforma inclui pintura, instalação de balcão de atendimento, parte elétrica da unidade e demais adequações que sejam necessárias para o bom funcionamento operacional da unidade.

O segundo passo é o de comunicação visual, voltada para adequação da fachada da unidade, instalação de painéis luminosos, adesivos e materiais de PDV. O investimento médio varia de 8 mil reais a 10 mil reais, de acordo com as dimensões do ponto comercial. O projeto de comunicação visual da unidade é desenvolvida em 3D, garantindo ao parceiro valores exatos correspondentes às adequações.

A terceira parte do investimento é a aquisição do maquinário da unidade. Uma máquina de sorvete expresso tem valor de aquisição entre 30 mil reais e 80 mil reais, variando de acordo com marca e modelo do fabricante. A diferença de valores é também referente à capacidade de produção do maquinário: quanto maior a capacidade, maior o valor de investimento.

A Milk Shake Mix salienta que é importante o parceiro adquirir uma máquina que possua bomba de ar. A bomba interfere positivamente na produção do sorvete, com melhor textura, massa mais leve e cremosa, além de promover economia de até 20% no uso da matéria prima.

O último passo é dado no primeiro pedido de produtos para a unidade, que deve ser completo. A exigência é para que o parceiro conheça todos os produtos e marcas utilizadas nas receitas de sorvetes, com garantia de qualidade da marca. No primeiro pedido, é enviado material necessário para abastecimento da loja, além de um pequeno estoque de apoio.

A empresa garante envio de mercadoria suficiente para que a unidade não fique sem apoio, como bebida láctea, coberturas, embalagens, confeitos, saborizantes em pó, potes, caixas organizadores, uniformes para funcionários, entre outros acessórios.

O custo para o primeiro pedido de produtos gira em torno de 7 mil reais a 13 mil reais, variando de acordo com a região em que a unidade será instalada e linha de produtos que o parceiro escolheu. A Milk Shake Mix tem um sistema de logística completo para atender os parceiros, com entregas rápidas e seguras para o abastecimento de produtos nas unidades.

A Milk Shake Mix não cobra taxas periódicas típicas do franchising, como royalties e fundo de propaganda (apesar de oferecer suporte de marketing). Além disso, não é necessário pagar uma taxa de franquia inicial para se tornar parceiro da marca.

A empresa explica que não é necessário que o parceiro disponha do capital total para investimento. É importante somente considerar o valor de financiamento da máquina de sorvetes, o parcelamento do projeto de comunicação visual e o primeiro pedido de estoque, em até duas vezes no cartão de crédito.

Rentabilidade do negócio

A venda de produtos nas unidades Milk Shake Mix – e, consequentemente, o faturamento da loja – varia de acordo com a sazonalidade. Em meses mais quentes, a venda é substancialmente mais elevada do que em épocas mais frias ou chuvosas. Por isso, a rede orienta que as projeções de faturamento deve ser feita de forma anual, somando o faturamento dos 12 meses e dividindo por 12, para obter a média.

A lucratividade média de uma unidade da rede é de 30% do faturamento bruto. A margem de lucro é calculada de acordo com o custo de mercadoria vendida.

Por exemplo, se uma unidade fatura 30 mil reais mensais, 10 mil reais são destinados para os custos com matéria prima para produção dos sorvetes, milk shakes e açaís, embalagens, pagamento de frete da transportadora, caso não seja possível a entrega pela logística da empresa. Outros 10 mil reais são voltados para os custos fixos: aluguel, pagamento de funcionários, contador, água, luz, sistema de caixa, impostos, além da verba de marketing local. O lucro líquido, portanto, seria de 10 mil reais.

Vale pontuar que o valor do lucro líquido depende da administração do operador da unidade: quanto menores os custos fixos, maior o lucro.

Com faturamento médio entre 40 mil reais e 70 mil reais, as unidades Milk Shake Mix têm prazo de retorno do capital investido estimado em seis meses.

Investimento inicial: a partir de R$ 49 mil
Taxa de franquia: não cobra
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 40 mil a R$ 70 mil
Prazo de retorno: 6 meses

DEIXE UMA RESPOSTA