No mês das mulheres, a Galunion Consultoria realizou um webinar com a participação de executivas do franchising que atuam no mercado de foodservice, para que elas compartilhassem com os espectadores suas histórias profissionais e opinassem sobre alguns aspectos do mundo corporativo.
O webinar foi moderado pela fundadora e CEO da Galunion Consultoria, Simone Galante, e contou com a presença de quatro grandes líderes do segmento: Marcia Baena, vice-presidente de Gente & Gestão do Burger King e Popeyes no Brasil; Fabiana Suiti, diretora de Inovação do Subway; Tatiana Kojima Cotter, head de operações do KFC e Renata Lamarco, diretora de marketing da Bloomin’ Brands, detentora das marcas Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie Grill.
Apesar da forte presença de profissionais masculinos, às quatro executivas contaram suas experiências e contaram como conseguiram destaque no mercado de franquias e alimentação.
Tatiana Kojima Cotter relembrou o início da sua trajetória, que foi como franqueada no segmento de alimentação. De acordo com ela, quem está no foodservice deve ter consistência e disciplina se quiser alcançar o sucesso.
A head de operações ressaltou também a importância de ter diversidade de pessoas atuando nas operações, incluindo as mulheres, visto que este segmento é um dos maiores empregadores do Brasil.
“Empresas que tem uma diversidade maior, conseguem ouvir o consumidor, diminuir riscos e aumentar os resultados”, revela Tatiana Kojima.
Rede de apoio formada por mulheres
Se inspirar em outras pessoas já é algo que diversos profissionais buscam em suas áreas e para Renata Lamarco, que atua no marketing da Bloomin’ Brands, esse é um dos caminhos essenciais para quem é executiva do franchising. Isso porque o apoio de outras mulheres pode promover momentos de trocas e inspirações muito importantes.
“Tenho como referência feminina minha mãe, que nos anos 90 era diretora de uma multinacional. Ela me ensinou a me posicionar, seja profissionalmente ou no dia a dia”, ressalta.
Marcia Baena, vice-presidente de Gente & Gestão do Burger King e Popeyes no Brasil também complementou apontando o quanto é importante que as executivas do franchising encorajem a liderança das mulheres.
“Quem deseja apoiar a causa deve, primeiramente, desconstruir conceitos ultrapassados sobre mulher na liderança. Já as mulheres que querem ocupar essas posições devem acreditar na sua capacidade de influência: a gente pode muito mais do que a gente pensa. Aprender a dizer não também é importante. Meu conselho? Coragem. Coragem para tentar, experimentar, se posicionar”, declarou.
Ainda segundo Marcia, não é necessário que as mulheres assumam estereótipos masculinos para estarem na liderança e obterem sucesso. Elas podem ser exatamente como são. “É no estilo feminino de liderar que está nosso maior poder”, explica.
Fabiana Suiti destacou outro ponto importante que é a relevância de ouvir desde a atendente até o cliente final.
“Ouvir os stakeholders é uma das premissas da inovação, principalmente quando falamos de um público diverso”, explica Fabiana.
A webinar foi disponibilizada na íntegra, e quem quiser assistir deve clicar aqui.