Pesquisa: como foi a Black Friday das franquias em 2020

0
1219
black friday das franquias
black friday das franquias

O ano de 2020 foi bastante instável para o mercado de franquias, apesar da recuperação que vem sendo notada nos últimos meses, havia bastante expectativa de como seria a Black Friday – tanto por parte dos interessados em abrir uma franquia quanto dos franqueadores.

Para apurar como foi esse período, o Guia Franquias de Sucesso realizou um levantamento com 39 redes de franquias e 77 candidatos a franqueados e obteve alguns insights interessantes.

Perspectiva dos interessados em franquias

Depois de meses de instabilidade e desafios, muitos brasileiros esperavam ansiosamente a Black Friday para fazer suas compras, e para os interessados no franchising o sentimento era o mesmo.

Havia uma grande expectativa, principalmente, com relação aos descontos que poderiam ser oferecidos na aquisição dos negócios. Prova disso é que 55,8% dos entrevistados afirmaram que ficariam atraídos por uma redução no investimento inicial das franquias.

Eles também apontaram a isenção de taxas (23,4%) e outros bônus (11,7%) como elementos que chamariam a atenção em uma Black Friday das franquias.

No entanto, passada a última semana de novembro, o que se revelou é que as ações das franqueadoras não atingiram as expectativas dos investidores. Mais de 71% dos candidatos não viu campanhas de Black Friday sendo realizadas pelas marcas.

Quando perguntados sobre como analisariam as promoções das franqueadoras, 27,3% afirmaram que as redes fizeram menos ações do que esperavam. Apenas 6,5% dos respondentes ficaram surpresos positivamente com o volume e a qualidade das campanhas de Black Friday das franquias.

Entre aqueles que foram impactados por iniciativas especiais no fim de novembro, 20,8% disseram ter entrado em contato com uma ou mais franquias, mas somente 2,6% tinham fechado negócio quando responderam a pesquisa.

O que dizem os franqueadores

A pesquisa do Guia também quis ouvir as redes de franquias e descobriu que, apesar de a maioria das marcas ter feito promoções, a Black Friday 2020 parece ter dividido as companhias: 48,7% não fizeram campanhas, enquanto 51,3% declararam ter realizado algum tipo de ação especial.

Entre aqueles que investiram na Black Friday para acelerar a expansão, 35,9% apostaram nos descontos no valor de investimento – justamente a vantagem mais aguardada pelos candidatos.

A faixa de valor preferida pelas franqueadoras (30,8%) foi na casa dos 30% off. Outros 10,3% dos entrevistados preferiu um desconto mais agressivo e ofereceu abatimento de 50% no custo da franquia.

Esse fato indica que as franquias trilharam o caminho certo e estavam alinhadas com os interesses dos investidores em economizar na aquisição de um novo negócio em 2021. Porém, algumas podem não ter sido tão bem-sucedidas em atingir o público que mais ansiava pelos descontos, já que boa parte dos entrevistados nem mesmo viu as campanhas que aconteceram.

Para entender como as franquias divulgaram suas ações, a pesquisa do Guia também questionou que tipos de estratégias estavam usando durante a Black Friday e descobriu 30,8% das redes utilizaram canais internos (como e-mail marketing e redes sociais próprias) e externos (como portais do setor). Outros 20,5% usaram apenas veículos externos e 5,1% focaram em ações internas com candidatos que já estavam em processo de fechamento.

Com isso, também podemos concluir que muitos franqueadores direcionaram seus esforços em captar novos leads e não necessariamente em fechar negócios com investidores que já estavam em seus radares.

Por fim, levantamos os resultados que as companhias obtiveram com a Black Friday. Com as campanhas, 72% das marcas esperavam fechar no máximo 5 negócios e 20% projetava vender entre 6 e 10 franquias.

E os resultados dividiram opiniões: 20,5% tiveram retorno melhor que o esperado, 23,1% tiveram a repercussão prevista e para 17,9% as campanhas performaram abaixo do projetado. Na data da resposta, 38,5% das franquias ainda estava alisando os resultados da Black Friday.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui