Qual é, de fato, o “perfil empreendedor” e quais são suas principais características?

0
1352
perfil empreendededor
perfil empreendededor

Segundo o dicionário, o conceito de empreendedorismo por si só já resume bem: resolver-se a praticar algo laborioso e difícil; colocar em desenvolvimento e/ou execução; realizar.

Antes de mais nada, um empreendedor precisa ter um alto senso de realização, capacidade de execução e determinação. Muitas pessoas sentem o ímpeto do empreendedorismo, mas ao se compararem com os “empreendedores de sucesso”, pensar em trilhar um caminho fora do convencional, e todas as inseguranças que o permeiam, acabam se desestimulando e desistindo. Eles acreditam não ter o perfil empreendedor.

Mas afinal de contas, que perfil tão rígido e definitivo é este? Ele simplesmente não existe! O que existem são um conjunto de características, que reunidas, traçam o perfil “daquele” empreendedor. E cada um é diferente do outro, já que afinal de contas somos indivíduos únicos.

A seguir vamos listar algumas destas características, e, caso você se identifique com mais da metade delas, certamente você possui um perfil empreendedor.

  1. Senso de realização
  2. Resiliência
  3. Capacidade de execução
  4. Proatividade
  5. Foco em resultados
  6. Liderança
  7. Persistência
  8. Ambição
  9. Autoconfiança
  10. Influência

As características dos empreendedores não se resumem a esta lita, entretanto, elas são comuns a 100% dos empreendedores entrevistados pela THE Consulting (seria legal colocar o link) numa Pesquisa realizada em 2020 para captar empreendedores para um Projeto de Mentoria.

Então se você se identifica com estas características e sonha com o empreendedorismo, talvez esteja na hora de buscar sua realização!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui