Casa de Bolos impulsiona expansão com multifranqueados

0
1907
franquia casa de bolos rafael ramos
franquia casa de bolos rafael ramos

Ter multifranqueados – investidores que têm mais de uma operação – pode ser um caminho para uma expansão mais ágil, econômica e sustentável.

Mas para que essa estratégia tenha sucesso, a franqueadora precisa oferecer vantagens que incentivem os parceiros a ter mais de uma unidade. E a Casa de Bolos, rede especializada em bolos caseiros, tem feito isso muito bem.

Atualmente, a rede mais de 370 unidades e cerca de 60% dos franqueados possuem mais de uma loja.

Nesta edição do Franchise Insider, exploramos como a Casa de Bolos se relaciona com os seus multifranqueados e conhecemos um parceiro que já tem 5 operações em funcionamento.

O processo, as vantagens e o papel do multifranqueado

Apesar de ser um importante braço na expansão e consolidação da marca, Rafael Ramos, diretor de marketing da Casa de Bolos, explica que o processo de “conversão” de um franqueado em multifranqueado é bastante orgânico.

“Na medida em que o franqueado se adapta e se dedica ao negócio, o sucesso vem como uma consequência de seu trabalho. Isso possibilita que ele vislumbre novas perspectivas de crescimento e alocação de seus investimentos. Muitas vezes, ele prioriza, então, replicar todo o conhecimento adquirido em uma nova unidade da rede”, diz.

Para incentivar os franqueados que estão prosperando e demonstram boa gestão de seus negócios, a Casa de Bolos oferece algumas facilidades financeiras para aqueles que se interessarem em abrir novas unidades.

Entre essas vantagens está o parcelamento da taxa de franquia e dos equipamentos. A companhia também tem parceria com instituições bancárias que oferecem crédito com condições especiais para os franqueados da rede.

O multifranqueamento contribuiu para a expansão e consolidação da marca, levando nossos bolos à locais onde ainda não estávamos

No entanto, para inaugurar uma nova operação, mesmo um franqueado experiente ainda precisa caminhar junto com a franqueadora.

Rafael explica que a abertura de novos pontos é baseada em estudos de geolocalização, potencial de consumo e perfis sociodemográficos, além das demandas do mercado. Por isso, franqueado e franqueadora sempre devem estar alinhados sobre o local e as características da nova loja.

A sinergia entre os planos de expansão da marca e o desejo de crescimento do franqueado resulta em uma receita poderosa, e que é muito valorizada pela Casa de Bolos.

“Quando temos um parceiro da própria rede para o cumprimento da estratégia de expansão, temos alguém já alinhado ao perfil da marca, que conhece a operação e que tem todo o know-how de como operar sua unidade dentro dos padrões de qualidade exigidos pela franqueadora”, conta.

E como já têm conhecimento prévio da operação, o executivo revela que os multifranqueados têm menos necessidade de acompanhamento em certos aspectos da abertura e do dia a dia do negócio – ainda que tenham acesso a todo o suporte e treinamento que a marca oferece.

Além disso, o fato de ter tantos franqueados que estão tão satisfeitos a ponto de investir em uma nova loja contribui para que a Casa de Bolos conquiste um posicionamento bastante positivo frente ao mercado e à concorrência.

Case: multifranqueado abre sua 5ª unidade da Casa de Bolos

franquia casa de bolos murilo zacharias
Murilo Bonucci Zacharias, multifranqueado da Casa de Bolos

Um dos multifranqueados da Casa de Bolos é o empresário catarinense Murilo Bonucci Zacharias.

Ele conheceu a rede depois de saber que uma tia que era bastante exigente com a alimentação adorou um dos produtos da Casa de Bolos. Interessado na marca, fez uma pesquisa de público em sua cidade natal, Florianópolis (SC), e descobriu que havia potencial para um negócio de bolos caseiros na região.

“Me inscrevi para ser um franqueado em 2014 e fiquei um tempo aguardando. Enquanto isso, comprei diversos bolos da Casa de Bolos e os coloquei espalhados pela empresa em que trabalhava sem ninguém saber. Observei as reações e todas eram positivas e muito elogiosas”, relembra Murilo.

Em 2016, o empresário abriu sua primeira unidade da franquia. Os resultados positivos e a identificação com a marca o incentivaram a expandir os negócios. Agora, Murilo já lidera 5 franquias da Casa de Bolos.

“Conhecer a qualidade do produto e a sua aceitação, bem como as práticas da franqueadora em zelar pela marca e pelos produtos me trouxe a segurança de expandir. Montar a segunda loja é mais fácil que montar a primeira, montar a quinta é infinitamente mais fácil”, comemora.

Para Murilo, entre as vantagens de ser um multifranqueado, está a possibilidade de ter melhores condições para fazer compras, maior agilidade para treinar e remanejar as equipes e também uma visão melhor do mercado.

Ele também destaca que ter mais de uma linha de produção permite que atenda encomendas maiores, o que é bastante positivo para o faturamento.

Todas essas vantagens, porém, exigem uma boa organização do empresário.

Murilo teve que investir em estratégias e ferramentas para uma gestão centralizada, mas que ainda oferecesse a possibilidade de analisar os resultados das lojas separadamente, quando necessário.

Ele detalha: “precisei me organizar criando um painel de controle com câmeras, depósito fora das lojas para poder trabalhar com grandes compras, ter central telefônica, tecnologia para a gestão de pessoas e alguns processos de sistematização. O avanço foi enorme”, finaliza.

Com a expansão a todo vapor, apesar de crise, a Casa de Bolos prevê o avanço na internacionalização da marca e o lançamento de novos modelos de negócio.

Além disso, a rede projeta chegar à marca de 400 franquias em todo o país até o fim de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui