Feiras de franquias 2019: confira os principais eventos do ano

0
2615
feiras de franquias 2019
feiras de franquias 2019

As feiras de franquias e eventos direcionados ao universo do franchising brasileiro são excelentes oportunidades para apresentação de marcas e diferentes modelos de negócios aos empreendedores e futuros investidores.

Nos eventos, que acontecem anualmente no país, os visitantes encontram boas oportunidades para networking, trocas de experiências com franqueados e possibilidades de expansão de empreendimentos.

Pesquisar sobre segmentos e marcas para investimento é somente um dos primeiros passos a serem dados por quem almeja adentrar no universo do franchising. Conhecer de perto o ambiente de atuação, participar de eventos, feiras de franquias, palestras, consultorias e minicursos que abraçam as temáticas do franchising auxiliam os futuros franqueados a iniciarem os investimentos melhor preparados para o mercado de atuação.

Nesta matéria, você vai conhecer os principais eventos e feiras de franquias que acontecem no Brasil em 2019. Anote na agenda e programe-se!

ABF Franchising Expo

A ABF Franchising Expo é um dos eventos mais tradicionais do universo do franchising, e o maior do país. Além de um amplo espaço de feira de franquias, que reúne centenas de marcas expositoras, o evento também conta com palestras e recebe interessados, franqueados, franqueadores, fornecedores e especialistas do franchising de todo o Brasil.

Em 2018, o evento contou com 60 mil visitantes, 3 mil participantes nas palestras na Arena do Conhecimento, além de 407 marcas expositoras. Deste total, 128 eram estreantes na feira de franquias.

Com a ascensão das microfranquias no país, apoiadas nos desafios econômicos e nas possibilidades mais abertas para investimento, a edição do ano passado teve como destaque o Boulevard de Microfranquias. O espaço dedicado unicamente às microfranquias reuniu 27 redes com investimento de até 90 mil reais, oferecendo oportunidades variadas aos empreendedores interessados em adentrar no universo do franchising.

Neste ano, acontecendo pela 28ª edição, a ABF Franchising Expo será realizada entre os dias 26 a 29 de junho. O evento será na Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. O evento tem realização da Associação Brasileira de Franchising (ABF), com apoio da Informa Exhibitions.

As inscrições para a ABF Franchising Expo ainda não foram abertas, mas são disponibilizadas online. A entrada no evento é paga e também pode ser adquirida presencialmente na bilheteria durante os dias da feira.

Data: 26 a 29 de junho de 2019
Local: Expo Center Norte, São Paulo (SP)
Mais informações: https://www.abfexpo.com.br

ABF Franchising Week

A semana de eventos dedicada ao franchising brasileiro reúne uma série de atividades, incluindo a ABF Franchising Expo.

Na semana voltada para discutir o mercado, franqueadoras, franqueados, fornecedores e consultores se reúnem para participar de palestras, seminários e simpósios, em uma semana de imersão no franchising brasileiro. O evento é uma oportunidade para trocas de experiências, networking e possibilidades de expansão dos negócios no país.

Em 2019, evento acontece entre os dias 24 a 29 de junho, no Expo Center Norte. O público alvo são profissionais do setor de franquias, fornecedores, franqueados, consultores, entre outros interessados no franchising.

Data: 24 a 29 de junho de 2019
Local: Expo Center Norte, São Paulo (SP)
Mais informações: http://www.abffranchisingweek.com.br/

Franchising Fair

A Franchising Fair apresenta mais de uma edição por ano, sendo sediada em diferentes regiões do país. Neste ano, as feiras de franquias acontecem em três edições: no Sul, será sediada em Porto Alegre, entre os dias 17 a 19 de maio. Na região Nordeste, será em Fortaleza, entre os dias 16 a 18 de agosto. Na região Sudeste, Belo Horizonte receberá o evento entre os dias oito a 10 de novembro.

Há mais de três décadas, a Franchising Fair se estrutura como uma oportunidade de negócios para investidores, empreendedores, empresários e futuros franqueados. Em um dos eventos mais abrangentes do país, os visitantes encontram opções de investimentos em todos os segmentos do franchising, com feira de expositores do segmento de Alimentação, Saúde, Beleza e Bem Estar, Esportes, Serviços, entre outros ramos. Além das marcas expositoras, o evento oferece palestras e minicursos gratuitos.

Em 2018, o evento reuniu marcas com diferentes valores de investimento, demonstrando aos empreendedores e demais visitantes a potencialidade do franchising e do evento. Algumas das marcas expositoras apresentavam valores de investimento abaixo de 30 mil reais, enquanto outras, com capital necessário para investimento na casa de 1,5 milhão de reais.

As inscrições para a feira de franquias são feitas presencialmente, nos locais onde as feiras serão realizadas. Cada inscrição custa 30 reais, com acesso a todas as palestras.

Franchising Fair Sul
Data:
 17 a 19 de maio de 2019
Local: Bourbon Shopping Walling, Porto Alegre (RS)

Franchising Fair Nordeste
Data:
 16 a 18 de agosto de 2019
Local: Shopping Riomar, Fortaleza (CE)

Franchising Fair Sudeste
Data:
 8 a 10 de novembro de 2019
Local: Serraria Souza Pinto, Belo Horizonte (MG)

Mais informações: http://www.feiradefranquias.com.br

Feira do Empreendedor

Organizada pelo Sebrae São Paulo, a Feira do Empreendedor acontece há oito anos. Na edição de 2019, o evento promete reunir mais de 400 expositores.

Os visitantes terão contato com palestras e consultorias nas temáticas de marketing, finanças, tendências para o empreendedorismo, inovação. O evento também proporcionará a experiência das lojas-modelo, no qual os visitantes poderão conhecer modelos de negócios e ideias para diferentes segmentos de atuação no país.

Neste ano, a Feira do Empreendedor será realizada entre os dias 5 a 8 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista. A expectativa é do evento receber cerca de 140 mil habitantes nos três dias de evento. A entrada é gratuita, sendo necessário somente que o visitante realize cadastro no site.

Data: 5 a 8 de outubro de 2019
Local: Parque Anhembi, São Paulo (SP)
Mais informações: https://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/

Franchise4U

A Franchise4U é conhecida por trazer ao país o modelo de feiras de franquias Low-Cost, já famoso em países da Europa.

O formato da feira para participantes também é diferenciado: o evento promove reuniões de 30 minutos entre empreendedores interessados em investir e as marcas franqueadoras. Para se inscrever nas reuniões, é necessário acessar o site, escolher as marcas de interesse e selecionar a cidade em que o evento será realizado.

Um dos grandes atrativos da Franchise4U está nos formatos das franquias expostas: os visitantes encontram modelos de franquias com baixo investimento inicial, em diversos segmentos do franchising.

Em 2019, a Franchise4U será realizada em 16 cidades do país e acontece entre os meses de março a dezembro – a primeira edição aconteceu em fevereiro, em São Paulo. A entrada é gratuita e a feira é destinada a empreendedores de todos os perfis. As inscrições para participação no evento são feitas online.

Confira a seguir a programação e locais do evento:

Franchise4U Fortaleza
Data: 21 de março de 2019
Local: Hotel Gran Marquise, Fortaleza (CE)

Franchise4U Goiânia
Data: 11 de abril de 2019
Local: Hotel Castro’s Park, Goiânia (GO)

Franchise4U Campinas
Data: 25 de abril de 2019
Local: Vitória Hall, Campinas (SP)

Franchise4U Curitiba
Data: 16 de maio de 2019
Local: Hotel Four Points by Sheraton, Curitiba (PR)

Franchise4U Salvador
Data: 30 de maio de 2019
Local: Fiesta Bahia Hotel, Salvador (BA)

Franchise4U Belo Horizonte
Data: 13 de junho de 2019
Local: Mercure Hotel Lourdes, Belo Horizonte (MG)

Franchise4U Ribeirão Preto
Data: 18 de julho de 2019
Local: Stream Hotel, Ribeirão Preto (SP)

Franchise4U Vitória
Data: 8 de agosto de 2019
Local: Sheraton, Vitória (ES)

Franchise4U Rio de Janeiro
Data: 29 de agosto de 2019
Local: Hotel Prodigy Santos Dumont, Rio de Janeiro (RJ)

Franchise4U Recife
Data: 19 de setembro de 2019
Local: Hotel Gran Mercure Boa Viagem, Recife (PE)

Franchise4U Manaus
Data: 10 de outubro de 2019
Local: Hotel Quality, Manaus (AM)

Franchise4U Brasília
Data: 24 de outubro de 2019
Local: Royal Tulip Brasília Alvorada, Brasília (DF)

Franchise4U Florianópolis
Data: 7 de novembro de 2019
Local: Hotel Majestic Palace, Florianópolis (SC)

Franchise4U Porto Alegre
Data: 21 de novembro de 2019
Local: Sheraton, Porto Alegre (RS)

Franchise4U Natal
Data: 5 de dezembro de 2019
Local: Holiday Inn, Natal (RN)

Mais informações: https://www.franchise4u.com.br

Cenário do franchising brasileiro

De acordo com o balanço consolidado de 2018, desenvolvido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o desempenho das franquias brasileiras vem alcançando expectativas positivas, mesmo em meio a desafios econômicos e inconstâncias políticas.

Ao todo, o franchising brasileiro registrou crescimento de 7,1% em faturamento em 2018, em comparação com 2017. O número de unidades também cresceu 5,2%, ao mesmo tempo em que foi registrado aumento do número de redes, com alta de 1,1%.

Ao todo, existem 2.877 marcas de franquias em operação no Brasil. As franquias brasileiras geraram mais de 1,2 milhão de empregos diretos, segundo a ABF.

O resultado positivo no número de expansão das redes franqueadas no país indica um bom cenário para atuação para quem sonha em ser empreendedor. A ABF informa que, em 2018, o número de redes franqueadas no país saltou de 146,1 mil para 153,7 mil unidades. O número médio de unidades por rede também aumentou, com crescimento de 3,9% em comparação com 2017, com aumento da média de 51,4 para 53,4 unidades por marca.

Por meio de nota divulgada à imprensa, o presidente da ABF, André Friedheim, afirma: “estes números indicam a consolidação e o amadurecimento do setor de franquias brasileiro, com redes mais fortes e com maior capilaridade”.

Para saber como aproveitar as feiras de franquias para fazer negócios, clique aqui e confira nossa matéria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui