Assim como acontece com muitas das grandes empresas, a franquia Prospecta Obras nasceu do desejo de resolver um problema. Hoje, a marca trabalha com um modelo de franquia lucrativa e de baixo investimento, que atua sem concorrentes diretos no mercado.

Há dez anos atrás, em 2008, o estudante de administração de empresas Wanderson Leite tinha como objetivo aumentar as vendas da loja de móveis planejados em que trabalhava, mas se deparou com um grande desafio: o modo de operação era baseado em o vendedor esperar que o cliente entrasse pela porta com o desejo de fechar negócio, e isso impedia uma prospecção ativa e gerava vendedores ociosos.

A solução de Wanderson foi entender quem eram o seus clientes, onde eles estavam e em que momento comprariam. Com essas informações, o empreendedor criou uma sistema que permitisse localizá-los. Wanderson fazia isso mapeando as obras em andamento em uma região, organizando os dados sobre elas e compartilhando tudo com os vendedores, de forma que eles pudessem encontrar clientes em potencial mais facilmente.

Em pouco tempo, a solução de Wanderson se tornou uma das mais importantes ferramentas de vendas do negócio e houve um aumento de 300% nos negócios fechados.

Em setembro do mesmo ano, o administrador fundou a empresa Pró Vendas, que mais tarde seria a Prospecta Obras e abriria o leque de clientes para lojas, empresas e indústrias do setor de construção civil.

Hoje, a Prospecta Obras é pioneira no mercado, atua sem concorrentes diretos e atende empresas que trabalham com esquadrias, mármore, vidros, móveis planejados, gesso, lajes e outros produtos e serviços ligados à construção.

Franquia Prospecta Obras

Em 2013 a Prospecta Obras entrou no mercado de franchising como forma de acelerar sua expansão e chegar a outras cidades e estados brasileiros.

“Crescemos muito rápido, então cada vez mais começaram a vir pedidos de cidades mais distantes e íamos expandindo nosso raio de atuação. Foi quando investimos muito em tecnologia para que pudéssemos ter informações de obras em todo o país”, comenta o fundador da marca. 

Wanderson conta que, para isso, refinaram o sistema para atuar em todo o Brasil e começaram a encontrar franqueados que também gostavam da ideia de fazer a diferença. “Nossa meta é sermos onipresentes, estarmos onde nossos clientes estão; afinal, foi pensando em ir onde o cliente está que a empresa nasceu”, finaliza. 

Vantagens e benefícios da franquia

Além de atuar em um mercado pouco explorado e com praticamente nenhuma concorrência, os principais benefícios da franquia Prospecta Obras são o custo reduzido, já que não há capital de instalação e nem compra de insumos, uma vez que todo o trabalho é feito pela matriz, além de flexibilidade no horário de atuação e arrecadação cumulativa, fruto de contratos semestrais e anuais que proporcionam renda garantida durante meses.

A taxa de lucro também é um dos principais atrativos do negócio e pode chegar a 80%.

Modelos de franquia

A franquia Prospecta Obras foi idealizada para ser operada em regime home office e ter um custo operacional muito baixo, o que maximiza os ganhos dos franqueados. Para operá-la basta ter um veículo para visitar os clientes e um computador com acesso à internet.

A marca busca franqueados em todo o Brasil, que tenham perfil empreendedor, busquem autonomia financeira e flexibilidade de horários. Não há necessidade de alugar um ponto comercial e nem de contratar funcionários, já que o próprio franqueado pode fechar negócio com as empresas.

Durante a formalização da franquia, há também a definição da região em que o franqueado vai atuar, o que permite que não haja concorrência direta entre as unidades.

O investimento para abrir uma unidade da franquia é de 55 mil reais. O retorno do capital investido é rápido: de cinco a dez meses.

Suporte e treinamento 

As franquias Prospecta Obras têm direito a cinco dias de treinamento presencial intenso na região do franqueado, onde aprendem os principais aspectos da gestão do negócio, utilização da plataforma de mapeamento e negociação com os clientes.

Os franqueados ainda recebem suporte completo durante toda a operação, tablet pronto para apresentação para os clientes, uniforme, cartões de visita, talões para os pedidos e e-mail profissional.

Atualmente a Prospecta Obras tem duas unidades próprias, 17 franqueadas e pretende chegar a 20 unidades ativas até o fim de 2018.

Se preferir, cadastre-se para saber mais sobre esta franquia:

DEIXE UMA RESPOSTA