4 dicas para sua franquia lidar com as crises

0
1590
gesta de crises
gesta de crises

selopubliO agravamento da pandemia da COVID-19 no Brasil tem obrigado as redes de franquias a criar planos de ação ágeis para contornar os efeitos da crise e amparar seus franqueados, clientes e funcionários.

Mesmo em um cenário altamente desafiador e instável é primordial que as franquias tracem planos consistentes para assegurar sua sobrevivência depois da crise.

Conversamos com Erick Vils, sócio-diretor do Solutto, e ele pontuou algumas medidas que a sua rede de franquias pode adotar para lidar com imprevistos de alto impacto na economia e na rotina das franquias, como o Coronavírus.

Monte um comitê de crises

Momentos desafiadores exigem decisões estratégicas e rápidas. E o primeiro passo é definir quem irá toma-las. Por isso, é importante montar um comitê de crises.

“Decisões difíceis precisarão ser tomadas e em curto espaço de tempo. Portanto, nada mais óbvio do que chamar decisores, mas às vezes vale convidar alguns colaboradores mais maduros que possam trazer a visão do ‘chão de fábrica’ ou um olhar por outro ângulo”, explica Erick.

O ideal é que todos os membros do comitê de crises saibam lidar com decisões difíceis, tenham disponibilidade para participar de reuniões e ampliar os horários de trabalho, consigam visualizar cenários de curto e longo prazo e saibam avaliar os efeitos das medidas implementadas.

Faça projeções

Um dos trabalhos do comitê será projetar cenários diferentes. Para isso, eles devem se perguntar: além do que já foi identificado, o que mais pode acontecer?

Levantar hipóteses – tanto de melhoria quanto de piora – é fundamental para criar planos de forma antecipada e se preparar para o que virá pela frente.

No Solutto, Erick explica que a projeção é baseada em uma sequência de teorias, hipóteses, gatilhos e planos de ação.

As teorias são explicações bem fundamentadas, geralmente baseadas em uma repetição de fatos. As hipóteses são conjecturas sobre o que pode acontecer, baseado nas teorias. Os gatilhos representam o momento em que a ação deve ser aplicada. E os planos de ação são o passo a passo do que deve ser feito.

Viabilize o trabalho remoto

Em cenários como pandemias, desastres naturais e problemas prediais, por exemplo, o trabalho remoto é a alternativa mais recomendável para proteger a integridade dos funcionários e franqueados, sem deixar o trabalho parar.

Mas manter a gestão remota não significa não estar próximo dos franqueados e dos colaboradores, ou executar um trabalho de pior qualidade.

Quando a franqueadora oferece bons equipamentos, tem processos tecnológicos seguros e uma estrutura de TI atualizada, estar em home office ou na matriz da companhia é indiferente.

Afinal, bons gestores sabem que quando se escolhe bem os colaboradores e existe uma cultura organizacional sólida, o foco dos líderes não é fiscalizar o trabalho dos profissionais, mas sim guia-los, ajuda-los e verificar se os resultados estão sendo entregues corretamente.

Mantenha a comunicação ativa

Somando a insegura do momento com o afastamento físico, é muito fácil que a comunicação seja prejudicada.

Por isso, é fundamental que a franqueadora não só esteja bem informadas e repasse orientações claras para sua rede, como também tenha ferramentas que viabilizem essa comunicação.

Instrumentos como extranet, universidade corporativa, e-mail, WhatsApp, SMS e outros canais de relacionamento devem ser utilizados para informar, disponibilizar materiais, treinamentos e outras diretrizes durante a crise.

Solutto usa a tecnologia para amparar franquias durante as crises

Especialista em softwares para franqueadores e franqueados, o Solutto sempre ofereceu ferramentas que ajudam as redes do franchising a gerenciarem seus negócios de forma remota.

Como os módulos do Solutto centralizam os principais aspectos da administração de franquias em um mesmo ambiente, a gestão colaborativa pode acontecer à distância sem nenhum prejuízo para franqueadora, franqueado ou para o trabalho dos profissionais do franchising.

O Solutto ainda centraliza e viabiliza uma comunicação instantânea, permitindo que franqueadores possam orientar os franqueados através de comunicados na extranet, e-mail, WhatsApp, SMS e por meio de sua universidade corporativa.

Botão Franquia Empresa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui