Atuando na região oeste de Santa Catarina, Felipe fechou negócio com a franquia em março, dois dias antes das medidas de quarentena entrarem em vigor no estado. A operação levou quase um mês para começar, mas, desde então, a unidade deslanchou.
Em 60 dias de atividade, Felipe já recuperou 70% do investimento. A expectativa é que, quando chegar a 90 dias, o investimento já esteja 100% recuperado – muito antes da estimativa média da franquia, que é de até 12 meses.
“Os resultados até agora têm sido extraordinários. Eu projetei metas muito altas, e temos chegado muito próximos de batê-las”, conta Felipe, satisfeito.
A Valor Web é uma rede de franquias de marketing digital que oferece aos clientes soluções como desenvolvimento de websites e e-commerce, consultoria em mídias sociais e anúncios patrocinados.
O interesse pelo segmento de marketing digital foi um dos motivos que levou Felipe a investir na franquia. O empreendedor, que já atuou como locutor de rádio e tem experiência como representante comercial, conheceu o universo do marketing por meio de trabalhos de produção de conteúdo para agências de publicidade e viu nesse setor uma tendência em ascensão.
“E eu vejo que o marketing digital está na contramão da maré. Enquanto muitas empresas estão cortando custos com mão de obra e com estoque, elas estão intensificando investimentos em marketing para acirrar a comunicação com os clientes e melhorar sua performance em vendas”, afirma o franqueado.
De fato, o fortalecimento da presença digital tem sido chave para muitos negócios continuarem ativos durante a pandemia. Só para ter uma ideia, de 23 de março a 31 de maio de 2020 foi aberto mais de uma loja virtual por minuto no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Pensando nesse potencial, Felipe tem grandes planos para o futuro da franquia. O objetivo do franqueado é firmar parcerias de negócios para atingir mais cidades no oeste catarinense, atendo ao máximo de empresas.
De olho no sucesso
Não é só o potencial do mercado de marketing digital que fez com que a franquia de Felipe crescesse durante a crise. As estratégias do franqueado e o suporte da franqueadora alavancaram o negócio.
Para Felipe, um ingrediente poderoso na receita de sucesso do negócio é o relacionamento com clientes e empresários da região. Mesmo operando no formato home based, o empreendedor destaca as visitas e o trabalho “porta a porta” como boa parte de sua rotina. Segundo ele, é necessário ir à rua e se apresentar, conhecer pessoas, sair do escritório e conquistar confiança através de relacionamento.
Com esse contato próximo, é possível entender quais são as demandas e necessidades de cada empresa, e, assim, buscar as melhores soluções para cada uma.
Outra parte importante da rotina de trabalho do franqueado é o contato constante com a franqueadora.
“Minha relação [com a franqueadora] é a melhor possível. Eles são muito prestativos, sempre prontos a ajudar na formatação de uma proposta para o cliente, de estudar soluções alternativas dentro daquilo que o cliente pede. É uma relação bem ativa entre franqueadora e franqueado. Não é uma relação passiva: ‘vendi a franquia e agora o franqueado vai ter que se virar’. É uma relação que se constrói diariamente”, pontua Felipe.
Em tempos de crise, a Valor Web está focada ainda na criação de novos produtos para ampliar o portfólio e potencializar as oportunidades de faturamento das unidades franqueadas.
Novos franqueados também vão encontrar apoio para começar a empreender com a Valor Web. A franqueadora reduziu o valor total do investimento inicial, que agora é de R$ 8,9 mil. Além disso, a taxa de royalties foi suspensa, o que ajuda a reduzir custos fixos para o franqueado.
Os franqueados atuam principalmente com a parte comercial, enquanto a Valor Web fica responsável pelo desenvolvimento dos serviços de marketing comercializados. Com modelo de franquia home based, há oportunidades para novas unidades em todo o país.