Como prestar um suporte de marketing eficiente para sua rede

0
2618
suporte de marketing para a rede
suporte de marketing para a rede

*Este é um conteúdo publieditorial, patrocinado pela marca Kwikasair.Toda empresa precisa destinar uma parte da receita para o marketing. Afinal de contas, é a partir dele que seus produtos ou serviços ganham visibilidade no mercado. Isso sem falar que o marketing ajuda a estreitar o relacionamento com os clientes a ponto de fidelizá-los.

A história não é diferente com as franquias. O desafio, sim. Dentro de uma rede, é fundamental que todas as unidades falem a mesma língua para que os clientes tenham a mesma experiência em todos os pontos comerciais.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Diante desse cenário desafiador, as marcas devem prestar um suporte de marketing eficiente. Na prática, isso significa centralizar e padronizar toda a produção de peças publicitárias, além de escutar todas as sugestões e queixas dos franqueados. A partir delas, é possível enxergar oportunidades de criar ações promocionais para a rede como um todo, ou para unidades específicas.

Franqueados com voz

O primeiro passo para prestar um suporte de marketing eficiente na sua franquia está em dar voz aos franqueados. Aqui, é fundamental que todas as unidades envolvidas relatem os problemas operacionais do dia a dia, façam sugestões e, sobretudo, informem o comportamento dos clientes.

Lembre-se que uma campanha de marketing começa com a percepção de uma nova demanda do mercado. Sabendo o que o seu público-alvo deseja, fica mais fácil elaborar ações de marketing mais assertivas.

Nesse sentido, o software Solutto disponibiliza uma Central de Atendimento ao Franqueado. Essa ferramenta permite a abertura de tickets pelos franqueados para que eles possam acompanhar todo o trâmite para a solução de suas queixas.

Além de ser uma forma mais rápida para resolver problemas, o franqueador consegue ter uma visão mais ampla do negócio e identificar os problemas mais comuns enfrentados pelas unidades.

Padronização das peças de marketing

Para não perder a identidade, o ideal é concentrar toda a produção de peças de marketing – digital ou folders – em um só lugar. Assim, não há distorções de cores, logos e mensagens entre as peças de diferentes unidades.

Dentro da plataforma Solutto, o franqueado solicita uma peça de marketing personalizada – com o endereço e telefone de sua unidade. Com as solicitações centralizadas, o trabalho junto à agência ou departamento de marketing é facilitado e a entrega da peça pronta pode ser feita também por meio da plataforma.

Compartilhamento de arquivos

Compartilhar arquivos em um único espaço também ajuda para um marketing eficiente. Por exemplo, é interessante que cada franqueado compartilhe as fotos de suas unidades em um dia de campanha promocional. Assim, a rede criar um álbum com essas imagens para repercutir como foi a ação nos mais diversos pontos comerciais.

Outros arquivos que podem ser compartilhados são os manuais da franquia, as próprias peças de marketing e o logotipo da marca.

Mais uma vez, a plataforma Solutto facilita esse processo. No módulo Disco Virtual, é possível fazer o upload dos mais variados arquivos, desde planilhas e materiais em PDF até documentos e arquivos de mídia.

Blogs internos

Manter um blog atualizado é uma forma fácil e eficiente para informar os franqueados sobre as tendências do mercado. Vale a pena abrir espaço para comentários para que todos possam compartilhar suas experiências.

Benefícios da plataforma Solutto

A partir das soluções de marketing do Solutto, a marca consegue centralizar todas as informações relevantes em um só espaço, tornando-as acessíveis para todos envolvidos. Dessa forma, fica mais fácil padronizar as ações de marketing, de modo que a marca não perca sua identidade.

Mas as vantagens do Solutto não ficam restritas ao marketing. A plataforma ainda oferece um espaço para realizar treinamentos virtuais, administrar os contratos de franquia, gerir advertências e por aí vai.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui