Segundo o dicionário, o conceito de empreendedorismo por si só já resume bem: resolver-se a praticar algo laborioso e difícil; colocar em desenvolvimento e/ou execução; realizar.
Antes de mais nada, um empreendedor precisa ter um alto senso de realização, capacidade de execução e determinação. Muitas pessoas sentem o ímpeto do empreendedorismo, mas ao se compararem com os “empreendedores de sucesso”, pensar em trilhar um caminho fora do convencional, e todas as inseguranças que o permeiam, acabam se desestimulando e desistindo. Eles acreditam não ter o perfil empreendedor.
Mas afinal de contas, que perfil tão rígido e definitivo é este? Ele simplesmente não existe! O que existem são um conjunto de características, que reunidas, traçam o perfil “daquele” empreendedor. E cada um é diferente do outro, já que afinal de contas somos indivíduos únicos.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
A seguir vamos listar algumas destas características, e, caso você se identifique com mais da metade delas, certamente você possui um perfil empreendedor.
- Senso de realização
- Resiliência
- Capacidade de execução
- Proatividade
- Foco em resultados
- Liderança
- Persistência
- Ambição
- Autoconfiança
- Influência
As características dos empreendedores não se resumem a esta lita, entretanto, elas são comuns a 100% dos empreendedores entrevistados pela THE Consulting (seria legal colocar o link) numa Pesquisa realizada em 2020 para captar empreendedores para um Projeto de Mentoria.
Então se você se identifica com estas características e sonha com o empreendedorismo, talvez esteja na hora de buscar sua realização!