O atendimento ao cliente é um dos pontos principais em qualquer negócio, inclusive nas franquias. Afinal, mesmo que você tenha ótimos produtos e serviços, uma marca conhecida e bons processos administrativos, se o atendimento deixar a desejar o consumidor pode desistir de comprar e nunca mais voltar.

Para que isso não aconteça, é muito importante que a franqueadora crie procedimentos e padrões de excelência no atendimento ao cliente nas franquias e que também dê a elas algumas ferramentas para facilitar e otimizar o atendimento. Nesse sentido, a tecnologia pode ser fundamental! A seguir vamos ver por quê.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

Integração nos pedidos

Tradicionalmente, um pedido feito no balcão ou em uma mesa de um restaurante, por exemplo, precisa ser recebido por um profissional, que fica responsável pelo atendimento ao cliente e cobrança, e depois é transmitido verbalmente ou por escrito para outro, que deve preparar o entregar o pedido. Depois de pronto, ele retorna para a frente de atendimento, onde é entregue para o consumidor.

Esse processo de comunicação verbal ou escrita não é o mais eficiente porque é mais demorado e está mais sujeito a confusões e erros que podem acabar prejudicando a experiência do consumidor.

Quando você usa ferramentas que integram os sistemas de recebimento de pedidos, cobrança, produção e entrega, todo o processo fica mais simples, ágil e automatizado, e isso, além de poupar tempo dos funcionários da franquia, garante um controle mais eficiente e diminui as chances de erros e demora no atendimento ao cliente.

Atualizações no mix de produtos

Dependendo do seu segmento, é possível que sua rede tenha que fazer algumas alterações no mix de acordo com a época do ano, localização da unidade ou modelo de negócio, e tudo isso deve ser repassado para as franquias.

Um dos casos mais comuns são as redes de franquias de sorvete, que adotam cardápios com bolos, cafés e outros pratos quentes durante o inverno.  

Quando você tem a tecnologia a seu favor, pode usá-la para gerenciar e transmitir automaticamente as atualizações no mix de produtos e orientá-los melhor.

Tarefas mais organizadas

Alguns tipos de franquias têm uma série de tarefas relacionadas ao atendimento ao cliente e aqui a tecnologia também é fundamental para criar uma boa experiência que agilize o trabalho e fidelize o consumidor.

No caso de clínicas de estética, por exemplo, antes de ser atendido, deve haver o agendamento da sessão. Se você tem um bom sistema de gestão, pode utilizá-lo para verificar a disponibilidade de agenda de cada profissional e reservar o dia e horário mais adequado para o cliente e para o esteticista que vai atendê-lo. Ainda é possível programar um lembrete por SMS ou e-mail para confirmar a presença e depois mandar uma pesquisa de satisfação para ele.

Com mecanismos simples como esses, você garante uma maior organização e facilidade nos processos de atendimento.

Melhor gestão de relacionamento

Através de sistemas como o CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Consumidor) você e suas unidades franqueadas podem armazenar e organizar melhor as informações dos clientes, como nome, e-mail, histórico de visitas e compras.

Conhecendo melhor o público, seus interesses e hábitos de consumo, você e seus franqueados podem desenvolver estratégias mais eficientes para melhorar o atendimento, antever tendências de mercado, criar programas de incentivo para clientes fiéis, pensar em produtos e serviços mais eficientes, melhorar a conversão e a fidelização.

Como o Solutto usa a tecnologia para te ajudar com o atendimento ao cliente

Com mais de 12 anos de mercado, o Solutto é uma plataforma que oferece softwares de gestão para mais de 250 marcas no mercado e que oferece tecnologia de ponta em diversos aspectos, inclusive no atendimento ao cliente.

Além de soluções modulares, que podem ser personalizadas de acordo com as necessidades do seu negócio, o Solutto conta com soluções pensadas especificamente para segmentos como alimentação, moda, varejo, limpeza, estética e educação, e há recursos em todos eles para priorizar, agilizar e melhorar o atendimento ao cliente em suas franquias.

Para os negócios de alimentação e varejo, por exemplo, o Solutto oferece tablets papa-fila integrados com a produção para agilizar e simplificar o atendimento, frente de caixa compatível e homologada com os principais sistemas de emissão de notas e pedidos, painéis com senhas para organizar o atendimento e retirada dos pedidos e muito mais!

Quer levar essas e outras soluções para agilizar o atendimento ao cliente e ajudar suas unidades franqueadas a crescerem também? Então conheça o Solutto!

DEIXE UMA RESPOSTA