Black Friday e franquias: como navegar com segurança em taxas reduzidas

0
423
black friday franquias seguranca taxas reduzidas

A Black Friday é conhecida pelas ofertas atraentes no mês de novembro, abrangendo uma ampla gama de produtos e serviços do varejo. Tenho observado que o movimento vem ganhando espaço também no mercado de franquias, abrindo portas para aqueles que estão buscando uma oportunidade de iniciar o seu próprio negócio.

E não à toa os olhos dos empreendedores brilham sobre o tema, já que o franchising se mostra um setor consolidado e promissor para investir conforme revelam os dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Segundo a associação, o segmento apresentou um faturamento de R$ 105,1 bilhões no primeiro semestre de 2023, um crescimento de 15% em comparação com o mesmo período do ano passado. Mas quem visa aproveitar descontos em taxas para abrir franquias neste período, precisa se atentar a fatores cruciais, para não se arrepender depois.

Primeiramente, é essencial pesquisar em profundidade a franquia desejada. Descontos nas taxas podem ser tentadores, mas não devem ser motivo para apressar a tomada de decisão. Avaliar a reputação da empresa, seu histórico e a satisfação de franqueados atuais e anteriores é um passo fundamental. Isso inclui verificar também há quanto tempo os franqueados estão com a franquia e, se possível, conversar diretamente com eles para entender quais seus pontos de satisfação e insatisfação em relação ao negócio.

Além disso, é crucial alinhar expectativas e o suporte oferecido pelo franqueador, e que envolve treinamento, manuais e outros recursos essenciais, especialmente para novos empreendedores, evitando, assim, surpresas futuras e consequentemente, possíveis arrependimentos.

Quando se trata de escolher a franquia mais adequada ao perfil do candidato, aconselho uma autoavaliação cuidadosa. Entender seus próprios interesses, habilidades, experiência e metas, são fatores determinantes para o sucesso do negócio. A escolha de uma franquia deve estar alinhada com esses aspectos para aumentar as chances de satisfação e bons resultados. Além disso, é essencial considerar a adequação do modelo de negócio ao estilo de vida e metas de longo prazo do empreendedor, bem como a adequação da franquia ao mercado local.

Outro aspecto vital é a leitura atenta da COF (Circular de Oferta de Franquia). O documento contém informações cruciais sobre a franquia, como taxas, obrigações do franqueado e do franqueador, e o histórico legal. Então, entender todos os termos da COF antes de se comprometer é um passo que não pode ser negligenciado de forma alguma. Consultar um advogado especializado em franquias antes de assinar o contrato é outra recomendação. O advogado ajudará o candidato à franquia a revisar todos os documentos e irá aconselhá-lo sobre possíveis riscos.

A sustentabilidade do modelo de negócio da franquia é outro item a ser observado. Para isso, uma análise detalhada, contendo a projeção financeira, sempre deve ser realizada. Este estudo deve considerar o investimento inicial com o desconto, os custos operacionais, os royalties, a previsão de receitas, o prazo de retorno do investimento e o ponto de equilíbrio financeiro – o que permite uma análise mais cuidadosa da viabilidade dos números e a real possibilidade de alcançá-los.

Enfim, no que diz respeito às condições especiais oferecidas durante a Black Friday, é primordial que o empresário não se deixe levar apenas pelas promoções. Uma decisão bem embasada e segura ao investir em uma franquia requer um olhar crítico e um exame aprofundado, independentemente de ofertas tentadoras.

Este artigo foi enviado por Lyana Bittencourt, CEO do Grupo BITTENCOURTpara uso do Guia Franquias de Sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui