Conveniência da Franquia ou A Franquia Conveniente?

0
915
franquia conveniente
franquia conveniente

Em janeiro NRF 2022, voltamos ao Javits Center pelo 18º ano consecutivo. Nessa edição, com a emoção de voltar para o presencial depois de dois anos de eventos online. Os temas de destaques abordados foram: Metaverso e Geração Z (temos um artigo bem esclarecedor em nosso site); Impacto do Home Office ou Trabalho Hibrido no varejo; e a conexão do cliente à sua marca através da experiência. No nosso bate papo de hoje vou conectar os temas Trabalho Híbrido e o retorno do “Go Local”.

Nos últimos dois anos, em meio as especulações entre o “que veio para ficar” ou o “que veio para transformar” o mundo pós-pandemia, um tema unânime entre os especialistas foi a adoção do Home Office como política contínua das empresas. O trabalho híbrido, com dias em casa e outros no escritório é uma certeza. A dúvida sempre ficou no peso de cada um dos lados.

Lee Peterson, da WD partners, apresentou o resultado de uma pesquisa americana realizada no final de 2021 que, em meio a diferença de opiniões entre CEOs e colaboradores, destaca que 100% dos entrevistados afirmaram não voltar 100% do tempo para os escritórios. Ou seja, CEM POR CENTO DOS ENTREVISTADOS FARÁ AO MENOS 1 DIA POR SEMANA DE HOME OFFICE. Isso muda tudo para o varejo.

Na mesma pesquisa, quase 40% dos entrevistados afirmam que vão realizar suas compras nos bairros que residem. Ou seja, voltamos a falar em 2022 sobre o go-local. Como estar perto dos seus clientes? De forma viável.

As grandes redes de varejo americana, antenadas no go-local, desenvolveram modelos de loja menores e estão partindo para buscar seus consumidores onde eles estão, perto de suas casas. A Target, pioneira no modelo, já em 2019 lançou uma loja compacta, foi além. Integra suas lojas locais com o ecossistema que construiu no seu marketplace online. Assim, as lojas da empresa são além de pontos de consumo tradicional, também pontos avançados de estoques, pontos de click and collect e de devolução e troca do ecomm. Conveniência total ao consumidor como parte de uma jornada sem atritos.

Em nosso país, de dimensões continentais, com diversos desafios de logística, custo altíssimos de capital para financiar o crescimento e sistema tributário emaranhado, as franquias passam a ser uma solução para as empresas desenvolverem grandes experiência para seus consumidores. Claro que a construção dessa solução exige uma dedicação conjunta entre franqueador e franqueado. Envolve repensar processos, políticas comerciais, cobertura de estoques…muita criatividade e objetivos alinhados. Quando o consumidor for o ponto focal de ambas as partes, as vendas aumentarão, as margens serão melhores e todos sairão ganhando.

Artigo anteriorGirl Boss: Mês da mulher empreendedora
Próximo artigo38 franquias para a região Sudeste
Formada em Administração de Empresas pela FEA-USP, com MBA Executivo Internacional pela Fundação Instituto de Administração FIA-USP. Possui diversos cursos de especialização no Brasil e no Exterior. Com ampla experiência no setor de varejo ao longo da carreira de consultoria, realizou projetos em empresas de médio e grande porte com foco em estratégia, redesenho de processos, reestruturação de empresas, gestão financeira, seleção de soluções em tecnologia e outros projetos de gestão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui