Expandir uma marca via franquias traz inúmeras vantagens, entre elas a possibilidade de escalar rápido e dividir os custos do crescimento com outros investidores.
Mas se engana quem acha que é só começar a vender e “correr para o abraço”. O segredo de uma estratégia bem sucedida está no planejamento adequado. É preciso ter as ferramentas certas para dar estrutura à rede.
Confira alguns erros que podem colocar sua expansão em xeque:
Crescer rápido demais
A cena é comum: a empresa começa a franquear sua marca e, de repente, aparece uma avalanche de interessados. Na pressa de fechar contratos, a franqueadora se precipita e acaba escolhendo mal os parceiros, subestimando os recursos que precisa para ter a rede funcionado bem e o resultado é o pior possível: clientes insatisfeitos na ponta, reclamando da sua marca.
O primeiro passo para ter sucesso em uma expansão por franquias é realizar um excelente planejamento. O franqueador precisa ter claro quantas unidades pretende abrir, em que locais e em quanto tempo deseja que tudo esteja realizado.
Exagerar no otimismo
Lucro rápido, grande e com risco pequeno. No mundo dos negócios, isso simplesmente não existe. Portanto, na hora de projetar o crescimento da sua rede, mantenha os pés no chão. Entenda a fundo cada mercado em que pretende atuar e dimensione bem o seu potencial – sem dourar demais a pílula. É melhor se surpreender positivamente com os resultados que amargar os prejuízos de um planejamento mal feito.
Não se comunicar bem com os franqueados
Eles são a base do seu negócio, portanto tem que estar sempre muito bem instruídos e também têm que ser ouvidos. É fundamental ter um bom diálogo com seus franqueados. A comunicação tem que ser clara, objetiva e, principalmente, constante.
Perder padrões e qualidade
Como mencionamos antes, uma das consequências do crescimento mal planejado pode ser a perda de qualidade nos serviços prestados. Essa deve ser uma preocupação constante da franqueadora, afinal, sua marca é seu maior patrimônio. Por isso, é fundamental investir na padronização de processos e produtos e garantir que toda a rede está seguindo as diretrizes. O padrão é, simplesmente, a assinatura de uma empresa. É a forma como o consumidor final identifica e divulga o seu negócio.
Impor tarifas abusivas aos franqueados
Na hora de estabelecer os valores que serão cobrados dos franqueados – taxa de franquia, royaltes e fundo de propaganda, por exemplo -, faça uma análise detalhada para não impor a ele cobranças que vão sacrificar o sucesso do negócio. Algumas marcas trabalham com o aumento progressivo de tarifas, vinculado ao crescimento do faturamento. Essa é uma forma de dar ao franqueado fôlego para crescer.