Quem se interessa por investir em um negócio pode encontrar nas feiras de franquias a resposta para muitas de suas dúvidas. Reunindo potenciais investidores, empresas e profissionais da área, os eventos da área são boas oportunidades para compilar informações sobre o setor.

As feiras de franquias agregam em um só espaço diversas marcas e redes, de múltiplos segmentos do franchising. Durante os dias de evento, essas marcas aproveitam para expor seus modelos de negócios, apresentar novidades da franquia e prospectar potenciais franqueados.

Já para os visitantes, essa é uma chance de conhecer a rede de perto, conversar com as franqueadoras e tirar dúvidas para escolher a marca ideal para investir. A feira permite conhecer e comparar opções variadas de marcas, modelos e segmentos, em uma experiência que pode contribuir muito para uma boa decisão.

Além dos espaços de exposição de marcas, as feiras de franquias costumam oferecer uma programação especialmente voltada para entender melhor o setor. Os eventos organizam palestras, seminários, capacitações e bate papos com especialistas em franquias e negócios, possibilitando que os visitantes aprendam e se atualizem sobre práticas e mercado.

“Muitas vezes o empresário está tão fechado em seu próprio universo que acaba não buscando se atualizar com relação ao negócio e ao mercado como um todo. O reportório de quem participa passa a ser ampliado devido ao conhecimento adquirido e sempre há quem consiga extrair boas práticas para aplicar em seus negócios no dia seguinte”, comenta Caroline Bittencourt, diretora de inteligência de mercado do Grupo Bittencourt.

Para quem ainda não investe em franchising, as palestras e seminários podem ser uma boa oportunidade para esclarecer dúvidas mais gerais sobre o mercado. Como abrir uma franquia, como fazer a escolha da rede, quais as taxas e investimentos necessários nesse tipo de negócio, tendências e dados de desempenho de mercado, são assuntos comumente abordados.

Fora a programação oficial, os participantes ainda podem aproveitar o evento de outras formas, fazendo networking e trocando experiências com outros participantes e empresas. “Num mundo altamente competitivo como o atual, a capacidade de desenvolver parcerias estratégicas e ampliar a sinergia com outros players do mercado é o que pode fazer as empresas se desenvolverem e ampliarem suas atuações”, opina Caroline.

Para que os participantes aproveitem melhor os eventos de franquias, o conselho de Caroline é pontual: foco.

“Vemos muitas vezes as pessoas presentes, porém com foco nos celulares, ipads, e afins. Com isso, ela acaba não estando nem em um lugar e nem no outro. Ou seja, já que você se dispôs a ir, vá com atenção e foco”, reforça a especialista.

Para Angela Manzoni, diretora da Associação Brasileira de Franchising (ABF), acompanhar a programação e o site do evento é fundamental para organizar melhor e ser mais produtivo. “Ter algum conhecimento prévio do sistema de franchising e dos expositores que se quer abordar sempre ajuda a fazer uma visita mais dirigida e produtiva. Elaborar uma agenda ou lista de prioridade também ajuda muito”, sugere Angela.

Há feiras de franquias em diversas regiões do Brasil, que acontecem durante todo o ano. Encontrar um evento perto de você é uma boa pedida: embora menores que as feiras nacionais, as marcas expositoras de eventos regionais já estarão interessadas em expandir por ali.

A seguir você conhece algumas das principais feiras de franquias do Brasil. Fique de olho no calendário para não perder os próximos eventos!

ABF Franchising Expo

A ABF Franchising Expo é a maior feira de franquias do Brasil. Promovida pela Associação Brasileira de Franchising, o evento chegou à 26ª edição em 2017. De acordo com dados divulgados pela ABF, a edição deste ano recebeu 65 mil visitantes.

A principal atração do evento é a exposição das franquias. O espaço reúne estandes marcas de todos os segmentos do franchising para apresentação dos modelos de negócio e contato com potenciais investidores. Em 2017, a ABF Expo contou com 400 marcas expositoras, 84 delas fazendo sua estreia no evento.

A feira também conta com espaços para troca de informações, auditórios, apresentações de cases, bate papos, palestras e outras ações para participantes, franqueadores e especialistas homologados pela ABF.

“As duas pontas da cadeia, franqueadores e franqueados (atuais ou potenciais), são os focos principais, mas nossos eventos trazem muitas oportunidades também para consultores e demais fornecedores do sistema. Além disso, temos recebido cada vez mais interessados em conhecer o sistema de forma geral”, conta a diretora da Associação.

A feira de franquias da ABF é realizada anualmente e já tem data marcada para 2018: de 27 a 30 de junho, em São Paulo.

Fora o evento principal, a ABF realiza feiras regionais ao longo do ano. Neste ano ainda estão previstas as feiras ABF Rio, de 28 a 30 de setembro, e a edição Nordeste, de 8 a 11 de novembro.

Franchising Fair – Feira Nacional de Franquias

O foco da Franchising Fair é trazer marcas de franquias de diversos segmentos para expor seus modelos de negócio a pessoas interessadas neste mercado. O evento tem mais de uma edição por ano, cada uma acontecendo em uma região diferente do país.

Além das marcas expositoras, a Feira Nacional de Franquias conta com uma programação de palestras. Os temas são relacionados ao mercado, e são interessantes especialmente para quem está começando a conhecer o universo do franchising. Neste ano, por exemplo, as palestras incluem passo a passo de como comprar uma franquia, como escolher a franquia certa, oportunidades de mercado, plano de negócios e como tornar sua marca uma franquia.

Em 2017, o Franchising Fair começou no Nordeste, em maio. As próximas datas são a edição Sudeste, que acontece em Belo Horizonte entre 25 e 27 de agosto; e a edição Centro-Oeste, que será realizada em Goiânia de 24 a 26 de novembro.

Feira do Empreendedor

Promovida pelo Sebrae, a Feira do Empreendedor não é focada especificamente em franquias, mas recebe várias empresas do segmento no espaço de expositores. Em 2017, o evento contou com mais de 420 expositores e recebeu 140 mil visitantes.

A Feira do Empreendedor é especialmente voltada para quem pensa em investir em um negócio próprio. Segundo informações divulgadas pelo Sebrae, cerca de 50% dos participantes da feira tem a intenção de abrir uma empresa nos próximos 24 meses.

A programação do evento conta com diversos estandes, salas do conhecimento, arenas e salas de capacitação com palestras e seminários sobre temas diversos relacionados ao mundo dos negócios.

Um desses espaços é a Arena de Franquias, área especialmente voltada a palestras e exposições de marcas de franquias. Alguns dos temas abordados em 2017 foram como comprar uma franquia e passos para escolher uma franquia.

A sétima edição da Feira do Empreendedor está prevista para 2018.

Outros eventos de franquias

Além das feiras, há outros tipos de eventos interessantes para franqueadoras, franqueados e para quem tem interesse em investir em franquia. Geralmente, são eventos que proporcionam a troca de experiências, apresentam novidades sobre o setor e compartilham conhecimentos sobre gestão e negócios.

ABF Franchising Week

Além da ABF Franchising Expo, com foco na exposição de marcas, a Associação promove a ABF Franchising Week, que inclui a feira em sua agenda de atividades e eventos. A programação inclui simpósios, eventos de capacitação, palestras e seminários com profissionais da área.

Em 2017, a ABF Franchising Week recebeu cerca de 2 mil participantes. O evento promoveu seminários, fóruns e simpósios tratando de temas como metodologias e ferramentas de gestão de franquias, jurídico e gestão empresarial, multifranqueados, expansão de redes, mulheres no franchising, setoriais de educação e food service.

No total, foram mais de 60 palestrantes entre franqueadores, advogados, empreendedores, especialistas do setor e membros da ABF.

Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios

Promovido pelo Grupo Bittencourt, o Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios realiza sua oitava edição neste ano. O objetivo do evento é apresentar tendências e perspectivas de mercado para o crescimento de redes de franquias e negócios.

A programação inclui painéis, palestras com convidados do Brasil e do exterior e divulgação de dados de uma pesquisa inédita realizada pelo Grupo. Além disso, desde 2013 o Fórum também premia empresas franqueadoras com o troféu Top 25 do Franchising Brasileiro.

Com o tema “Redes Extraordinárias”, a edição deste ano acontece nos dias 3 e 4 de outubro, no teatro do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Entre os palestrantes confirmados estão Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Jeremy Vitaro (Dunkin’ Donuts) e Isabel Soriano (VF Corporation). A expectativa é que o Fórum receba mais de 700 participantes, principalmente diretores e CEOs de empresas.

“Uma boa forma de aproveitar o evento é sempre ter em mente a seguinte pergunta: como eu posso aproveitar esse conteúdo no meu negócio? Muitas vezes, uma ideia vinda de outro segmento ou tipo de empresa pode ser um grande insight para o próprio negócio”, indica Caroline Bittencourt.

GSPP Moda, Gastronomia, Diversão e Arte

Voltado para profissionais com perfil de decisores, o evento promovido pela consultoria especializada em varejo e franquias GSPP é especialmente interessante para quem atua com varejo na área de moda.

A programação inclui palestras e mesas redondas em temas como gestão de loja, tendências de moda na visão da indústria de shopping centers, métricas de avaliação de desempenho de negócio e venda de franquias por meio de storytelling. Entre os nomes confirmados estão Sharon Azulay (Blue Man), Cesar Amorim e Luiz Fernando Amorim (High End) e Diogo Nogueira (D’Samba).

“No evento o convidado terá uma visão expandida de como direcionar suas estratégias para seus negócios, fará conexões importantes com executivos do mercado, e terá acesso a conteúdo exclusivo e relevante. Além disso, os participantes podem aproveitar a programação para verificar tendências, perspectivas e aprendizados que contribuem para o crescimento das redes de franquias e negócios”, conta Umberto Papera, diretor comercial e consultor da GSPP.

O evento é gratuito e acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA