*Este é um conteúdo patrocinado por anunciante.Um plano de expansão bem estruturado é um ponto crucial para o crescimento de qualquer rede de franquias – e garantir produtividade nesse processo pode ser a chave para expandir de forma eficaz e inteligente.

O potencial para o crescimento das franquias é forte: segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias nacional deve crescer até 10% em 2018. Mas, não basta iniciar seu negócio no franchising para vê-lo expandir. Para crescer junto com o mercado, é fundamental estar preparado.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Assim, é preciso pensar na estratégia não apenas no momento da estruturação do plano de expansão, mas também nas metodologias e ferramentas que serão utilizadas durante todo o processo. Encontrar maneiras de que tudo seja feito de forma prática e segura é indispensável para o bom trabalho da sua equipe de expansão, além de ajudar a passar mais confiança para os novos franqueados, o que vai refletir na saúde da rede como um todo.

Pensando em otimizar o plano de expansão, selecionamos algumas dicas que vão potencializar o crescimento da sua rede de franquias, aumentando a produtividade do processo.

Visão de mercado

Nem sempre é simples enxergar as oportunidades de expansão de uma franquia. Se você está começando a levar sua marca para novas localidades e a explorar novas regiões, pode ser um grande desafio encontrar pontos que se adequem ao negócio.

Ainda que você esteja na busca de candidatos interessados na franquia, vale a pena ter algumas regiões em mente para deixar o processo mais fluido. Assim, é possível focar seus esforços para a divulgação em determinadas regiões, por exemplo. Uma listagem de municípios com número de habitantes e dados de locais como shopping centers e centros comerciais são fundamentais para delinear essa estratégia.

Leads centralizados

Anunciar sua franquia e captar leads de candidatos para a rede é imprescindível para um expansão funcional – e quanto mais candidatos, melhor! Geralmente, essa captação vem de pontos diferentes: o site da sua marca, portais especializados, redes sociais, eventos de franquias, entre outros.

Mas, como trabalhar com todos esses leads? O ideal é centralizar os contatos gerados em uma única plataforma: assim, sua equipe consegue consultar tudo de um só lugar, economizando em tempo e sem deixar passar nenhuma informação.

Nutrição de leads

Outro elemento super importante no trabalho com os leads é a nutrição desses contatos. Muitas das pessoas que chegam até a sua base ainda não estão prontas para fechar negócio com você, mas podem estar se preparando para tomar essa decisão no futuro. Dessa forma, é seu papel manter o contato com esses leads, preparando-os para fechar negócio – isso é nutrição.

Contar com ferramentas que possibilitem a automação dos ciclos de nutrição, algo que é feito costumeiramente por e-mail, é uma forma poderosa de aumentar a produtividade da sua equipe de expansão. Afinal, assim é possível focar os esforços em candidatos com maiores chances de fechar negócio, aumentando a conversão.

Gestão de informações

O relacionamento com um franqueado é longo e começa muito antes da assinatura do contrato – envio de documentos como fichas de pré-qualificação, Circular de Oferta da Franquia e contratos são comuns. Ter controle das informações trocadas com cada contato é crucial para a segurança da sua rede e, portanto, merece atenção redobrada. Busque ferramentas que ajudem a organizar esses dados, para que nada acabe perdido em meio a uma caixa de entrada lotada de e-mails.

Acompanhamento de resultados

Você tem um plano de expansão super bem definido, mas será que está funcionando para a sua franquia? Acompanhar de perto o desempenho da expansão é indispensável para o sucesso do negócio.

Procure por formas de deixar as principais métricas, prazos e indicadores bem visíveis e objetivos. Assim, você consegue manter um acompanhamento constante e pode fazer ajustes caso algo não esteja funcionando como deveria.

Otimize sua expansão com Solutto

O Solutto, software especializado em gestão de franquias, desenvolveu um módulo completo para a expansão de redes.

A ferramenta permite a integração com diversas plataformas de captação de leads, incluindo o site da ABF e portais especializados, como o Guia Franquias de Sucesso. Com isso, pode-se centralizar os leads, que também podem ser trabalhados dentro do software, por meio de ferramentas de automação de e-mails, envio de SMS e registros completos das interações com cada contato.

Além disso, é possível acessar informações de municípios atualizadas conforme o IBGE, assim como dados de centros comerciais como shoppings e aeroportos. A plataforma permite ainda a criação de dashboards personalizados, com suporte a gráficos, para o acompanhamento de resultados.

DEIXE UMA RESPOSTA