Ter um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. E esse plano pode se tornar mais simples ao contar com um amigo na sociedade, afinal, além do aporte dividido e da relação de confiança, amigos podem somar conhecimentos e habilidades.
Justamente por conta disso, uma pesquisa da consultoria MindMiners aponta que uma a cada três empresas são formadas por associados que se consideram amigos, representando 29% das sociedades empresariais brasileiras.
Inclusive, essa é uma estratégia que funciona muito bem no franchising, pois existem franqueadoras que estão dispostas a apoiar empreendedores que sonham em trabalhar juntos.
No CEBRAC, rede de franquias que atua com ensino profissionalizante, por exemplo, esses amigos empreendedores são bem-vindos, e a afinidade que existe entre eles é aproveitada na administração da nova unidade.
“Um amigo verdadeiro irá te acompanhar em todas as suas fases da vida, e pode até mesmo fazer parte da sociedade do seu negócio. Administrar uma empresa com alguém já íntimo pode abrir novas portas em sua carreira profissional. Você já conhece seu amigo, existe confiança entre os dois e ambos estão cientes dos pontos positivos e negativos de cada um. Dessa forma, fica mais fácil apostar suas fichas no negócio com apoio de amigos”, aborda Rogério Silva, CEO do CEBRAC.
A franqueadora da área da educação tem alguns casos de sucesso entre amigos. Um deles é o de Gustavo Henrique Sanchez e Jefferson Vendrametto. Eles uniram a amizade e os negócios.
Jefferson inaugurou sua primeira unidade CEBRAC em 1998 na cidade de Botucatu, depois, abriu mais duas, uma na cidade de Jaú e outra em Ribeirão Preto, São Paulo. Em 2002, investiu em mais uma nova franquia, dessa vez em Araraquara com a esposa Luciane Cristina Somera.
Entretanto, com a expansão das suas escolas, Jefferson percebeu que era necessário contar com um “braço” para cuidar de tudo. Foi então que ele e a esposa convidaram o amigo de infância, Gustavo H. Sanchez para assumir a unidade de Araraquara. Hoje, os amigos e sócios faturam R$ 1,7 milhão ao ano.
Também é necessário ter cuidado para empreender entre amigos
Embora tenha muitas vantagens, empreender entre amigos também requer alguns cuidados para que o negócio seja bem-sucedido e a amizade se fortaleça.
Para começar, é imprescindível que os franqueados estabeleçam, logo no início da parceria, as responsabilidades, direitos e deveres de cada sócio. Na gestão de uma empresa existem tarefas e estratégias que precisam ser realizadas para que a franquia tenha os resultados esperados, e elas devem estar divididas de forma igualitária, garantindo a plena satisfação de ambos.
Igualmente importante é que os sócios mantenham o foco no crescimento da franquia, e que eles se dediquem à unidade da mesma maneira e confiem um no outro.
Por fim, os amigos devem concordar em seguir as diretrizes da franqueadora e trabalhar sempre juntos em prol do sucesso do negócio.