É seguro investir em franquias?

0
1115
e seguro investir em franquias
e seguro investir em franquias

Muitas pessoas se é perguntam se é seguro investir em franquias. Afinal, abrir um negócio exige dinheiro e dedicação, e os investidores querem saber se realmente vale a pena.

A verdade é que não existe uma resposta única para essa pergunta, uma vez que há centenas de marcas no franchising e muitos modelos de negócio diferentes.

Além disso, nenhum tipo de empreendimento – seja franquia ou próprio – tem retorno 100% garantido, mas, analisando alguns fatores, dá para entender se a franquia que você está de olho pode oferecer o nível de segurança que vai aumentar suas chances de sucesso.

Mas já vamos falar sobre como analisar uma rede de franquias, em específico. Antes disso, que tal observar o mercado?

Quando olhamos para o franchising, em um panorama geral, é perceptível que o mercado de franchising é muito forte no país e é um dos setores que tem se mostrado resistentes às crises. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das franquias no terceiro trimestre de 2021 foi de R$ 47,3 bilhões – 0,4% a mais do que o mesmo período de 2019, antes do coronavírus.

Abrir um franquia também pode ser mais seguro do que empreender sozinho.

Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE mostrou que, enquanto 80% das micro e pequenas empresas fecham as portas nos seus cincos primeiros anos, o percentual de fechamento de franquias no mesmo período é de 15%.

Os números apontam como ter o conhecimento e apoio de uma rede pode fazer a diferença no sucesso das suas unidades, já que boa parte das redes oferece treinamento completo e suporte ao franqueado desde a assinatura do contrato, na inauguração e no dia a dia do negócio.

Além disso, ao ingressar no mercado de franquias, o investidor estará representando uma marca que já é bem-sucedida, reconhecida pelo público e que tem uma estrutura administrativa, jurídica, comercial e de marketing que podem ajudar a sua unidade a decolar.

Por outro lado, os franqueados precisam seguir os protocolos e regras das franquias, já que todas as unidades precisam seguir os padrões da companhia.

Mesmo com essas informações, ainda é preciso fazer uma análise mais profunda.

O que analisar antes de comprar uma franquia?

franquias home based

Para que a decisão de investir em uma franquia seja segura, é importante que o empreendedor considere alguns pontos antes de fechar contrato com a franqueadora.

O segmento de atuação

O primeiro passo é escolher o segmento de atuação no qual você pretende ingressar. Como terá que dedicar tempo e energia à franquia, é essencial que o franqueado tenha identificação, interesse ou experiência na área.

Igualmente importante é pesquisar como o segmento está se comportando com o passar dos anos, quais são as marcas que operam no mercado e quem é o público que costuma ser atendido por elas.

A trajetória e a operação da franqueadora

Encontrou algumas marcas de franquias dentro do setor escolhido que parecem interessantes? Para saber se o investimento vale a pena, levante o histórico da rede e os seus números – de aberturas de unidade e de faturamento ao longo dos anos.

Assim, fica mais fácil entender se a rede vem prosperando e seu os seus princípios éticos estão alinhados com os seus.

Aproveite ainda para entender como a franquia opera, incluindo os direitos e deveres que você terá como franqueado.

Reconhecimento da rede

Uma rede de sucesso deve ter um bom reconhecimento entre os consumidores. Para descobrir a quantas anda a reputação da companhia, você pode fazer uma busca na internet e ler os comentários dos clientes.

Esse também pode ser o momento de procurar feedbacks de outros franqueados para saber como é o relacionamento deles com a marca, bem como os desafios de liderar uma franquia.

Números do modelo de negócio

Por fim, confirme se os valores da franquia estão dentro da sua expectativa. Isso vale tanto para os números de investimento – como taxa de franquia, capital de giro e royalties – quanto para os dados ligados ao retorno – prazo de payback, taxa de lucro e faturamento mensal.

Ao entender todos esses pontos, o candidato a franqueado estará pronto para ingressar em um negócio seguro e ganhar dinheiro com uma franquia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui