A única forma que você tem de captar leads no seu site de franquias é o formulário de cadastro? Atenção: você está cometendo um erro grave, que está lhe custando muitas oportunidades de negócio!

O formulário de cadastro no site é um dos principais meios usados por franquias para atrair novos candidatos a baixos custos.

Na teoria, é a melhor das ferramentas de expansão: o candidato chega à sua página diretamente ou pelo Google, preenche um cadastro e a oportunidade de negócio cai nas mãos da sua área de vendas.

Mas, na prática, não é bem assim que funciona.

Responda rápido: quantas pessoas chegam até o seu site e vão embora sem preencher o formulário?

Se você parar para analisar esta métrica (e, se não faz, você deve fazer isso agora!), vai perceber que uma grande fatia dos usuários que chegam até esta página vai embora sem deixar nenhum dado.

Isso acontece por uma razão simples: a pessoa que está tendo o primeiro contato com a sua marca nem sempre está pronta para assumir um compromisso com ela.

A maior parte dos formulários de cadastro traz dezenas de campos de informações (muitas delas sensíveis, como capacidade de investimento) e ainda termina com uma call to action do tipo: “quero ser franqueado”.

Talvez esse formato tenha apelo para quem já está familiarizado com o seu negócio e já está pronto para investir. Mas e aquele prospect que está pesquisando o mercado e começando a conhecer sua marca, será que ele está pronto para dar esse passo? Provavelmente não.

Esta é uma das falhas que provavelmente estão custando caro ao seu site. Se você quer usar seu site para atrair mais franqueados para a sua rede, já é hora de começar a corrigir estes erros:

Seu formulário de cadastro é intimidador

Nós sabemos o que se passa na sua cabeça quando você cria seu formulário de cadastro: vou pedir o máximo de informações possíveis para filtrar os candidatos que chegam até minha área comercial.

O problema é que, com essa atitude, você pode estar reduzindo muito os contatos que você recebe.

Imagine a seguinte situação: você passa na porta de uma loja de sapatos e decide entrar para dar “uma olhadinha”. Mas na porta tem uma vendedora que exige que você preencha um cadastro com dezenas de perguntas, incluindo sua faixa de renda, seu endereço e CPF.

Pra completar, você tem que assinar embaixo da frase que diz: “quero comprar seus sapatos!”.

Você faria tudo isso só pra conhecer melhor o que tem dentro da loja?

Pois bem, é isso que você está exigindo das pessoas que querem conhecer melhor sua franquia.

O que fazer para melhorar:

  • Reduza o número de campos do cadastro ao mínimo necessário para fazer uma triagem básica, como e-mail, telefone, região e faixa de investimento. Você pode aprofundar as informações em contatos futuros.
  • Mude o texto do botão de call to action. Em vez de expressões que refletem um alto nível de compromisso, como “quero ser franqueado” ou “quero investir”, prefira afirmações mais sutis como “quero saber mais” ou “quero mais informações”.
  • Deixe claro qual será o próximo passo para quem preencher o formulário. Por exemplo: preencha este cadastro e receba um contato da nossa área comercial em até três dias. Muita gente deixa de preencher cadastros porque acredita que não receberá nenhum retorno.

Seu site sonega informações

Outro erro frequente é “esconder” informações que são importantes para o candidato – como faixa de investimento – para forçá-lo a fazer contato.

Isso não só espanta possíveis bons candidatos como pode estar trazendo as pessoas erradas para a sua base.

Voltemos à analogia da loja de sapatos: quando você olha para uma vitrine e vê que os preços estão acima das suas possibilidades, você nem entra na loja, certo?

Ao sonegar informações importantes, como a faixa de investimento, você pode estar atraindo o público errado para a sua franquia.

E não para por aí. Quanto mais informações você fornecer sobre o seu negócio no seu site – que é sua vitrine -, melhor qualificados serão os candidatos que vão entrar pela “porta”.

Ao educar o consumidor sobre as vantagens, desafios e potenciais retornos do seu negócio, você também facilita o trabalho da área de vendas.

Afinal, o candidato que chega para falar com um vendedor, já está muito melhor informado sobre o seu negócio.

O que fazer para melhorar:

  • Tenha informações claras e completas sobre os vários aspectos da sua franquia no site, incluindo dados sobre investimento e retorno.
  • Tenha um blog e o mantenha sempre atualizado com posts falando mais sobre seu mercado e sua marca. Use esse espaço para trazer depoimentos de franqueados e cases de sucesso – eles reforçam sua credibilidade.

Seu site só tem um meio de captar leads

Se seu formulário de cadastro é a única porta de entrada para cadastros, você está perdendo oportunidades.

Mais de 70% dos visitantes que chegam a um site vão embora para nunca mais voltar.

Por isso, captar o e-mail destes visitantes é o primeiro passo para poder manter um contato com eles.

Há uma série de estratégias que você pode usar para isso. Uma delas é oferecer a assinatura de uma newsletter.

Mas, mais eficiente ainda é ter conteúdos interessantes para oferecer em troca do e-mail solicitado, como um e-book ou outro material premium em pdf.

Este material pode ser um guia introdutório ao seu setor, um relatório com dados atualizados do mercado ou um case de sucesso muito bacana de franqueado.

O importante é que, neste primeiro contato, você exija o mínimo de informações possível. Lembre-se: o objetivo aqui não é, necessariamente, vender logo de cara e sim manter contato com esse lead para ajudá-lo a avançar no seu funil de venda.

Você também pode usar pop-ups para captar esses dados. Os pop-us que detectam intenção de saída (ou seja, são acionados quando o usuário leva o mouse ao botão de fechar página) ajudam a fazer um último contato antes do usuário ir embora (talvez para sempre) do seu site.

O que fazer para melhorar:

  • Ofereça materiais para download voltados a cada persona e às diferentes etapas do seu funil de vendas.
  • Peça o mínimo de informações possível no formulário de cadastro para download.
  • Utilize mecanismos de captura de contato (especialmente pop-up ativado na intenção de saída).

Conclusão

Se você quer gerar mais leads por meio do seu site, é hora de: começar a produzir mais conteúdo, diversificar os seus downloads e encurtar seus formulários. Utilizar pop-ups para captura de leads também pode ser um caminho interessante.

DEIXE UMA RESPOSTA