Como vender mais pelo Instagram: 8 dicas para impulsionar seu negócio

0
2307
como vender mais pelo instagram
como vender mais pelo instagram

Vender pelo Instagram pode ser uma ótima forma de fazer seu negócio crescer. Com a marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram é a rede social que mais cresce em número de contas e publicações.

Há alguns anos, a plataforma diversificou as possibilidades de compartilhamento de conteúdo: o que antes começou apenas com a publicação de fotos, agora agrega também conteúdos dos stories, vídeos para serem publicados no feed, o IGTV, além das ferramentas de impulsionamento de postagens.

Com maior variedade de compartilhamento de conteúdos, crescem, também as possibilidades de como vender pelo Instagram. Mas, antes de estruturar um planejamento, é importante entender o tipo de cenário em que a rede social se insere atualmente e as novidades do app.

O Facebook ainda é a principal rede social utilizada no país, entretanto, o Instagram já é o site preferido entre 35% dos jovens brasileiros, de acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box, startup de marketing brasileira. A plataforma realizou o estudo no mês de junho de 2019, entrevistando 2035 internautas cadastrados no Painel de Respondentes, dentro do Opinion Box.

A pesquisa também identificou que 67% dos entrevistados acessam a rede social várias vezes ao dia, e afirmam que a frequência de uso do Instagram aumentou nos últimos 12 meses.

Frente ao crescimento constante do Instagram e do amplo universo de possibilidades de compartilhamento de conteúdo, a rede social permite que as fronteiras dos perfis sejam expandidas, gerando um ambiente propício para que marcas (independentes ou de franquias) também estejam presentes na rede.

De acordo com pesquisa desenvolvida pelo Yotpo, 30% dos usuários do Instagram já compraram algum produto ou contrataram um serviço que conheceram dentro da plataforma.

Outro dado fundamental para marcas que desejam aprender como vender mais pelo Instagram: ainda de acordo com a Yotpo, mais de 1 milhão de usuários entraram em algum site por meio do aplicativo. Ou seja, além de rede social, o Instagram vem se mostrando como uma ótima fonte de tráfego para o site de uma empresa.

Diante dos números e das constantes novidades da rede social, estruturamos dicas imperdíveis para quem quer saber como vender mais pelo Instagram. Confira!

Estruture o perfil da marca

A primeira dica não poderia ser outra senão a de começar pelo início: criando o perfil da marca no Instagram. Ou, se a empresa já tiver uma conta na rede, repaginando o perfil.

Pensar em uma foto de perfil que represente a essência da empresa é uma boa estratégia. Muitas marcas adotam a própria logo como foto de perfil, outras investem em artes ou até na imagem de quem fundou a empresa.

Além desta foto, trabalhe na biografia do perfil, que deve conter informações básicas, como a descrição do tipo de negócio, o site (em link clicável) e telefone de contato (vale, aqui, linkar direto para o Whastapp, o que facilita a comunicação com os seguidores).

Outra funcionalidade que pode auxiliar em como vender pelo Instagram, é utilizar o perfil no modo comercial já que, nesta modalidade, é possível ter acesso a números voltados para análise de dados, métricas, impulsionamentos e outros recursos próprios para quem deseja potencializar a divulgação da empresa.

Pense estrategicamente no tipo de conteúdo

aumentar vendas instagram
Depois do perfil comercial criado, é importante pensar no tipo de conteúdo que será compartilhado junto da audiência. Fotos bem trabalhadas e com um bom tratamento de edição são importantes para valorizar os produtos e/ou serviços da marca. As legendas também devem ser bem pensadas, construindo uma trilha narrativa entre foto, descrição e as demais legendas que serão compartilhadas no perfil.

Vídeos podem ser compartilhados no feed (com duração de até um minuto) ou no IGTV, espaço em que é permitido criar conteúdos mais longos.

O IGTV foi lançado em meados de 2018, e funciona como uma plataforma de vídeos dentro da própria rede social. O IGTV permite que os perfis publiquem conteúdos com mais de 1 minuto de duração, minutagem que antes era a única forma de compartilhar conteúdo audiovisual no Instagram. Agora, os perfis conseguem produzir vídeos com até 60 minutos, o que amplia as formas de produção de informações e interação com os seguidores.

Independente de onde será postado, é bacana que os vídeos tenham uma edição, que deixem a imagem e som com boa receptividade para os usuários e, além disso, comuniquem exatamente o que a marca deseja transmitir – o que irá ajudar, e muito, em como vender pelo Instagram.

O stories é um formato que deve ser constantemente utilizado pela marca. Neste espaço são permitidos postagens de pequenos vídeos, com duração de 10 segundos; ou fotos, que podem ser postadas em sequência, estruturando um outro tipo de narrativa diferente da encontrada no feed da marca.

Seja em formato vídeo ou foto, é interessante mostrar os bastidores da produção de algum produto, como são realizados os serviços, preparação da equipe de funcionários, ou mesmo o interior da empresa, proporcionando uma maior proximidade entre marca e seguidores.

E falando em aproximação, os stories permitem ainda criar enquetes, abrir caixa de perguntas, além de outras possibilidades de interação com a audiência.

Para organizar e gerenciar os conteúdos que irão auxiliar em como aumentar as vendas pelo Instagram, é interessante utilizar plataformas e aplicativos que agendam as postagens. Muitas plataformas disponibilizam métricas próprias, com informações relativas ao melhor horário para realizar determinada postagem, além de informar o número de usuários que interagiram com o conteúdo.

Pense nas fotos

Quando falamos de estratégias para compartilhamento de conteúdo para vender mais no Instagram, precisamos ressaltar a importância das fotos que serão publicadas no perfil da empresa.

O conteúdo de uma foto não se resume, apenas, em uma imagem bacana. Junto dela, é essencial pensar nas informações que serão transmitidas à audiência e, para isso, a legenda se estrutura como uma das principais fontes narrativas do conteúdo.

O texto postado junto à imagem deve ser pensado para o público da marca, como uma espécie de conversa entre a empresa e os seguidores. Pensar dessa forma, justamente para quem essa mensagem está sendo transmitida, ajuda a escolher os melhores termos e expressões que a legenda deve conter, além de, claro, as informações essenciais que irão complementar o que a foto postada está informado.

O uso de hashtags (#) deve ser adotado, mas sempre pensando estrategicamente. Não adianta nada lotar o final da legenda com hashtags que não tenham tanto sentido assim com a imagem ou com a própria empresa. Essa ferramenta é como uma atração especial, mas que faz bastante diferença no engajamento: muitos internautas utilizam o campo de busca do Instagram para ir atrás de hashtags específicas, o que faz com que a hashtag certa seja uma boa estratégia para vender mais pelo Instagram.

É interessante utilizar hashtags que se refiram ao conteúdo. Por exemplo, se sua empresa é uma rede de restaurantes de comida italiana, é possível utilizar #comidaitaliana #restauranteitaliano e, principalmente, uma hashtag exclusiva para a empresa.

Inserir a localização em algumas das fotos postadas é outra boa estratégia para otimizar a comunicação, principalmente com quem está geograficamente próximo. De acordo com um estudo desenvolvido pelo Instagram, posts com localização são capazes de gerar até 79% mais engajamento. Assim, a localização será mais um ponto na conquista da identificação entre marca e público, atraindo seguidores mais engajados.

Aplicativo de vendas

Além das estratégias de marketing que devem ser adotadas no próprio perfil comercial, outra dica é buscar um aplicativo próprio para este objetivo, que poderá aumentar as vendas pelo Instagram.

Alguns aplicativos, como o LIKEtoKNOW.it, Like2Buy e Soldsie, auxiliam nas vendas ao sincronizar o site da empresa com a rede social, sendo ideal para quem já está acostumado a procurar produtos dentro do Instagram.

Funciona assim: quando os seguidores de uma marca se inscrevem em um dos aplicativos e curtem alguma foto com um link da Like2Buy na legenda, por exemplo, os usuários irão receber, via e-mail, links com produtos semelhantes àquele curtido dentro do Instagram, auxiliando, e muito, em como fazer vendas pelo Instagram.

Crie um Instagram Shopping

como vender mais pelo instagram anuncio
O Instagram Shopping é uma funcionalidade da rede social que auxilia bastante quem deseja saber como aumentar as vendas pelo Instagram.

Da mesma forma que é possível marcar um amigo em uma foto, os perfis comerciais conseguem marcar os produtos anunciados em fotos, com preços e informações básicas. Na aba “Comprar”, o recurso de vendas pelo Instagram fica ainda mais fácil, sendo potencializada as chances dos consumidores realizarem uma compra.

De uma forma diferente dos anúncios, que podem ser impulsionados, o Instagram Shopping possibilita que os conteúdos sejam divulgados de forma orgânica. E, de acordo com a interação dos usuários, é possível que o conteúdo apareça no “Explorar” do Instagram.

Para ativar a ferramenta Instagam Shopping, é importante que o perfil siga alguns passos, determinados pela própria rede social:

  • Estar de acordo e seguir as políticas do Instagram;
  • Possuir uma conta comercial;
  • Ter a conta comercial associada à página da marca no Facebook;
  • Conter, pelo menos, nove postagens no perfil para ativar esta ferramenta;
  • Vender apenas produtos físicos.

Invista em lives

vender mais instagram

As lives dão um espaço para a marca compartilhar conteúdos bem específicos, relacionados ao segmento em que a empresa atua, produtos e/ou serviços, além de permitir uma maior interação com a audiência.

É interessante agendar algum dia da semana, em uma periodicidade específica (de acordo com as métricas apontadas pelo perfil comercial) para que este tipo de conteúdo esteja no ar. Assim, os seguidores saberão que, em certo dia da semana, haverá uma live da marca.

Invista em vídeos

De acordo com a última pesquisa desenvolvida pela Sensor Tower, startup de marketing inteligente, 25% de toda a publicidade que circula no Instagram está em formato de vídeo.

Isso significa que, com a multiplicidade de recursos da própria rede social, dos celulares e dos tantos aplicativos de edição de vídeo disponíveis na internet, as formas de veicular uma mensagem neste formato se ampliam cada vez mais.

Ao mesmo tempo em que é possível produzir vídeos de formas variadas, é preciso se destacar entre os concorrentes. Para isso, é interessante legendar os vídeos, oferecendo a possibilidade dos usuários poderem assisti-los com ou sem fone de ouvido.

Legendar os vídeos também possibilita que outros públicos tenham acesso a este tipo de conteúdo, como quem vive com alguma deficiência auditiva. Desta forma, a empresa estará apostando em mais uma estratégia certeira com o objetivo de vender mais pelo Instagram e, ao mesmo tempo, gerando conteúdo inclusivo.

Promoções para seguidores

As promoções não devem ficar reservadas apenas à loja física ou ao site de uma empresa. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Iconosquare, mais de 40% dos internautas que seguem o perfil de uma empresa no Instagram, ficam de olho em brindes, promoções e descontos.

Ao mesmo tempo, 70% dos usuários do Instagram já participaram, pelo menos uma vez, de alguma promoção publicada por um perfil comercial. Os números demonstram que a receptividade dos usuários para este tipo de conteúdo é boa e, por isso mesmo, deve ser explorada.

A marca deve criar estratégias para isso, pensando em datas sazonais, comemorativas ou que signifiquem algo para a empresa (como o dia de fundação da marca), o que gera, também, mais proximidade com os seguidores. As promoções estimulam a interação dos seguidores com um conteúdo específico compartilhado pela empresa, além de serem uma ferramenta interessante para atrair novos seguidores.

Muitas empresas adotam a seguinte ação: postam uma foto com o objetivo de anunciar uma promoção e dão as instruções na legenda como, por exemplo, marcar três amigos nos comentários e compartilhar a foto nos stories. Esse movimento, de marcar três diferentes perfis nos comentários e de compartilhar a postagem nos stories, potencializa o alcance da marca a usuários que ainda não conheciam os produtos ou serviços que a empresa oferece.

Franquias no Instagram

Para quem está no universo do franchising, o marketing de franquias faz parte de uma série de estratégias e ações de marketing voltadas para a franqueadora e que, também, podem e devem ser expandidas para as unidades.

Muitas redes trabalham com equipes especializadas em marketing, que desenvolvem peças publicitárias e auxiliam nas redes sociais tanto da franqueadora, quanto das unidades franqueadas. Geralmente, esta informação está no Contrato de Franquia, e deve ser estudada pelo candidato a franqueado antes mesmo de fechar o negócio com a marca.

É comum que as redes cobrem uma taxa especial, além dos royalties, que será voltada unicamente para ações de publicidade. As equipes de marketing das franqueadoras são uma garantia que o franqueado desenvolverá ações específicas para o ambiente online e, comumente, dentro deste pacote, as unidades contam com ações voltadas para as redes sociais, além de outras mídias, como televisão, rádio, outdoors, revistas e sites.

A equipe de marketing das franqueadoras também atua com o objetivo de auxiliar na divulgação das novas unidades inauguradas pela rede, além de desenvolver ações específicas para lançamentos de produtos ou serviços.

Se você tem uma unidade franqueada, é importante checar com a franqueadora quais são as políticas para a presença da marca no Instagram. Consulte se é possível ter seu próprio perfil, com foco na sua cidade, ou se a marca opta por manter apenas um perfil centralizado, por exemplo.

Caso seja possível criar seu próprio perfil para o negócio, é fundamental verificar também regras e diretrizes para a publicação de conteúdos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui