Quem decide fazer a expansão do seu negócio através do franchising geralmente deseja replicar um modelo que já deu certo. Por isso, a padronização que as franquias oferecem é um dos principais atrativos para os investidores.

Apesar disso, nem sempre é fácil manter os padrões de todas as unidades em conformidade. Como existem muitos processos de produção, atendimento, limpeza e gestão, e a franqueadora não está, necessariamente, perto o tempo todo, é bem comum que os franqueados acabem ajustando os protocolos para o que eles acham melhor.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Com isso, pode haver divergência entre as franquias, o que tende a deixar o cliente confuso, enfraquecer a gestão e culminar em prejuízos tanto para franqueado quanto para franqueadora.

Pensando nisso, o ideal mesmo é que as marcas encarem a padronização de franquias como um dos principais objetivos a serem alcançados. Mas, como fazer isso não estando por perto de todas as unidades e sem cercear o direto de administrar a franquia que cabe ao franqueado?

Uma das alternativas mais eficientes para resolver essa questão é usar a tecnologia. Atualmente já existem recursos digitais que permitem que uma marca de franquias acompanhe de perto as operações – independente de onde elas estão – e garanta a sua conformidade e vamos entender melhor como eles funcionam a seguir.

Acompanhamento remoto

Não estar geograficamente próximo de uma franquia não significa que a franqueadora não pode ajudar na implementação do negócio e acompanhar o seu desempenho. Hoje existem diversas ferramentas online que permitem que a marca analise a performance de suas unidades e esteja por dentro de tudo o que acontece com ela.

Com isso, a rede se torna capaz não só de observar o sucesso, mas também perceber onde o franqueado está errando e ajuda-lo a corrigir a gestão antes que ela gere um problema mais grave.

Central de compras unificada

Uma das principais ações para garantir a conformidade de uma franquia é assegurar que todas as unidades comprem insumos dos mesmos fornecedores e a tecnologia também pode ajudar com isso.

Criando uma central de compras online que ligue franqueados e fornecedores, o processo de abastecimento das unidades se torna mais simples, prático e fácil de supervisionar. Acompanhando as compras dos franqueados, a marca pode identificar se o seu volume de vendas corresponde ao de reposição e identificar unidades que talvez não estejam comprando de onde deveriam.

Peças de marketing

Fazer um marketing unificado talvez seja uma das maiores dificuldades quando o assunto é padronização de franquias. Afinal, se a rede deixa esse departamento totalmente nas mãos dos franqueados, o marketing de cada unidade será diferente da outra; e, se cuida 100% de todas as campanhas de toda a rede, será preciso muito esforço e investimento interno.

Aqui, novamente, a solução está na tecnologia. Se a franqueadora criar modelos de peças que os franqueados possam editar no computador ou celular, ou mesmo tiver uma ferramenta online que permita a criação de imagens de divulgação pré-aprovadas pela rede, o processo de marketing torna-se muito mais simples e intuitivo.

Melhor ainda se contar com um sistema de comunicação eficiente e ágil que informe todos os franqueados antes de uma grande campanha ou promoção na rede.

Consultoria de campo

Apesar de a consultoria de campo ser uma análise presencial do desempenho da franquia, ela também é embasada na tecnologia. Isso porque é bem comum que, antes de visitar a unidade, o consultor utilize os dados coletados no acompanhamento a distância para embasar a sua análise.

Além disso, depois da consultoria presencial, franqueado e especialista vão traçar um plano de ação cujo andamento também será online.

Treinamentos online

O treinamento é fundamental para garantir que os franqueados tenham “bagagem” suficiente para fazer a gestão do negócio da forma que a rede gostaria. Mas, nem sempre é possível fazer esse tipo de treinamento presencialmente, na matriz. Além disso, depois de algum tempo, parte do conteúdo transmitido no momento da montagem da franquia pode se perder.

Pensando nisso, os treinamentos e reciclagens online surgem como formas de instruir e relembrar o franqueado sobre produção, administração, finanças e outros aspectos importantes do dia a dia do negócio.

Se a franqueadora tiver uma universidade online ou plataforma que permita que os franqueados consumam conteúdo e façam atividades que testem seus conhecimentos, será possível analisar quais são os pontos que devem ser reforçados para o compliance total do negócio.

Diversas plataformas de atendimentos

Atualmente, ter diferentes plataformas para o atendimento dos franqueados faz toda a diferença, principalmente no caso das ferramentas digitais e móveis.

Oferecer atendimento através de chat, WhatsApp e SMS, por exemplo, não só demonstra que você está disponível, mas permite que o franqueado entre em contato usando plataformas que ele já conhece e utiliza.

Com um acesso mais fácil, aumentam as chances do franqueado revelar quando estiver passando por alguma dificuldade ou dúvida e resolvê-la antes que se torne um problema mais sério.

Gestão de royalties

Fazer uma boa gestão dos royalties é essencial para evitar inadimplência e automatizar o processo de recebimento e cobrança pode ajudar bastante com isso.

Quando a rede de franquias tem um bom sistema para identificar os pagamentos de royalties e outras taxas, ela pode tornar o envio de mensagens de cobrança automáticos. Com isso, é possível reduzir o volume de inadimplência além de retirar essa tarefa de um colaborar, o que aumenta a produtividade do funcionário.

Garanta a padronização de franquias com o Solutto

O Solutto, software especializado na criação de ferramentas que ajudam a formatação, expansão e gestão de franquias, utiliza a tecnologia para facilitar o dia a dia de franqueados e franqueadoras.

Com o Solutto, seus franqueados poderão se manter atualizados através da intranet, reciclar seus conhecimentos com a universidade corporativa e comprar diretamente do fornecedor com a central de compras. Já a franqueadora ganha mais controle com os painéis de gestão e acompanhamento de suas franquias e da área financeira e tem mais chances de crescer com um sistema de CRM bem organizado.

DEIXE UMA RESPOSTA