Como delegar tarefas de maneira adequada em sua franquia

0
903
delegar tarefas franquias
delegar tarefas franquias

Delegar é essencial para o bom andamento dos negócios, bem como aumenta a capacidade de ampliação. Mas antes de falar sobre delegar, temos que falar sobre padronizar.

A padronização é um conceito básico no franchising. E é através da padronização que todas as unidades terão a mesma identidade, gerando identificação ao consumidor. Além disso, a padronização não se limita à fachada e à identidade visual, mas se estende, também, ao sistema e ao padrão de atendimento, aos uniformes, aos processos etc.

A padronização está diretamente ligada ao sucesso da marca, visto que as redes de maior sucesso no mercado se preocupam muito com a padronização – inclusive penalizando franqueados que fogem ao que foi determinado. Ela é fundamental para valorizar a marca e destacar a essência do negócio.

Uma vez bem implementada a padronização de todos os processos, o treinamento da equipe também estará padronizado, e, portanto, a gestão fica muito mais objetiva, simples e fácil.

Para que a tarefa de delegar seja realizada adequadamente, os processos e os padrões precisam estar formalizados, o entendimento de todos os envolvidos aferido, e, a partir daí, basta seguir o dia a dia em busca dos indicadores da unidade.

Passos para delegar com qualidade:

  1. Conheça sua equipe: o primeiro ponto para saber delegar as tarefas de maneira correta é conhecer bem sua equipe. O trabalho precisa ser distribuído para aqueles que você sabe que são os mais capacitados para realizá-los;
  2. Comunique-se: a forma de descobrir os pontos fortes e fracos da sua equipe é se comunicando de forma ativa e ficando atento à maneira com que cada um desempenha as funções que lhe são dadas;
  3. Realize treinamentos regulares: a prática leva à perfeição. E, por mais que a equipe seja experiente, reciclar os conhecimentos garante que nenhum detalhe passe despercebido;
  4. Seja claro e defina prazos: para que as tarefas que você delegar sejam feitas de modo correto, você precisa ser bastante claro sobre o que necessita de cada colaborador. Isso não significa que você deva eliminar qualquer iniciativa e proatividade, mas dar instruções exatas sobre o que espera de cada trabalho e como ele impactará no resultado final da tarefa;
  5. Dê suporte: remova os obstáculos para o bom trabalho. É função do gestor entender quais são as principais dificuldades da equipe e tentar reduzi-las ao mínimo possível.

Com um time de líderes bem formados e que deleguem bem, o franqueado consegue direcionar, também, tarefas operacionais e de gestão de pessoas, podendo focar nos aspectos estratégicos e na expansão de sua franquia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui