*Este é um conteúdo patrocinado por anunciante.2017 está chegando ao fim e, para franqueadores e gestores de negócios, esse é o momento de fazer um balanço do ano que passou e se preparar para o que vem por aí.

No geral, 2017 foi um bom ano para o mercado de franquias brasileiro. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou um estudo sobre os panoramas e projeções do franchising brasileiro no terceiro trimestre de 2017. No cenário macroeconômico, os resultados são positivos: o índice de confiança do consumidor subiu em três pontos, com IPCA em torno de 3,06%.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Já o índice de confiança empresarial marcou crescimento de 6,6 pontos, e o PIB apresentou leve subida de 0,73%. Comparando o desempenho do terceiro trimestre de 2017 com os números da mesma época do ano anterior, o franchising brasileiro cresceu 7,8%: em 2016 o acumulado era de 38,8 bilhões e, o deste ano, chegou em 41,8 bilhões de reais.

A projeção da Associação é de que o ano feche com um crescimento de 8% no faturamento, em relação a 2016. Para 2018, a expectativa é que o setor de franquias continue crescendo, registrando um aumento entre 8% e 10%.

Para crescer junto com o setor, os franqueadores devem estar preparados. O primeiro passo para isso é definir metas claras e objetivas, planejando ações e estratégias que podem ajudar a conquistá-las.

Impulsione a expansão da franquia

Se você deseja potencializar o crescimento da sua franquia, investir em novas estratégias de atração de candidatos e captação de leads é um bom caminho. Aposte em formas de divulgação e anuncie sua franquia em canais que consigam gerar leads de qualidade.

Além disso, é fundamental pensar em maneiras de deixar esse processo de captação e tratamento dos candidatos facilitado, para que sua equipe de expansão possa ser mais produtiva – e, consequentemente, vender mais franquias.

Uma boa dica é reunir todas as informações dos candidatos em único local, com acesso prático e online para todos os membros da equipe, evitando erros e mantendo os dados sempre atualizados. Para isso, vale a pena investir em ferramentas de integração que te ajudem a concentrar todos os leads em uma mesma plataforma.

Melhore o relacionamento com os franqueados

Não são só os candidatos e os novos franqueados que merecem a sua atenção em 2018. Dedicar-se ao relacionamento com aqueles que já são franqueados da sua rede é fundamental para que a marca continue crescendo e se fortalecendo.

Uma boa forma de fazer isso é investindo em um suporte mais ativo: a consultoria de campo completa se estruturou no mercado como uma ferramenta fundamental para o sucesso de um negócio.

Aposte em ferramentas e metodologias que ajudem a implementar estratégias profissionais e realmente funcionais na consultoria de campo. Durante a visita, o consultor deve apresentar e discutir com o franqueado todos os indicadores da unidade, problemas regionais e comparações com outras unidades, criando um plano de ação para otimizar o desempenho da franquia.

Além disso, é importante cuidar da comunicação entre franqueador e franqueado, deixando essa troca cada vez mais transparente. Atendimento em um canal centralizado é uma boa ideia para quem deseja deixar para trás os problemas de mensagens “perdidas”.

Otimize a performance das unidades

Aumentar a performance das unidades franqueadas pode ser uma boa meta para o ano novo. Afinal, com cada unidade conseguindo bons resultados, o resultado da rede no geral será mais positivo, o que pode contribuir, inclusive, para a venda de novas franquias.

Assim, investir em tecnologia pode ser uma boa alternativa. Com um sistema que otimize a rotina e organize as atividades é uma boa forma de aumentar a produtividade das unidades franqueadas, melhorando a gestão e impactando nos resultados.

Outra ação possível é oferecer mais treinamentos e atualizações para a capacitação dos franqueados e seus funcionários. Para fazer isso de forma prática e com custos reduzidos, aposte em uma plataforma de ensino a distância.

Potencialize sua franquia em 2018 com Solutto

Desenvolvido exclusivamente para gerenciamento de franquias, o Solutto é um software utilizado por 280 marcas de franquias e conta com mais de 5 mil usuários ativos. Além de contar com uma solução completa para a gestão de rede, os clientes encontram na ferramenta simplicidade de uso e treinamento, o que torna o processo de implantação mais eficaz.

A plataforma oferece ao empreendedor diversas ferramentas de fácil usabilidade, que abrangem processos de expansão, marketing digital, e relacionamento entre franqueados e franqueadores, soluções para consultoria de campo e treinamentos EAD. Além disso, o sistema conta com módulos que podem ser aplicados nas unidades franqueadas, com verticais especialmente desenvolvidas para diferentes segmentos.

Com integrações especialmente pensadas para uso em processos do franchising, o Solutto consegue oferecer aos usuários um sistema poderoso para reduzir tempo e custos, aumentando a produtividade da equipe.

DEIXE UMA RESPOSTA