Dicas para se preparar para a retomada

0
1093
retomada franqueadores
retomada franqueadores

Ainda há um longo caminho de retomada para a economia brasileira, já que a pandemia não acabou. Apesar disso, alguns setores, como o franchising, vêm demonstrando um grande potencial de recuperação.

Dados da ABF apontam que as franquias faturaram R$ 47,3 bilhões entre julho e setembro de 2021 – uma alta de 0,4% em relação à 2019, um período pré-crise.

Até o fim do ano, a ABF estima que o franchising deve ter um crescimento de 9% no faturamento, em comparação com 2020. O volume de unidades e de empregos gerados pelo mercado deve ter alta de 5% cada.

Porém, apesar dos números animadores, o momento é de cautela e de uma boa preparação, já que o coronavírus ainda representa um alto risco para os brasileiros.

Roberto Vautier, especialista em varejo da AGR Consultores, confirma: “sabemos bem que de uma hora para a outra pode ocorrer um novo surto que obrigue as autoridades a imporem restrições de horário de abertura ou fechamento total do estabelecimento”.

Tendo isso em mente, Roberto indica que os franqueadores que estão aguardando o retorno das vendas presenciais sempre tenham um plano B, caso o movimento nas lojas volte a cair.

Aliás, mesmo que a vida volte ao normal, o especialista acredita que vale a pena manter os canais digitais como forma de incrementar a receita e atender uma nova realidade de consumo que nasceu na pandemia.

“Segundo dados de uma pesquisa da Wunderman Thompson, 72% dos consumidores pretendem manter o hábito de comprar online mesmo após a pandemia. Nesse sentido, os franqueadores devem gastar energia na questão logística, buscando parceiros que apresentem experiência nessa última perna da entrega (last mile) e que entreguem um bom serviço tanto para o cliente quando para o franqueado”, aponta o especialista.

Nos pontos de venda também é preciso de atenção. Além de manter a aplicação das normas de segurança, os gestores devem tomar cuidado ao projetar a demanda da retomada.

De acordo com Roberto, é preciso ter cautela com as previsões para evitar uma sobra ou um estoque em descompasso com as vendas no período.

O Guia também aproveitou para ouvir alguns franqueadores e descobrir quais são os cuidados que eles recomendam nesse momento de reabertura. Veja, abaixo, os conselhos desses executivos.

Júnior Ruciretta, CEO e fundador da Multifilmes

Junior Ruciretta Presidente da Multifilmes

“É um momento difícil, mas é hora de se reinventar. Continue apaixonado pelo seu negócio e conheça seu cliente e as necessidades dele. Invista em treinamento e desenvolvimento do seu time e transmita a confiança e segurança necessárias para que o cliente se sinta confortável nessa transição de reabertura. Muitas pessoas ainda estão um pouco inseguras, agregue a qualidade do seu produto/serviço também no seu atendimento”.

Raul Matos, CEO e fundador da Biscoitê

Raul Matos CEO franquia Biscoitê

“Recomendo que não esqueçam os ensinamentos que a crise, a duras penas, nos ensinou. Nossas lojas não podem mais depender somente das pessoas que passam em frente, temos que expandir os canais de atuação para encantar e atender o cliente da forma com que ele mais gosta, e não do modo mais conveniente para nós”.

Juliano Cortes – CEO da docg

Juliano Cortes CEO da docg

“Primeiramente, recomendamos todos os cuidados já ressaltados pela OMS em zelar pela vida dos franqueados e clientes. Quanto à questão econômica e financeira, é importante para o empreendedor pensar sempre a curto, médio e longo prazo, para ter sucesso em sua jornada. Evitar gastos desnecessários, investimentos desalinhados ao propósito de seu negócio e um rígido controle financeiro de suas entradas e saídas são pontos fundamentais em qualquer cenário, mas principalmente no retrato que temos nesse momento”.

Émmerson Serandin, presidente fundador da Ice Creamy

mmerson Serándin presidente fundador da Ice Creamy

“Neste momento de retomada, precisa olhar se você fez a lição de casa naquele momento introspectivo da pandemia – se você aparou as arestas, deixou todo o time pronto para que, na hora da retomada, não cometa os mesmos erros de antes. Vem aí um novo mercado, um novo mundo e tem que fazer diferente já que surgirão novas oportunidades também”.

Deiverson Migliatti, fundador da Sterna Café

Deiverson Migliatti fundador da Sterna Café

“Clientes estão buscando por experiência e não só a venda de um projeto. Na Sterna Café promovemos brunch, festival de métodos de extração, produtos antes pouco explorados e que agora as pessoas buscam para apreciar o momento, além das lojas que são instagramaveis, ou seja, com layout moderno.”

Felipe Figueiredo, CEO e fundador da Studio Games

Felipe Figueiredo Founder CEO da Studio Games Franchising

“Não devemos esquecer nunca da nossa responsabilidade social. Manter todas as medidas de segurança e higiene é o mínimo que devemos fazer para proporcionar aos nossos funcionários e clientes um ambiente onde eles se sintam bem e com o máximo de segurança possível”.

Marcel Gandra, sócio-diretor do Grupo Ultra

foto marcel 696x464px

“Cuidar para que mesmo com a reabertura e eventual liberação dos protocolos anteriormente exigidos, como máscaras, álcool gel e etc., sigamos respeitando os decretos em cada município. Além disso, continuar com cuidados de higiene adicionais que acabamos aprendendo nesse período, reforçar com a equipe que sigam medidas mais cuidadosas no atendimento ao cliente, e educar continuamente os clientes/usuários para que também mantenham o cuidado consigo e com o próximo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui