Como a Franquias do Futuro vendeu 27 franquias na Black Friday

0
1534
franquias do futuro
franquias do futuro

Responsável pelas operações de redes como a Brasil Nutri Shop, Mazze e Bellaza, a Franquias do Futuro aproveitou a Black Friday para oferecer condições especiais na aquisição de suas franquias e conseguiu um resultado expressivo. Ao todo foram 27 unidades comercializadas no fim de novembro.

Além do desconto de 25% no valor do investimento de todas as marcas e modelos de negócio, a Franquias do Futuro desenhou um plano de divulgação e conversão de leads que foi fundamental para os resultados.

Nesta edição do Franchise Insider, Ilano Bittencourt, coordenador comercial da Franquias do Futuro conta quais foram os passos do grupo para acelerar a expansão em um ano tão atípico no franchising.

Black Friday em ano de pandemia

Em 2020 foi muito difícil projetar como seria a Black Friday.

Se por um lado o coronavírus trouxe um forte impacto para as franquias brasileiras e há indícios de que uma segunda onda vem por aí, por outro, os últimos meses já demonstravam que o setor de franchising estava em acelerada recuperação.

Esse cenário de incertezas fez muitas franquias duvidarem se valia a pena apostar em uma promoção de Black Friday este ano. Mas a Franquias do Futuro não teve dúvidas sobre o investimento.

“No início da pandemia houve queda no volume de interessados. Mas depois de junho percebemos que o número de candidatos começou a aumentar muito”, explica Ilano.

Ele acredita que o desemprego foi um dos pontos que incentivou a busca por uma nova fonte de renda. E como as marcas da Franquias do Futuro têm modelo de operação descomplicada, econômica e virtual, chamaram atenção dos investidores.

Com a demanda crescendo nos últimos meses, o grupo decidiu fazer uma ação especial no fim ano: ofertar o maior desconto promovido até então na Black Friday.

“A Black Friday é a época sazonal mais importante para o e-commerce no mundo todo. Nós, sendo um grupos de franquias onde o franqueado trabalha home based com um negócio online, com certeza iríamos participar com promoções”, diz Ilano.

Segundo o executivo, a expectativa era aproveitar o momento delicado para oferecer uma oportunidade única e facilitar a entrada de novos empreendedores no franchising. Como resultado, a Franquias do Futuro esperava o melhor mês no quesito de fechamento de negócios. E isso, de fato, aconteceu.

Foram negociadas 3 franquias da Bellaza, 4 da Mazze e 21 da Brasil Nutri Shop.

Estratégias de captação e vendas

Somado a um desconto expressivo e que tinha o apelo de ser o maior ofertado pelo grupo, a Franquias do Futuro criou um estratégia de divulgação em diversas frentes.

A companhia desenvolveu peças de marketing para serem veiculadas nas mídias sociais das marcas e, também, gerou conteúdo em portais especializados no segmento – como o Guia Franquias de Sucesso.

Os leads captados nos canais de divulgação foram então direcionados para um arrojado esquema de seleção e nutrição que foi otimizado recentemente. Entre os aspectos ajustados está o funil de vendas, que ficou ainda mais bem definido.

Ilano explica: “hoje trabalhamos com um funil onde os leads passam por um primeiro atendimento pelo SDR (pré-vendas), que faz um apresentação do modelo de negócio e também sente como está a temperatura do lead. Nesse primeiro atendimento, vamos tentar conversar com o lead por Whatsapp e marcar uma reunião. Depois, enviaremos materiais e tiraremos dúvidas pontuais”.

O WhatsApp, inclusive, é uma ferramenta bastante importante no funil de vendas da Franquias do Futuro e, segundo Ilano, quase 40% dos interessados nas redes da companhia usam a ferramenta.

“As pessoas querem um contato imediato, por isso buscam o WhatsApp mesmo já tendo se cadastrado no site da franqueadora ou de parceiros. Ao mesmo tempo que isso torna o processo um pouco mais difícil de metrificar, também é uma forma de nos aproximar do interessado e agilizar o fechamento”, afirma.

Uma vez que todas as perguntas do sejam respondidas, o lead recebe a COF, minuta de contrato e pode dar andamento na negociação de valores e assinatura do contrato.

Momento propício para franquias fitness

Também é interessante dizer que o grupo aproveitou um momento favorável principalmente para a negociação de franquias de produtos fitness, como a Brasil Nutri Shop.

Ilano explica que a procura por artigos desse mercado chega a triplicar no início do verão. Por isso, a Black Friday era ainda mais estratégica para a expansão da Brasil Nutri Shop e rendeu ótimos resultados para a marca.

Desafios e oportunidades do novo modelo

Os candidatos que avançam para o fechamento e adquirem a franquia recebem um site personalizado com os produtos da marca escolhida já cadastrados. O processo de abertura da franquia demora em torno de 30 dias e o franqueado não precisa ter CNPJ.

As vendas feitas através dos sites dos franqueados são processadas e enviadas pelos centros de distribuição da Franquias do Futuro. A Brasil Nutri Shop, por exemplo, tem polos nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

Próximos passos e expectativas para 2021

De acordo com Ilano, a Franquias do Futuro está otimista com relação ao próximo ano. O crescimento do e-commerce e os resultados positivos na Black Friday apontam para um 2021 próspero para o grupo.

Além de modelos de negócio que a companhia enxerga como o futuro do franchising, a holding está ampliando suas iniciativas de expansão e faturamento.

Uma dessas frentes está em um projeto que ajuda outras empresas na formatação de franquias virtuais.

Os empresários que quiserem ter seus negócios formatados com a ajuda da Franquias do Futuro devem preencher alguns requisitos – como ser uma empresa de médio porte e trabalhar com mercadorias não perecíveis – e se cadastrar em um formulário de interesse.

As marcas selecionadas passam por um processo completo de consultoria, reuniões e checklists para criação do modelo de franquia. A holding monta o plano de negócios, a COF, organiza os sistemas de gestão e confecciona os contratos. O processo leva em torno de 3 meses.

Essa etapa é gratuita para o novo franqueador. A Franquias do Futuro será remunerada somente depois que a formatação for concluída com um percentual da taxa de franquia dos negócios fechados.

Com essa solução, a Franquias do Futuro caminha para se fortalecer ainda mais como um grupo especializado em negócio digitais – um mercado que tem tudo para continuar crescendo a passos largos nos próximos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui