Pit Stop: os segredos da maior microfranquia do Brasil

0
1576
franquia pit stop renato montenegro
franquia pit stop renato montenegro

Cerveja gelada, preço justo e em locais convenientes para o consumidor. Foi com essa proposta simples, mas muito bem desenhada que o Pit Stop se tornou a maior microfranquia do país.

O título é dado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que anualmente seleciona as marcas associadas que têm maior número de unidades ativas no país.

Em 2020, a ABF criou uma subdivisão em seu ranking e separou as microfranquias – que têm custo até R$ 105 mil e operação simplificada – dos formatos tradicionais. E foi neste levantamento que o Pit Stop apareceu na primeira posição.

A rede de franquias da Ambev atingiu 1866 unidades em 2020, se tornando a maior microfranquia do Brasil. Agora, já está próxima de 2 mil microfranquias.

Os segredos do sucesso

O posto de maior microfranquia em 2020 impressiona, mas de acordo com Renato Montenegro, gerente de expansão nacional de franquias da Ambev, a receita do sucesso é até bem simples: oferecer um modelo de negócio em que todos ganham.

O franqueado aproveita uma franquia com custo baixo, em torno de R$ 100 mil, e com payback rápido. Além disso, gerencia uma operação simples e trabalha com um produto de alta rentabilidade.

O consumidor ganha um ponto de abastecimento da geladeira que permite compras rápidas e convenientes. E claro, a oportunidade de comprar cervejas, refrigerantes, sucos, chás e água gelada.

E como as câmaras frias do Pit Stop são alocadas em estabelecimentos de terceiros – como postos de gasolina e estacionamentos de supermercados –, a microfranquia também pode ajudar a impulsionar os ganhos do espaço onde é instalada.

Por conta disso, um dos públicos almejados pela franqueadora são os empresários que já têm um comércio e queiram agregar a microfranquia como forma de rentabilizar ainda mais suas operações. Para isso, o Pit Stop também tem buscado locais como estacionamentos de shoppings, butique de carnes e centros comerciais como pontos de instalação da microfranquia.

Há ainda outros dois pontos que são citados por Renato Montenegro e que merecem destaque: a preocupação com a sustentabilidade, uma vez que as garrafas são retornáveis, e com a estética das unidades.

“A combinação de todos esses diferenciais tornou o Pit Stop um modelo inovador, que em pouco tempo já ganhou alguns reconhecimentos importantes. Entre eles, dois prêmios de design (que atestam não só a qualidade do produto, mas uma série de características de impacto e relevância do produto): o prêmio nacional Bornancini no final de 2020 e o prêmio IF Design Award em 2021, um dos mais celebrados e valorizados no mundo”, comemora o executivo.

O futuro das microfranquias

Como líder em sua categoria, o Pit Stop tem moral para falar sobre o modelo que tanto contribuiu para sua expansão, a microfranquia.

Para Montenegro, o formato tem tudo para ser um ponto de conexão entre os interesses das franqueadoras, que querem acelerar a expansão no pós-crise e chegar a novas praças, e dos investidores, que buscam negócios econômicos, lucrativos e simples de administrar.

Mas, para dar certo, ele tem uma dica para os outros franqueadores: “a franquia tem que encontrar formas de ajudar os consumidores de alguma maneira e entregar uma boa experiência de compra, para fidelizarmos o cliente. Ter a credibilidade do consumidor é fundamental e investir para acompanhar suas mudanças faz parte do negócio”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui