Como vender no Facebook: dicas básicas para iniciantes

0
1476
como vender no facebook
como vender no facebook

Não há como negar que o Facebook é uma das ferramentas mais poderosas que o marketing digital já viu.

Em seus 16 anos de história, a rede social criada por Mark Zuckerberg desenvolveu ferramentas que mudaram o comportamento dos seus usuários e transformaram o modo de fazer negócios na internet.

Para se ter uma ideia do potencial do ferramenta, hoje, estima-se que o Facebook tenha mais de 2,6 bilhões de contas ativas. Só no Brasil, cerca de 120 milhões de pessoas usam a plataforma mensalmente.

Além da grande quantidade de usuários, a plataforma ainda conta com vários recursos comerciais que ajudam empresas de todos os nichos e portes a vender no Facebook.

Você também quer aprender a transformar o “Face” em um canal comercial? Então, confira nossas dicas e descubra como a rede social mais popular do mundo pode ser uma aliada para as suas estratégias de vendas pela internet!

Como criar uma fanpage

O primeiro passo para começar a vender no Facebook é criar uma página para sua empresa – a chamada fanpage.

A fanpage é um perfil comercial que permite que os usuários possam acompanhar seu conteúdo, além de obter informações sobre o negócio (como história da empresa, localização e contatos).

Através dela você também tem acesso a recursos importantes, como análise de métricas das suas publicações, estudo do perfil dos seguidores e também a criação de anúncios (que veremos mais adiante).

Para criar uma fanpage no Facebook basta acessar este link. Informe o nome da sua página, descreva o negócio e atribua uma categoria à página. Por fim, clique em “criar página”.

Depois que a página estiver montada, é possível personalizá-la acrescentando uma imagem de capa, uma foto de perfil (que pode ser seu logo, por exemplo) e acrescentando informações sobre o seu negócio, como endereço, telefone e site.

Com a fanpage montada e configurada, é hora de dar o próximo passo: estruturar a produção de conteúdo.

Produzindo bons conteúdo para o Facebook

vender no facebook

As pessoas acessam o Facebook – ou qualquer outra rede social –, principalmente, porque querem ver conteúdos interessantes, divertidos, estimulantes ou informativos. Dificilmente alguém navega na rede só com o objetivo de encontrar algo para comprar.

Por isso, é fundamental entender que a principal função do Facebook é gerar relacionamento com o público que você busca. A venda será a consequência de uma relação sólida com os seguidores.

Para fazer bons conteúdos para sua fanpage, você deve:

  • Criar um bom planejamento: antes de publicar, é importante pensar em que tipo de conteúdo é relevante para o seu público alvo e como seus posts vão ajudar a posicionar os seus produtos e serviços de forma que eles sejam realmente interessantes para os seguidores.
  • Ser consistente: para marcar presença na rede e se destacar em meio a um grande fluxo de informações, é importante ter consistência e determinar uma frequência para as suas publicações.
  • Analisar e otimizar: também é muito importante observar o desempenho das publicações que você faz no Facebook para entender que tipo de conteúdo é mais atraente para o público e otimizar as suas estratégias de divulgação.

Como vender no Facebook com anúncios

Ao fazer uma publicação no Facebook, o conteúdo costuma ser exibido para uma parcela dos seus seguidores – geralmente aqueles que mais interagem com o seu conteúdo.

Normalmente, esse alcance orgânico é bastante restrito, principalmente em páginas novas e que têm poucos seguidores. Por isso, muitos empreendedores que querem vender no Facebook investem em anúncios.

Anunciando no Facebook é possível alcançar um público maior e acelerar a divulgação da sua marca.

Existem dois tipos de conteúdo pago no Facebook: os impulsionamentos e anúncios.

O impulsionamento acontece quando você publica um conteúdo na sua página e acrescenta um orçamento para que a publicação seja exibida para mais pessoas. Normalmente, esse tipo de publicidade tem como objetivo atrair mais visualização e curtidas para o post impulsionado.

Já os anúncios costumam ser dark posts, ou seja, não aparecem no feed de notícias como publicações comuns e são criados especificamente como propagandas. Os anúncios podem ter diferentes objetivos, como gerar leads para o seu site, atrair contatos para o seu WhatsApp ou obter novos seguidores.

O Facebook tem uma seção especial com informações detalhadas sobre criação de campanhas de anúncio que você pode conferir aqui. Há, inclusive, um guia para iniciantes que pode ajudar bastante.

Mas, de forma geral, para montar seu primeiro anúncio no Facebook, você pode:

  1. Acessar o Facebook for Business e clicar em “criar um anúncio”;
  2. Escolher um objetivo para a sua campanha;
  3. Montar o criativo do anúncio, escolhendo imagem ou vídeo, descrição e título para a publicidade;
  4. Definir quais são as características do público alvo que deve visualizar a propaganda – incluindo localização, sexo, idade e interesses;
  5. Escolher qual será a vigência do anúncio, o orçamento disponível e a forma de pagamento;
  6. Revisar a prévia fornecida pelo Facebook e, se estiver tudo certo, clicar no botão “promover agora”.

É importante dizer que os anúncios são avaliados de acordo com as políticas da rede. Se violarem alguma das diretrizes, sua publicidade não será veiculada, você receberá uma notificação sobre o problema e poderá corrigi-lo.

Montando uma loja virtual no Facebook

vender no facebook 1

Outro recurso bastante relevante para quem quer vender no Facebook é a loja virtual, chamada de F-commerce. Criada dentro da plataforma, ela funciona como uma vitrine que exibe seus produtos e serviços e informa os seus valores.

Com isso, a loja virtual no Facebook ajuda a dinamizar e automatizar o processo de vendas, permitindo que o empreendedor poupe tempo com o atendimento e apresentação dos produtos.

Para criar o F-commerce, basta seguir os passos:

  • No menu de configurações da sua página, clique em “modelos e guias”;
  • Habilite a opção “loja”;
  • Uma vez habilitada, você pode voltar para a página inicial e escolher a opção “gerenciar loja”, na barra lateral esquerda;
  • Na próxima tela, é possível escolher onde você quer que os clientes finalizem suas compras: no próprio Facebook, no seu site ou através de uma negociação nas mensagens diretas;
  • Na sequência, adicione os detalhes da conta, do pagamento e escolha como quer que o F-commerce seja exibido para os usuários;
  • A última etapa é de cadastro dos produtos. Para isso, adicione nome, foto, descrição e preço de cada mercadoria.

Aliando as ferramentas que a rede social oferece com boas estratégias comerciais e um atendimento prestativo e ágil, você tem tudo o que precisa para vender no Facebook!

Se você está interessado em vender pela internet, aproveite também para conferir nossas dicas para divulgar seu negócio no Instagram e no WhatsApp!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui