Melhorar a gestão do negócio é um dos grandes compromissos das redes de franquias. Afinal, é através de uma boa gestão que uma marca pode acompanhar e planejar o seu próprio crescimento, identificar pontos a serem melhorados e até pequenas falhas e desafios antes que se tornem grandes problemas.

Porém, nem sempre é fácil fazer uma boa gestão, principalmente no caso das franquias. Quando existem operações em vários pontos do país pode ser ainda mais complicado ter uma visão clara do andamento do negócio e manter a gestão em ordem. Mas, existe uma ferramenta que pode ser a chave para isso: o ERP.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

ERPs (Enterprise Resource Planning) são sistemas que têm como objetivo principal estruturar melhor a gestão de uma empresa, e fazem isso reunindo e organizando informações para agilizar o dia a dia do negócio.

Como qualquer outra ferramenta, é necessário fazer um investimento para implementar um bom ERP na sua franquia, mas quando bem utilizado ele pode trazer diversos benefícios para o negócio. Veremos alguns dos principais a seguir!

Centraliza os dados

Uma franquia costuma ter muitas informações para recolher, processar, estudar e armazenar.

Dados sobre o faturamento dos franqueados, flutuações do mercado, índices de expansão, volume de compra de insumos e gestão dos royalties, por exemplo, são algumas informações que qualquer franquia precisa absorver e organizar bem para fazer uma gestão excelente. Com o ERP isso fica bem mais fácil.

O ERP centraliza os principais dados da franquia no mesmo sistema, o que torna a gestão unificada. Com isso, a franquia consegue ter informações bem organizadas e que vão auxiliar na tomada de decisões do negócio.

Departamento integrados

Na operação de uma franquia, vários departamentos têm tarefas que precisam ser desempenhadas em conjunto, e o ERP também facilita essa dinâmica.

Com a centralização dos dados, as diferentes áreas da franquia tornam-se mais próximas. Na prática, isso reduz significativamente os índices de erros na comunicação entre os setores, já que ambos têm acesso ao mesmo sistema e podem consultar as informações diretamente neles.

Eleva a produtividade

Com informações e procedimentos de gestão unificados em um só ambiente, a tendência é que os profissionais levem menos tempo buscando dados que, sem o ERP, estariam divididos em diversas planilhas e outros arquivos.

Outro ponto importante é que os sistemas de ERP também podem automatizar alguns procedimentos, como a cobrança de royalties. Com isso, a equipe consegue se focar em tarefas que realmente precisam de sua atenção e se torna ainda mais produtiva.

Reduz as despesas

Embora a implementação do ERP exija um investimento na tecnologia, a longo prazo a ferramenta deve ajudar a franquia e poupar recursos.

Conforme a taxa de erros e de retrabalho diminui, os processos são mais ágeis e algumas atividades podem ser automatizadas pelo sistema, a tendência é que sua franquia precise de uma equipe mais enxuta.

A redução de mão de obra e o aumento na produtividade são fatores fundamentais para reduzir os custos e permitir que a marca redirecione os seus recursos para a expansão.

Aumenta a segurança

A segurança deve ser uma preocupação de todas as franquias, afinal, você não quer seus dados confidenciais nas mãos de um concorrente, não é mesmo?

A natureza da ERP permite que apenas os profissionais autorizados tenham acesso a determinadas informações e o gestor possa monitorar cada um. Com isso, o sistema de gestão profissional se torna muito mais seguro do que ferramentas amadoras, planilhas ou documentos impressos, por exemplo.

Quer investir em um ERP? Conheça o Solutto!

Com mais de 12 anos do mercado e cerca de 250 marcas atendidas, a Solutto é especialista em ERPs para franquias que pode fazer a diferença na gestão do seu negócio.

A proposta do Solutto é implementar um sistema modular, onde você escolhe quais recursos são os ideais para a sua franquia. Há módulos específicos para extranet, CRM, gestão financeira, universidade corporativa, PDV para varejo e muito mais.

DEIXE UMA RESPOSTA