Muitas redes de franquias já sabem: se querem que suas unidades se desenvolvam de verdade, só o treinamento e o suporte iniciais não são suficientes.

É preciso oferecer um apoio constante e amparar os franqueados em suas dúvidas e dificuldades sempre que for preciso. Até mais do que isso: é tarefa da franqueadora é antecipar os problemas que suas franquias podem enfrentar e ajudá-las a resolvê-los.

Para isso, a consultoria de campo é uma das melhores alternativas que existem.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

É por meio da consultoria de campo que a rede consegue acompanhar, controlar e analisar a performance de cada unidade, garantir a padronização e o compliance e também prestar um atendimento personalizado para sua rede.

A seguir, veremos um passo a passo simples de como montar um bom serviço de consultoria de campo para os seus franqueados.

Escolha o que avaliar

Uma consultoria de campo normalmente começa com uma análise da franquia, segundo alguns parâmetros.

Pensando nisso, um bom primeiro passo é levantar quais áreas serão analisadas (como finanças, gestão e atendimento, por exemplo), determinar que padrões são esperados em cada setor e quais indicadores podem ajudar o consultor a medir o sucesso ou fracasso no quesito avaliado.

Por exemplo, no que diz respeito ao ambiente de uma loja, espera-se que ela seja convidativa e organizada. Alguns dos indicadores que podem ajudar nessa avaliação são: limpeza, volume de produtos nas gôndolas, fachada e estrutura dentro dos padrões da rede e atendimento dos funcionários.

Estudando esses aspectos, o consultor terá uma visão bastante detalhada da situação da franquia e vai começar a entender o que está acontecendo no negócio mesmo antes da visita.

Defina os planos de ação

Para cada problema que a franquia tiver, a franqueadora deve apresentar uma solução. E se já for possível pensar nas possíveis soluções no momento de planejar a atuação da sua consultoria de campo, é ainda melhor.

Para isso, você pode levantar alguns quadros recorrentes nas franquias e definir estratégias e planos de ação que o franqueado em dificuldade poderá colocar em prática para driblar esse problema.

No caso de uma franquia que está tendo dificuldades financeiras, por exemplo, quais podem ser as razões mais comuns para a situação? Falta de marketing e divulgação? Portfólio de produtos inadequado para a região? Desorganização nas finanças por parte do franqueado?

E o que pode ser feito em cada um desses casos?

Que tal criar um novo plano de marketing? Ou fazer um estudo profundo da localidade e testar novas combinações de produtos? Ou ainda promover um treinamento de educação financeira para o franqueado?

Estabelecendo os problemas mais comuns, você também poderá criar um conjunto de planos de ação eficiente e que consultores e franqueados deverão implementar juntos.

Encontre os profissionais certos

Os consultores de campo são profissionais fundamentais para intermediar as relações entre a franqueadora e o franqueado, então é muito importante escolher ótimos profissionais.

Tenha o cuidado de criar um bom processo de seleção e recrutamento e tire um tempo para encontrar, contratar e treinar os consultores para que eles sejam realmente capacitados para ajudar sua rede.

Tenha o melhor sistema

Também é fundamental contar com um sistema de consultoria de campo se você quer implementar um suporte realmente eficiente em sua rede de franquias.

Uma boa ferramenta de consultoria de campo deve permitir que o consultor: aplique o checklist em todas as unidades para avaliá-las de acordo com os mesmos parâmetros; analise o histórico de ações, documentos desafios e evolução de cada franqueado; agende visitas presenciais e faça o follow-up do plano criado junto ao franqueado para melhorar a performance da unidade.

O Solutto tem todos esses recursos e muito mais! Pioneiro no fornecimento de sistemas de gestão para franquias, o Solutto tem um módulo de consultoria de campo perfeito para franquias que querem otimizar ou implementar seus suportes!

Em uma interface completa, personalizável e intuitiva, consultores podem automatizar tarefas, tabular resultados e fazer todo o processo de consultoria de campo de forma organizada e simples.

DEIXE UMA RESPOSTA