Um dos segmentos mais tradicionais do franchising brasileiro, educação segue demonstrando bons resultados de atuação no país. De acordo com a pesquisa trimestral de desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), franquias de educação faturaram no primeiro trimestre de 2018, cerca de 2,62 bilhões de reais. Este resultado representa 6,7% do total do faturamento em todo o franchising brasileiro, que movimentou 38,7 bilhões de reais.

As franquias de escolas de idiomas fazem parte desse nicho e representam 6% do faturamento total do setor. O resultado é reflexo da exigência do mercado de trabalho, que busca profissionais que saibam, pelo menos, um segundo idioma. Assim como pais e responsáveis exigentes, que querem oferecer o melhor nível de educação para crianças e adolescentes.

Apostando no potencial de crescimento das escolas de idiomas no Brasil, a KNN Idiomas se destaca no mercado. A marca é especialista em ensino no ramo de idiomas, com metodologia que respeita o ritmo de aprendizado e a individualidade de cada aluno. O modelo de franquia garante ao empreendedor faturamento que varia entre 15 mil e 100 mil reais, com taxa de lucro de 15% a 40% sobre o faturamento.

Segundo pesquisas da Catho, site brasileiro de vaga de empregos, somente 5% dos brasileiros falam um segundo idioma, e menos de 3% têm fluência no inglês. O site informa que dominar uma língua estrangeira pode melhorar o salário em até 52%.

A EF Education First, empresa de educação internacional especializada em intercâmbio cultural, mediu a proficiência de 910 mil adultos provenientes de países que não têm o inglês como língua nativa, dentre eles o Brasil. A análise partiu de questões como gramática, vocabulário, leitura e compreensão. O domínio da língua inglesa entre os brasileiros é baixo: o Brasil ocupa a 41ª posição no ranking de 70 países. Os primeiros colocados na lista são: Suécia, Holanda e Dinamarca. O Brasil aparece atrás de países como Cingapura, Peru, Equador, México e Chile.

Destaque no mercado

Com cursos voltados para todas as idades, com início a partir dos quatro anos, os módulos da KNN Idiomas contribuem para um aprendizado rápido, gradativo e eficiente. A marca foi fundada em 2004 e, em busca de expansão pelo país, investiu no sistema de franquias em 2010. A atuação da KNN a diferencia das demais escolas de idiomas, pois foca no ensino rápido e prático de uma língua estrangeira. Aos franqueados, a rede garante modelo de negócio que oferece oportunidades de crescimento, que vão além das encontradas no mercado de ensino de idiomas.

Somadas unidades constituídas e inauguradas, a KNN Idiomas conta com mais de 290 franquias em 13 estados brasileiros que possuem, em média, de 30 a 70 novas matrículas todos os meses. Estima-se que a rede chegue a 60 mil alunos até 31 de dezembro de 2019. Tais resultados positivos se devem ao total apoio e suporte dado à rede. Sendo o primeiro diferencial o suporte ao franqueado, o segundo carro-chefe está na isenção da taxa de royalties, ou seja, 100% da mensalidade da escola fica para o investidor. O retorno financeiro à franqueadora se dá através do material didático, ou seja, quanto mais materiais vendidos pela franqueadora, mais mensalidades o franqueado estará recebendo. Na opinião do diretor executivo da KNN Franchising, Jefferson Roberto Matizonkas dos Santos, “o melhor negócio é aquele que é bom para os dois lados”.

Modelos de negócio

São três modelos de franquia da KNN Idiomas, que variam de acordo com o município em que a unidade ficará situada. O primeiro modelo é a franquia compacta, destinado às cidades com até 20 mil habitantes. O valor de investimento deste negócio é de até 70 mil reais. Neste modelo, a estrutura é menor e os custos de instalação e manutenção são mais baixos.

Outro modelo, de franquia plena, divide-se em dois tipos que vão de acordo com o número de habitantes. De 20 mil a 50 mil habitantes , a média do valor de investimento é de 200 mil reais. Já para cidades com mais de 50 mil habitantes, a franquia Plena tem valor médio de 350 mil reais. Neste, a estrutura e a capacidade de atendimento são mais amplas, devido a uma maior demanda nas escolas, que ultrapassam muitas vezes a marca de mil alunos.

Existe também o modelo de conversão, destinado exclusivamente para escolas de idiomas independentes. A rede oferece total apoio nesta transição, em que o novo franqueado passa a ter acesso a um modelo de negócio melhor estruturado, testado e reconhecido no mercado. Para franquias de outras bandeiras, as negociações de conversão para a KNN Idiomas podem ser iniciadas após dados os requisitos básicos de distrato da marca anterior.

Suporte e treinamento

O maior diferencial da KNN está no suporte oferecido à rede, que a coloca em posição de destaque no mercado. Antes do início do funcionamento da franquia, os investidores contam com treinamentos completos dedicados à gestão, administração e dia-a-dia da franquia, que ocorrem na sede da matriz da KNN, em Balneário Camboriú (SC).

A marca garante consultoria especializada e suporte presencial aos novos franqueados durante os primeiros meses de funcionamento da unidade. Neste suporte, o empreendedor atua em conjunto com a equipe de consultores da rede para que sejam garantidos padrão de atendimento aos alunos e de gerenciamento da unidade. São acompanhados os setores comercial, pedagógico, de marketing, administrativo e financeiro. Todos os franqueados contam com o apoio de uma equipe especializada, que atua desenvolvendo materiais gráficos, ações de marketing e novas campanhas para a unidade franqueada.

Anualmente, duas grandes convenções nacionais são realizadas pela KNN: uma direcionada aos professores e coordenadores da rede, que aborda assuntos relacionados ao cotidiano das escolas, relação com alunos e questões pedagógicas; e outra, que tem como objetivo a reunião de franqueados de todo o país para alinhamento de metas e a troca de experiências entre os empreendedores da marca. Em 2018, a convenção da KNN contou com a presença de cerca de 1 mil, incluindo a presença do ator e comediante Marco Luque, que estrela a mais nova campanha da marca, “English is all about connection”.

Se preferir, cadastre-se para saber mais sobre esta franquia:

DEIXE UMA RESPOSTA