Como gerenciar FPQs na sua franquia

0
1694
fpq como gerenciar
fpq como gerenciar

*Este é um conteúdo patrocinado por anunciante.Quem entra para o mercado de franquias sabe: é preciso muita organização, planejamento e investimento em recursos tecnológicos que auxiliam na promoção do sucesso do negócio. Além de uma boa pesquisa de mercado e acompanhamento do cenário econômico para administrar a franquia, principalmente em tempos de recessão, avaliar o perfil dos franqueados e saber quem será o futuro parceiro de trabalho é fundamental.

Nesse contexto, realizar um gerenciamento eficiente de FPQs é um dos pontos mais importantes na expansão de uma rede.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

A FPQ – Ficha de Pré-Qualificação – é o primeiro passo para a empresa conhecer melhor o perfil do empreendedor interessado em investir em uma franquia da marca. A ficha contém informações valiosas que serão preenchidas pelo empreendedor interessado e é fundamental para o andamento do processo seletivo de franqueados.

Além disso, a FPQ também é responsável por organizar e aumentar a produtividade e o controle das áreas de expansão das franqueadoras. Todas as informações presentes no documento são sigilosas e só serão utilizadas com o propósito de avaliação de perfis.

Gerenciando as FPQs da sua franquia

Desenvolver uma boa gestão das FPQs é essencial para integrar a equipe de expansão sobre o processo seletivo dos candidatos a franqueados, além de permitir acesso a informações mais detalhadas que auxiliam na escolha do perfil do futuro franqueado.

Portanto, o primeiro passo no processo de gerenciamento é a organização das FPQs recebidas. Se as fichas não estão devidamente organizadas, informações podem se perder e, consequentemente, a oportunidade de fechar um negócio pode acabar escapando.

Centralizar as FPQs em um único lugar é uma excelente maneira de facilitar o trabalho do time de expansão. Assim, em uma mesma plataforma, a equipe pode acessar todas as FPQs, independente da forma que elas são captadas ou preenchidas – pessoalmente ou através do site da franqueadora, por exemplo.

Outro ponto importante da administração das fichas é permitir à equipe de expansão classificar candidatos de acordo com os contatos feitos com os investidores interessados. Aqui, é possível atribuir marcações para candidatos com quem a equipe já entrou em contato, candidatos que têm capital para investir nesse momento ou candidatos que ainda não estão prontos para fechar negócio, por exemplo.

A partir de uma classificação, todo o time da franqueadora tem uma ideia de como anda o processo de seleção, otimizando o trabalho de expansão – ninguém vai falar duas vezes sobre o mesmo assunto com uma mesma pessoa enquanto outra fica sem qualquer tipo de retorno.

Gestão de FPQs simplificada: conheça o Solutto

Investir em um sistema com suporte ERP pode ser a chave de uma boa gestão das fichas de pré-qualificação. ERP é uma sigla que significa Enterprise Resource Planning ou, em português, Planejamento dos Recursos da Empresa. Quando um negócio investe em um suporte ERP, está investindo em softwares que integram dados e processos em um único sistema.

Criado em 2003, o Solutto é um sistema de gestão ERP especialista em franquias, com aplicação modular. Os módulos foram desenvolvidos para atender todas as necessidades das franquias, oferecendo soluções integradas para as redes e para os franqueados.

Uma das funcionalidades do software é a gestão de FPQs. A plataforma, que pode ser integrada com o site da franqueadora, reúne todas as informações dos candidatos em um único local, automatizando tarefas de comunicação, permitindo a classificação de candidatos e oferecendo relatórios de controle para análise.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui