Quem está entrando no franchising e busca formas de entender melhor os termos e conceitos típicos desse universo encontra agora uma nova possibilidade, o Glossário Brasileiro do Sistema de Franquias.

Disponível para download gratuito, o e-book “Glossário Brasileiro do Sistema de Franquias” foi redigido por membros do Grupo de Excelência em Franquias (GEF), do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA/SP). O glossário é um compilado dos principais termos do universo do franchising brasileiro que, tornado público, esclarece a relação entre franqueador e franquia.

Batizado de “Franquiês, o Idioma das Franquias”, o e-book levanta os principais termos utilizados por franqueadores, franqueados, advogados, consultores e especialistas em franchising, além de outros termos técnicos.

Para o coordenador do GEF, Sidney Vitorino, a proposta do glossário é tornar acessível todos os vocábulos do universo do franchising.

“A intenção do Centro do Conhecimento do CRA/SP, que solicitou a criação do material ao GEF, foi ter um material bem variado e de fácil consulta, que possa servir, inclusive, de ferramenta educacional: a ideia é que franqueadores divulguem este Glossário aos seus franqueados e interessados na franquia, para que eles conheçam mais sobre o sistema de franchising”, afirma Vitorino em nota divulgada à imprensa.

Vitorino ainda explica que a divulgação do glossário ajuda a cumprir uma das exigências da Lei que rege o sistema de franquias do país (Lei 8.955/94), que prega clareza nas informações entre franqueador e franqueado. Para isso, o documento busca explicitar muitos termos técnicos e torná-los entendíveis, até para os mais leigos.

Entre os exemplos de palavras que o glossário busca explicitar, podem ser citados, por exemplo, os termos “cláusula de não-concorrência’’, definida como cláusula contratual que impede o franqueado de atuar no mesmo segmento por determinado período de tempo após a rescisão contratual. Outro exemplo é “compliance” que, segundo o glossário, se trata de um método de controle de gestão com o objetivo de assegurar que determinada organização cumpra as imposições dos órgãos de regulamentações quanto às exigências do seu segmento.

O e-book pode ser acessado gratuitamente neste endereço.

DEIXE UMA RESPOSTA