Um dos maiores desafios das redes de franquias é garantir que todas as unidades sigam os mesmos procedimentos, já que a ideia de franquear uma marca é justamente ter os mesmos padrões em todas as franquias.

Porém, ao mesmo tempo em que o desejo das redes é expandir suas franquias cada vez mais, quanto mais unidades em operação existem, mais complexa é a tarefa de assegurar que todas elas estejam seguindo as orientações da matriz e alcançando os resultados desejados.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Com isso, é natural que a franqueadora comece a se perguntar como garantir essa conformidade se a gestão no dia a dia do negócio é de responsabilidade de cada franqueado.

A resposta é simples: uma das melhores formas é utilizando a consultoria de campo para franquias.

O que é a consultoria de campo para franquias

A consultoria de campo é uma estratégia de gestão que tem como principal objetivo garantir o cumprimento dos padrões e melhorar os resultados de unidades que estejam distantes da sua matriz, e é por isso que ela funciona muito bem para franquias.

Nesse caso, os consultores não estão todos os dias nas unidades, mas supervisionam e acompanham os resultados e os detalhes da operação a distância. Além disso, eles fazem visitas pontuais para levantar pontos que precisam ser melhorados e ajudar o gestor a superar desafios que possam estar prejudicando sua performance.

A consultoria de campo para franquias pode cobrir aspectos como atendimento, gestão das finanças, comunicação visual, limpeza da unidade, padrões de produção, divulgação e muito mais. O objetivo é sempre alinhar o que é feito no cotidiano da unidade com os padrões criados com base no know-how da marca.

Os benefícios da consultoria de campo para franquias

Existem diversas vantagens em adotar um sistema de consultoria de campo para franquias. Alguns deles são:

Ter indicadores para avaliação: garantir que a matriz possa analisar e acompanhar todas as unidades, considerando os mesmo parâmetros, é interessante não só para que a rede possa ter um quadro mais consistente das suas franquias, mas também para que o franqueado possa entender melhor quais aspectos da sua gestão estão sendo avaliados.

Identificar riscos e evitar prejuízos: através da consultoria de campo para franquias também é possível que tanto a franqueadora quanto o gestor da unidades antevejam problemas e possam resolvê-los antes que eles possam prejudicar ainda mais a franquia.

Padronização real: a padronização dos processos é fundamental para que uma rede cresça, mas, muitas vezes, apenas o treinamento inicial não é suficiente para que os procedimentos sejam implementados e a franquia realmente cumpra os padrões da franqueadora. Com o acompanhamento constante feito pela consultoria de campo, as chances de haver uma padronização real das franquias é maior.

Suporte de verdade: uma marca que não sabe quais são os problemas vividos pelos seus franqueados e em que aspectos eles precisam de ajuda dificilmente vai conseguir prestar um bom suporte. Nesse sentido, a consultoria de campo para franquias é fundamental para detectar o que pode ser otimizado e garantir que o líder da franquia receberá todo apoio e orientação necessários.

Como usar a consultora de campo para franquias nas suas unidades

Análise: primeira fase da consultoria de campo para franquias é criar alguns indicadores para identificar o que será avaliado, como finanças, a gestão, o atendimento, o comportamento dos funcionários e vários outros aspectos que influenciam diretamente nos resultados finais e no sucesso do negócio.

Avaliação em conjunto: depois da análise de indicadores, é interessante também fazer uma visita presencial, onde a consultoria de campo será focada em compartilhar com o franqueado o que foi apurado e entender como anda, na prática, o dia a dia do negócio. Esse é um excelente momento para o franqueado tirar dúvidas, expor problemas e desafios e também contar sobre suas conquistas. Todas as informações de vivência prática das franquias pode contribuir muito com a rede e será fundamental para a próxima etapa.

Orientação: baseado naquilo que viu na unidade, nos indicadores colhidos através dos números da franquia e das respostas dos questionários, o consultor poderá orientar o franqueado sobre todos os pontos que precisam ser corrigidos e sobre as boas estratégias que precisam ser reforçadas.

Follow up: por fim, há o follow up com o franqueado sobre a experiência de cumprir o plano de ação e a reflexão do que foi ou não cumprido, e o consultor determina uma nova visita presencial e agenda uma nova análise. Com isso, a consultoria de campo consegue identificar os aspectos que estão fora de conformidade, criar estratégias para corrigi-los e acompanhar a evolução de cada franquia de forma padronizada e sistemática, e isso é fundamental para sua rede crescer!

Conheça a consultoria de campo do Solutto

Agora que você já sabe que o que é consultoria de campo para franquias e como implementar essa estratégia para fazer sua rede crescer, que tal conhecer a ferramenta perfeita para te ajudar com isso?

O Solutto é um sistema de gestão que tem um módulo de consultoria de campo que permite criar questionários detalhados para submeter todas as unidades, armazena os dados e resultados de todas as avaliações e ainda ajuda os consultores a dar sugestões e criar planos de ações para que os franqueados possam melhorar suas perfomances e alcances os padrões criados pela rede.

Tudo isso em um ambiente que centraliza a administração das suas franquias e é totalmente automatizado!

DEIXE UMA RESPOSTA