Na hora de decidir em qual rede de franquias investir, o franqueado tem muitos fatores para analisar, e o treinamento de franquias é um dos aspectos determinantes na decisão.

Um dos principais benefícios de apostar no franchising é ter acesso ao conhecimento e às estratégias de uma marca que já está bem posicionada no mercado e tem um modelo de negócio testado e aprovado. Uma das formas de transmitir esse conhecimento é através de um bom treinamento de franquias.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

É por isso que oferecer um treinamento de franquias completo e de qualidade faz toda a diferença no processo de decisão dos candidatos: porque eles sabem que as empresas que têm treinamentos mais robustos e eficientes capacitam melhor seus franqueados, e isso os aproxima do sucesso.

No momento de formatar o treinamento de franquias, um dos pontos que deve ser discutido é se a capacitação será presencial ou à distância.

Os treinamentos de franquias podem ser presenciais ou à distância e ambos oferecem oportunidades e desafios para franqueadora e franqueado. Vamos detalhá-las a seguir.

Treinamento de franquias presencial: prós e contras

O treinamento presencial é o tipo mais convencional de capacitação. Ele pode ser feito na matriz da franquia ou mesmo na própria unidade, antes que ela seja inaugurada.

Como benefícios dessa modalidade de suporte temos:

  • Proximidade com o franqueado: muitas pessoas têm maior facilidade em transmitir e absorver informações com aulas presenciais, então essa proximidade pode ser encarada como um benefício para alguns.
  • Possibilidade de testar aspectos práticos: poder realizar algumas tarefas da operação junto ao franqueado, durante o treinamento de franquias, também pode melhorar o aprendizado.
  • Maior controle da franqueadora: estar perto das unidades franqueadas permite que a rede tenha maior controle sobre o dia a dia da operação. Com isso, a marca pode perceber problemas e ajustes que devem ser feitos mais rapidamente e submeter o franqueado a treinamentos extras ou reciclagens.

Por outro lado, há também alguns desafios, como:

  • Limitação geográfica: o treinamento presencial implica que o franqueado ou treinador se desloquem um até o outro, o que pode elevar os custos da logística e exigir um tempo maior no deslocamento.
  • Conflito de agendas: uma capacitação presencial exige que o consultor e o franqueado estejam livres em dias e horários específicos. Coordenar as agendas de ambos ou fechar turmas para treinamentos em grupo pode ser bastante complicado e levar ao adiamento da abertura da franquia.
  • Custo elevado: os custos de um treinamento presencial exclusivo para cada franqueado tendem a ser maiores do que uma capacitação online. Esses valores normalmente encarecem o valor do investimento total da franquia, o que pode atrapalhar a venda.

Treinamento de franquias à distância: prós e contras

A capacitação à distância também tem alguns fatores que precisam ser analisados. Os mais positivos são:

  • Melhor custo benefício: em geral, os treinamentos à distância têm custos reduzidos. O fato de não haver necessidade de deslocamento ou aluguel de uma sala comercial para o encontro também reduzem significativamente as despesas.Se considerarmos que muitos dos pontos principais do treinamento são os mesmos para todos os franqueados, a rede pode considerar até gravar as aulas e enviá-las para o franqueado, o que reduz ainda mais o custo e o tempo empregado sem perder a qualidade.
  • Mais flexibilidade: sem a necessidade de estar presente fisicamente, franqueado e consultor podem ter mais “janelas” de tempo para marcar os treinamentos.
  • Autonomia: no ensino à distância o franqueado passa a ser o agente central da comunicação. Normalmente, o franqueado é o responsável por fazer os testes, enviar perguntas e assistir os treinamentos, o que dá a ele um sentimento maior de autonomia. Tudo isso gera uma responsabilidade que pode ser um bom teste para quem quer liderar uma franquia.
  • Facilidade na expansão: redes de franquias que querem expandir para o Brasil todo encontram nos treinamentos à distância uma oportunidade de oferecer capacitação de qualidade sem ficar presas à sua região.

Já os principais desafios dos treinamentos à distância costumam ser:

  • Pouca proximidade: enquanto em um treinamento presencial o consultor pode perceber com maior facilidade se o franqueado realmente está acompanhando a aula, à distância isso pode ser mais complicado. É preciso uma percepção mais aguçada para avaliar o desempenho do franqueado e suas necessidades durante a capacitação.
  • Networking reduzido: muitos franqueados aproveitam os treinamentos presenciais em grupo para conhecer e se relacionados com outros donos de franquias. Ter esses momentos de troca de informações e experiências pode ser um pouco mais complicado em um treinamento de franquias à distância.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os tipos de treinamento de franquias, o ideal é analisar quais deles se encaixam melhor nos recursos e nas prioridades da sua rede de franquias.

Uma alternativa que pode trazer ainda mais benefícios para as franqueadoras é aliar as duas modalidades. Promovendo tanto encontros presenciais quanto mantendo uma agenda de capacitações online. Dessa forma, será possível aproveitar os benefícios dos dois tipos de treinamento e equilibrar os desafios de forma saudável para a rede.

Conheça os módulos de treinamento do Solutto

Sabendo da importância do treinamento para franqueadoras e franqueados, o Solutto, especialista em softwares para gestão de franquias, desenvolveu módulos que ajudam a capacitar e atualizar informações com máxima qualidade.

O módulo de Universidade Corporativa do Solutto é um exemplo de plataforma de educação à distância que permite que a rede de franquias crie cursos e mantenha seus franqueados sempre atualizados. A ferramenta incrementa o ensino com recursos em vídeo e áudio e ainda permite que os gestores acompanhem o progresso dos franqueados.

As redes que desejam utilizar também as técnicas de treinamento presencial podem usar ainda a Consultoria de Campo: um módulo que integra os indicadores de desempenho da franquia e as visitas presenciais de um consultor para traçar planos de conformidade e otimização da franquia.

Gostou desses recursos? O Solutto tem muito mais! Conheça mais sobre o Solutto e descubra como as ferramentas certas podem te ajudar a impulsionar a sua franquia!

DEIXE UMA RESPOSTA