Qual a diferença entre franquia e filial?

0
1527
qual a diferenca entre franquia e filial
qual a diferenca entre franquia e filial

Alguns dos termos utilizados no mercado de franchising podem causar certa confusão, um desses exemplo é a diferença entre franquia e filial.

Muitas pessoas acham que se tratam de sinônimos, mas a verdade é que os são conceitos muito distintos.

Se você também tem essa dúvida ou não sabe ao certo o que diferencia uma franquia e uma filial, continue a leitura e entenda quais são as características de cada um desses formatos.

O que é franquia?

Franquia é uma modalidade de expansão de negócios baseada na concessão do direito de uso da marca. Ao franquear, a empresa aceita compartilhar seu conhecimento, modelo de negócio, estrutura e marca com um investidor.

Com isso, quem adquire uma franquia pode reproduzir um formato de negócio que já é conhecido e prestigiado no mercado e ainda contar com o apoio da franqueadora em todas as etapas de instalação e gerenciamento da unidade.

Ou seja, o investidor pode abrir a sua unidade com um modelo já testado no mercado e seguindo o padrão da rede, como cardápio, catálogo de serviços, estrutura física, preços, e todos os outros detalhes que já são praticados pelas outras franquias.

Por outro lado, o franqueador deve realizar um treinamento com esse investidor, explicar quais são os procedimentos e padrões a seguir e disponibilizar um suporte para o franqueado.

Como vantagem, a marca consegue crescer rapidamente em diversas regiões do país (ou fora dele), se tornar cada vez mais consolidada no mercado, e o franqueador recebe remunerações como a taxa de franquia e taxa de royalties.

Esse modelo é um dos mais conhecidos para o crescimento no mercado brasileiro e também considerado com uma das formas mais seguras para quem deseja empreender.

O que é filial?

A filial de uma empresa é uma nova unidade da marca, mas, diferente das franquias, ela não é aberta a terceiros. Ou seja, o investimento para a abertura e o gerenciamento da unidade devem ser realizados pela própria empresa.

As filias também devem seguir as orientações enviadas pela matriz, o que garante uma padronização nos processos e no atendimento.

É muito comum que as filiais de uma empresa abriguem setores específicos da marca, como por exemplo o departamento de marketing, financeiro, dentre outros.

Afinal, qual a diferença entre franquia e filial?

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que existem diferenças no modelo de operação, propósito e também em quem é responsável pelas franquias e filiais.

Enquanto uma filial de uma empresa é gerida e financiada pela detentora da marca – com os recursos financeiros dela mesma -, uma unidade de franquia fica sob responsabilidade do franqueado – que é um investidor com permissão para replicar o modelo de negócio em uma determinada região.

É interessante dizer também que, caso o franqueado queira abrir mão do negócio, ele pode repassar a franquia para outro empreendedor ou oferecê-la para a franqueadora. Caso a franqueadora compre a franquia, ela passa a ser uma considerada com uma unidade própria da marca.

Se você já tem uma empresa e quer expandir os negócio, pode avaliar se faz mais sentido crescer com franquias ou com filiais.

Mas se você quer empreender fazendo parte de uma marca que já tem sucesso, certamente, as franquias são boas opções para considerar. Aproveite para conhecer nosso banco de dados com centenas de franquias e escolher a ideal para você! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui