Responda rápido: se alguém te perguntasse quais são os principais aspectos que vão contribuir com o crescimento da sua rede, você se lembraria de falar sobre a análise de resultados? Muitos franqueadores diriam que não, mas a verdade é que acompanhar os resultados das franquias é um dos pontos mais importantes para prosperar.

Isso acontece porque, depois que uma unidade é comercializada, muitas franqueadoras passam a olhar com mais atenção para a prospecção de novos franqueados, e não percebem o quanto é importante estar por dentro dos resultados das franquias.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

Muitas, inclusive, nem sabem como fazer esse acompanhamento, principalmente quando têm um volume grande de unidades para gerenciar.

Mas, acompanhar os resultados das franquias de perto é importantíssimo para o bom desenvolvimento das unidades e da rede como um todo, e a seguir vamos entender o por quê.

Tomar melhores decisões

Se você fez duas campanhas de marketing e descobriu que a campanha A teve ótimo retorno e a B foi um fracasso, qual delas você escolheria repetir?

Acompanhar os resultados das franquias é uma das melhores formas de ter insights que vão ajudar na tomada decisões porque é uma forma mais segura e eficiente de colher métricas e te mostrar qual o melhor caminho a seguir.

Quando analisar os resultados dos seus franqueados dentro de um período, sua franquia terá informações preciosas, como média de faturamento, regiões e modelos de franquias que têm melhor performance e qual o perfil de franqueado que faz a melhor gestão do negócio. Tudo isso é imprescindível para definir os próximos passos na sua expansão e ajudar os seus franqueados a prosperarem.

Indicadores compatíveis com o negócio

Nem todos os negócios são iguais, então os indicadores também não devem ser. Na análise de resultados você e seus franqueados não saberão apenas se o faturamento mensal deles foi bom ou ruim, mas terão acesso a indicadores específicos para o seu tipo de negócio.

Por exemplo, se você lidera uma rede de franquias de atendimento e suporte ao consumidor, um bom indicador para medir o sucesso das suas franquias pode ser o tempo médio que os funcionários levam para resolver problemas de seus clientes.

Por outro lado, se o seu negócio for ligado a serviços automotivos, métricas como o número de veículos atendidos por dia, o ticket médio de cada serviço e fidelidade de clientes podem ser muito mais interessantes.

Antever crises

Quanto antes o franqueado e a franqueadora perceberem que algo não vai bem com uma unidade, maiores são as chances de reverterem um quadro negativo. Mas, para que isso aconteça é fundamental acompanhar os resultados das suas franquias.

Se a rede estiver sempre de olho nos principais indicadores de sucesso das suas unidades, vai notar rapidamente quais estão abaixo do esperado e tem a chance de entrar em contato com o franqueado, entender qual o foco do problema e ajudá-lo a corrigir.

Esse é um processo que funciona muito bem a consultoria de campo, já que quando a franqueadora identificar algo que não está em conformidade com os parâmetros desejados, já pode agendar a visita de um consultor, que criará um plano de ação para superar a dificuldade.

Comparar resultados entre unidades

Se você acompanhar os resultados de suas franquias de perto, pode estabelecer os melhores indicadores e analisar todas elas sob os mesmos parâmetros, o que cria a possibilidade de compará-las.

Através dessas informações comparativas, é possível recompensar os franqueados que obtiverem os melhores resultados. Dessa forma, eles se sentirão ainda mais engajados em continuar sendo os melhores, e as outras unidades vão se esforçar ainda mais para conquistar as primeiras colocações.

Conheça o módulo de painéis de indicadores do Solutto

Agora que você já sabe a importância de acompanhar os resultados da sua rede de franquias, aproveite para conhecer o módulo de dashboard e painéis de indicadores do Solutto!

Com mais de 12 anos de mercado, o Solutto oferece soluções modulares para quem quer profissionalizar a gestão de suas franquias e dar as ferramentas certas para que os seus franqueados cresçam.  

Com o módulo de dashboard e painéis de indicadores é possível acompanhar os resultados das franquias através de indicadores e gráficos totalmente personalizados, criar alertas condicionais para que você identifique mais rapidamente franquias muito acima ou abaixo da média, montar rankings de franquias por desempenho e ainda ter todas as informações atualizadas em tempo real!

DEIXE UMA RESPOSTA