Você já chegou a considerar a utilização de CRM para sua franquia? Muitas empresas imaginam que esse sistema é exclusivo para empresas que têm apenas unidades próprias, mas isso não é verdade. O CRM pode ser, inclusive, uma forma de ajudar na integração e padronização das franquias.

Pare para pensar: quando uma empresa tem apenas unidades próprias para gerenciar, uma das principais tarefas é cuidar do relacionamento com o consumidor final, já que ele costuma ser o único responsável pelo faturamento e sucesso da marca, certo?

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

Porém, quando a rede começa sua expansão por franquias, a tendência é que se foque no relacionamento com os franqueados. A questão aqui é que, ainda que a franqueadora deixe de fazer vendas diretas ou atue apenas em uma região específica, as suas franquias ainda precisarão vender para o consumidor final e, sem o auxílio da marca, elas podem acabar tendo bastante dificuldade com isso.

Esse desafio de gerenciar as unidades franqueadas e ainda pensar em formas de ajudá-las a gerenciar seus próprios clientes é bem comum nas franquias, e, nesse caso, o CRM pode ser uma verdadeira mão na roda!

O que é CRM?

Caso você ainda não conheça, CRM é a sigla para Customer Relationship Management (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em tradução livre) e representa um conjunto de elementos focados em gerenciar os clientes e criar estratégias de relacionamento com eles.

Em outras palavras, de forma geral, o CRM reúne e armazena informações dos consumidores em um banco de dados de forma que a empresa possa compreender melhor o seu público alvo, criar estratégias de relacionamento com ele e otimizar seus próprios produtos, serviços e até sua comunicação para aumentar o seu engajamento.

Quando uma empresa é pequena, essas tarefas costumam ser feitas manualmente, mas, quando a marca inicia sua expansão ou entra no franchising, é preciso manter a mesma qualidade na gestão e no relacionamento com os clientes, empregando uma forma mais automatizada. É aí que está a importância de contratar um CRM para sua franquia.

Por que usar um CRM para sua franquia?

Escolher um CRM para sua franquia pode trazer diversas vantagens para o desenvolvimento do negócio e sucesso dos seus franqueados. Vamos ver os principais benefícios:

Padronização dos cadastros: adotar um sistema de CRM para sua franquia significa que todos os clientes serão cadastrados em uma mesma base e com as mesmas informações. Dessa forma você não corre o risco de ter uma unidade inserindo apenas o nome e o telefone dos consumidores, enquanto outra cadastra o nome e o e-mail!

Integração entre franqueadora e franquias: boa parte dos CRM específicos para franquias permitem que a franqueadora tenha acesso às informações dos clientes cadastrados pelas franquias. Ter esses dados pode ser bastante importante para gerar insights sobre o comportamento do público consumidor e otimizar os seus produtos e processos.

Estratégias mais bem organizadas: através do CRM, as franquias também podem desenvolver estratégias de captação e fidelização de clientes de uma forma mais bem organizada e efetiva. Muitos CRM tem, por exemplo, plataformas de e-mail marketing e nutrição de leads, que são fundamentais para o relacionamento e conversão.

Otimização dos processos e recursos: a automatização geralmente vem acompanhada de um aumento na produtividade e redução do consumo de recursos porque, uma vez que os processos são mais ágeis e automáticos, os funcionários das franquias podem se focar em tarefas que exigem um grau de personalização maior. Além disso, manter essas tarefas mais burocráticas no CRM é ainda mais barato do que passá-las a um funcionário, o que contribui para reduzir os custos da operação e maximizar os ganhos.

Vantagem estratégica: as empresas que estão em processo de expansão sempre procuram oferecer as melhores vantagens para os seus futuros franqueados para criar uma proposta mais atraente. Ter um CRM para sua franquia pode ser um ótimo ponto de convencimento, afinal, demonstra que o seu negócio será ainda mais fácil de gerenciar e que sua marca oferece ferramentas que ajudam o franqueado a prosperar.

CRM para sua franquia com Solutto

Agora que você já sabe sobre a importância de ter um CRM para sua franquia, conheça o Solutto, uma das principais soluções na gestão de franquias que conta, entre outras ferramentas, com um sistema de CRM exclusivo para o franchising.

O CRM do Solutto traz diversas vantagens para a rede e seus franqueados. Algumas delas são os cadastros personalizáveis, nos quais os campos podem ser excluídos ou acrescentados de acordo com a necessidade da rede, gerenciamento de cadastros e oportunidades no funil de vendas, registro do histórico de ações com cada cliente, ferramentas de e-mail marketing e SMS automáticos, segmentação de personas e muito mais.

Assim, a sua gestão e de suas unidades franqueadas estarão sempre integradas e alinhadas! Quer saber mais? Clique no botão a seguir para conferir mais informações sobre a Solutto.

DEIXE UMA RESPOSTA