Um dos maiores benefícios de ser um franqueado é contar com a experiência e o conhecimento de uma rede reconhecida no mercado. Garantir que as unidades tenham acesso a protocolos e informações importantes é fundamental para garantir que todas as franquias sigam os padrões definidos pela franqueadora e possam prosperar. Mas, transmitir esse conhecimento nem sempre é algo fácil.

O fato de cada unidade ter um líder e uma equipe diferente e estarem em locais diferentes já dificulta, naturalmente, que as diretrizes sejam transmitidas de forma eficiente. Além disso, conforme o tempo passa, o franqueado pode acabar mudando alguns padrões ou utilizando práticas que já são obsoletas.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

Essa situação é bastante perigosa para as franquias, já que a consistência e a excelência no atendimento ao cliente, gestão e produção é fundamental para gerar o sentimento de rede e alcançar os resultados esperados.

Nesse sentido, é fundamental que a rede de franquias se preocupe em ter ferramentas capazes de disseminar o conhecimento que já tem. Uma das melhores maneiras de fazer isso é utilizando as universidades corporativas.

O que é universidade corporativa? 

A universidade corporativa é um instrumento que permite que uma empresa crie cursos, treinamentos e reúna informações importantes para capacitar e manter seus colaboradores atualizados.

No franchising, as universidades corporativas EAD, que oferecem materiais e treinamentos online, são bastante populares, já que elas permitem que o franqueados esteja bem informado independente de onde ele esteja.

Através delas, a franqueadora pode, por exemplo, criar cursos sobre finanças, marketing, atendimento, contratação de funcionários e todos os outros termas que são fundamentais para capacitar e atualizar os franqueados e sua equipe.

Como todo o processo é online a rede monitora o acesso de cada unidade. Com isso, fica sabendo quem visualizou o conteúdo e pode até promover testes para testar o conhecimento adquirido.

Como implementar uma universidade corporativa 

O primeiro passo para trazer esse recurso para a sua gestão é procurar ferramentas que possam agregá-la ao seu sistema de gestão. Uma das melhores é o Solutto, uma solução que tem módulos específicos para o gerenciamento de franquias.

Ainda no processo de planejamento, a próxima etapa é definir quais áreas serão abordadas e como o conhecimento será transmitido. No caso do módulo de universidade corporativa do Solutto, é possível carregar cursos e materiais em vídeo, áudio e diferentes formatos de texto.

Com isso, você pode, por exemplo, criar um treinamento sobre fluxo de caixa que possua uma apostila em PDF, aulas demonstrativas em vídeo e um podcast em MP3 respondendo dúvidas dos franqueados.

Nesse momento de criação, é importante lembrar que você pode ter que desenvolver materiais diferentes dependendo do modelo de negócio, região e tempo de franquia.

Por exemplo, um franqueado que tem um quiosque pode ter peculiaridades de gestão diferentes de um dono de uma loja física, e por isso precisa de informações específicas para o seu modelo de franquia. Da mesma forma, uma franquia em cidade pequena provavelmente precisará de orientações diferentes no que tange ao marketing. Alguém que está abrindo a franquia agora deve ter um treinamento mais completo e intenso, enquanto um franqueado que já está anos a frente do negócio, provavelmente precisa relembrar apenas alguns pontos focais.

Com o seu treinamento pronto, é preciso criar uma cultura de utilização da ferramenta. Para isso, mostre para a sua rede o quanto a universidade corporativa pode ajudar no desenvolvimento das suas franquias e deixe claro que os resultados e acessos serão monitorados.

Conheça a universidade corporativa do Solutto 

A universidade corporativa é um módulo nativo do Solutto que permite que você crie e organize conteúdo que capacita e atualiza sua rede.

Pensado para ser um instrumento simples e eficiente, o gestor pode matricular facilmente os franqueados e unidades que devem assistir os materiais e acompanhar o seu desempenho em tempo real.

Os expectadores também ganham muito com o sistema de universidade corporativa do Solutto. Além de ter acesso rápido e descomplicado à ferramenta, o sistema grava o seu avanço, permitindo que eles retomem um conteúdo exatamente do ponto em que pararam, caso haja necessidade de interromper um treinamento.

DEIXE UMA RESPOSTA