*Este é um conteúdo patrocinado por anunciante.As preferências do segmento de franquias vêm se alterando, à medida que tendências e novidades surgem no mercado. No Brasil, tem crescido o número de redes que incentivam que os franqueados se tornem multifranqueados; ou seja, que tenham mais de uma unidade de franquia – um movimento recente que indica a profissionalização do franchising brasileiro.

Os multifranqueados são famosos também pela capacidade de desenvolver processos e profissionalização da gestão, entendem muito bem como funcionam as redes de franquia, e necessitam de menos tempo de treinamento para abrir e operar novas lojas – tudo graças ao conhecimento adquirido ao longo da gestão de múltiplas unidades.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), pelo menos 60% das redes em operação no país permitem que os franqueados se tornem multifranqueados, e até incentivam este perfil.

A ABF aponta ainda que cerca de 14% dos investidores possuem mais de uma unidade franqueada e 28% das franquias são administradas por multifranqueados profissionais, que é aquele tipo de empreendedor que se dedica integralmente aos negócios, possibilitando profissionalização das unidades e acumulando conhecimento em todas as operações da redes.

Vale a pena ter multifranqueados na rede?

Com grande domínio dos conhecimentos de operação, gerenciamento e administração, os multifranqueados geralmente depositam foco exclusivo na operação das unidades, cada vez mais buscam por excelência operacional e melhores números administrativos.

Outro ponto positivo é que estes profissionais conseguem levar às marcas a necessidade de desenvolver e estruturar um back office de nível, conciliando RH, financeiro, administrativo, marketing e demais setores, com o objetivo de agilizar a rotina das franquias.

Por acumularem conhecimento e vivências como gerenciadores de várias unidades, os multifranqueados formam subgrupos dentro das redes, fazendo com que sejam conhecidos também como sócio-operadores.

Este perfil de franqueado ainda consegue facilitar a expansão de uma marca, uma vez que capta um número maior de lojas sob administração de um só profissional, já selecionado e avaliado, tudo de acordo com as exigências da franqueadora.

Possuir um multifranqueado no time de uma rede, significa ter que passar por alterações no âmbito jurídico-tributário. Por estarem à frente de várias unidades, estes empresários sairão do enquadramento do Simples Nacional, para o Lucro Presumido ou Lucro Real, impactando diretamente na lucratividade da unidade.

É nesta questão que as franqueadoras precisam tomar cuidado: muitas marcas ainda não estão preparadas para repensar o formato usual de processos, negociações e de taxas direcionadas aos multifranqueados, como taxa de franquia e royalties.

O papel dos multifranqueados contribui (e muito!) para o crescimento e expansão de uma rede; ainda assim, muito precisa ser discutido e analisado para que as operações destes franqueados sejam saudáveis para a rede, atingindo bons níveis de crescimento.

Como gerenciar multifranqueados?

Gerenciar multifranqueados dentro de uma rede requer atenção – tanto por parte do franqueado quanto da franqueadora. Nesse sentido, apostar em tecnologia pode ser um grande diferencial.

Uma funcionalidade presente no mercado de franquias e que auxilia o trabalho de gerenciamento e gestão de rede e unidades, são as plataformas criadas exclusivamente para as franquias brasileiras. Contando com as ferramentas certas, é possível ter um controle maior da rede, fazendo com que tudo esteja sempre atualizado e apoiando os multifranqueados para a otimização das unidades.

Por meio de um bom sistema de gestão financeira, por exemplo, pode-se simplificar a cobrança da taxa de royalties e de propaganda, que seguem condições diferenciadas para multifranqueados.

Outro ponto importante é a visualização de resultados de cada unidade. Como os multifranqueados precisam estar cientes do desempenho de franquias diferentes, é preciso disponibilizar formas de acompanhar esses números de forma clara para que a gestão das unidades seja bem sucedida. Aqui, ferramentas que possibilitem a criação de gráficos e monitoramento de métricas de forma centralizada são aliadas valiosas.

Além disso, a comunicação entre franqueadora e multifranqueado precisa ser eficaz e frequente. Vale a pena investir em canais de comunicação próprios para franquias, além de formas de prestar um suporte mais aprofundado – plataformas de treinamento a distância, por exemplo, podem ser de grande valia para otimizar a abertura de novas unidades, possibilitando o fácil treinamento de novos funcionários.

Gerenciando multifranqueados com Solutto

Software voltado para franquias, o Solutto foi lançado no mercado com o objetivo de traçar soluções completas para gestão de redes franqueadas através de uma ferramenta de fácil usabilidade e treinamento – o que promove um fácil processo de implantação do software em uma empresa.

O módulo de expansão do Solutto permite integrações com canais de captura de candidatos, suporte a máster franqueados e desenvolvedores da área, e foco em venda para multifranqueados, com o intuito de que, a partir da captação de um multifranqueado para o time da marca, a franqueadora consiga atingir excelência operacional e melhores números no mercado.

A plataforma permite que o usuário crie uma área para acompanhar resultados através de painéis personalizados. Além disso, o software permite a estruturação de suporte operacional e gerencial, com canais de comunicação mais eficientes e integrados, facilitando o relacionamento com franqueados, clientes e potenciais clientes.

A consultoria de campo também pode ser otimizada pelo software, que vai além de checklists de conformidade. A franqueadora tem acesso a práticas e metodologias de consultoria de campo, além de programas de excelência, o que permite que o conhecimento das particularidades de cada unidade e para a construção de estratégias personalizadas para cada uma.

Atualmente, a Solutto atende mais de 250 redes de franquias, contando com clientes em todos os estados brasileiros e mais de 5 mil usuários ativos.

DEIXE UMA RESPOSTA