Oferecendo cursos de inglês com foco em conversação, a Times Idiomas atua no segmento de educação desde 2014. Com dois modelos de investimento a partir de 35 mil reais, os empreendedores podem atuar em sistema home based ou de ponto comercial completo, com lucratividade de 28% a 40% e prazo de retorno de 18 meses.

Atualmente, marca conta com três unidades próprias e outras 23 franqueadas. Até o final de 2019, o projeto de expansão da Times é chegar a 37 unidades franqueadas.

Fundada por Pedro Stuani há cinco anos, a Times traz em sua trajetória know how de administração de outras sete escolas de idiomas. A marca foi estruturada com o objetivo de oferecer aos alunos metodologia atualizada, com maior dinâmica no ensino de línguas estrangeiras e, ao mesmo tempo, preencher lacunas no mercado de educação.

Cada vez mais exigido no mercado de trabalho, o domínio do inglês pelos brasileiros ainda é extremamente baixo, se comparado com resultados de outros países. De acordo com pesquisas da British Council, somente 5% da população do Brasil sabe se comunicar em inglês e, quando falamos em fluência, o resultado é ainda menor: apenas 1% é fluente na língua inglesa.

O nível de domínio do inglês no Brasil, segundo a Catho, nos posiciona na 41ª em um ranking entre 70 países organizado pela EF Education First – empresa especializada em educação e intercâmbios. Segundo a mesma pesquisa, o domínio de uma língua estrangeira possibilita que o candidato aumente o salário em até 70%, em comparação com quem não domina o inglês, por exemplo.

A carência no aprendizado de idiomas pelos brasileiros demonstra um amplo cenário para atuação de marcas especialistas neste ensino, como a Times. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2018, as redes que atuam no segmento de educação faturaram 11,4 bilhões de reais. A variação do número de unidades também cresceu, cerca de 6,5% em comparação entre 2018 e o ano anterior.

Times Idiomas: modelos de negócio

As aulas oferecidas pelas unidades Times têm foco em conversação, sendo possível o aluno refazer as aulas se sentir necessidade, de forma ilimitada. Os horários são flexíveis, com agendamento online, no qual o aluno planeja seu próprio horário de aulas. O material didático da Times foi estruturado de forma inovadora, pensando no aprendizado dos alunos brasileiros.

Os empreendedores interessados em uma franquia Times encontram dois modelos de investimento: home based e franquia tradicional.

Com investimento entre 35 mil reais e 110 mil reais, o primeiro modelo possibilita que o franqueado atue em sistema home based. Com operação mais simples e menos burocrática, o franqueado atua na prospecção de novos alunos por meio de novas matrículas e venda de material didático.

Neste formato, não há custo com instalação da unidade. O empreendedor fica livre para atuar nas plataformas comerciais da franqueadora, que funciona em regime de coworking. Se o franqueado desejar, é possível instalar a unidade em um ponto comercial para captação e atendimento de novos alunos. O espaço deve conter recepção com mesas para atendimento, sala para departamento comercial, banheiro e copa.

O segundo modelo, de franquia tradicional, é o de franquia de escola, que exige gestão mais complexa: as unidades ficam responsáveis por toda a prestação de serviços, desde matrícula até o ensino do idioma. O investimento gira em torno de 165 mil reais a 600 mil reais, e a unidade deve ser instalada em capitais ou em localidades com mais de 200 mil habitantes.

Aqui, as dimensões do ponto comercial devem ser previamente aprovadas pela franqueadora, contendo fachada com destaque para a marca, estacionamento, mínimo de cinco salas de aula, salas de professores e administração, ambiente para atendimento comercial, sala de cinema. As franquias tradicionais também contam com sala de estudo, recepção, banheiros e uma equipe de oito a 15 funcionários.

Em ambos os formatos, o faturamento médio das unidades é de 30 mil reais a 242 mil reais, com lucratividade média de 28% a 40% e prazo de retorno de 18 meses.

A franqueadora garante treinamento aos novos franqueados, com abordagem pedagógica. Os empreendedores também recebem treinamentos semanais com vídeos e acesso a manuais da franquia. O suporte é contínuo, com reuniões semanais com os gerentes comerciais e franqueados de cada unidade.

Atualmente, a Times tem foco em expansão no estado de São Paulo.

Cadastre-se para saber mais sobre esta franquia:

DEIXE UMA RESPOSTA