Inflação: como sua franquia pode lidar com isso

0
573
inflacao como sua franquia pode lidar com isso
inflacao como sua franquia pode lidar com isso

Desde setembro de 2021 o Brasil enfrenta uma inflação de dois dígitos — atualmente, acima de 10%, de acordo com o IBGE —, e como isso impacta diretamente o caixa das franquias, essa é uma questão que tem deixado muitos franqueadores angustiados.

Felizmente, existem algumas estratégias que podem ser adotadas para cortar custos e faturar mais, diminuindo os efeitos da alta inflação.

Veja, a seguir, quais são essas estratégias e como colocá-las em prática na sua franquia.

Adoção do trabalho híbrido ou home office

Manter os colaboradores em um espaço presencial significa ter gastos com contas como aluguel, água, luz, internet e limpeza. Por isso, colocar a operação em regime home office ou híbrido (com dias de trabalho presencial e home office) pode ser uma ótima estratégia de redução de custos. 

Caso seja necessário manter um espaço físico, há a possibilidade de escolher um ambiente menor (e mais barato) ou mesmo optar por um coworking. Se não for preciso ter encontros presenciais, a rede pode entregar o escritório, oferecer um apoio financeiro para os funcionários manterem o home office e, mesmo assim, economizar muito. 

Negociar preços com os fornecedores

Outra estratégia que os franqueadores podem adotar para diminuir os impactos da inflação na franquia é negociar com os seus fornecedores e parceiros, buscando alternativas para reduzir ou elevar o mínimo possível os preços dos produtos e serviços que sua rede consome.

Para essa conversa, as dicas são: seja transparente, exponha seus argumentos e esteja pronto para ouvir o lado do fornecedor – afinal, ele também deve estar enfrentando os mesmos desafios. Lembre-se que negociar não é impor o que você quer, mas chegar a um ponto em que o cenário seja satisfatório para os dois lados! 

Fazer campanhas para incentivar os clientes a comprar mais

Aposte também na criação de campanhas que incentivem os clientes a comprar mais, ou seja, que possam aumentar o ticket médio das compras nas franquias.

Desenhar ações com produtos ou serviços complementares um ao outro, criar incentivos para indicações ou dar descontos progressivos dependendo do volume de compras pode ser muito eficiente.

Fazer ações desse tipo é interessante porque o ticket médio nas franquias contribui diretamente para o faturamento dos franqueados e, consequentemente, para a receita do franqueador. 

Contar com um sistema de gestão eficiente

Para analisar a situação financeira da franquia, os franqueadores devem contar com informações e dados concretos sobre o andamento da rede. Para isso, ter um sistema de gestão financeira é a melhor alternativa.

O Solutto, por exemplo, tem um módulo de gestão financeira que automatiza tarefas e facilita a administração das entradas e saídas da companhia. Entre as ferramentas estão a apuração de royalties e fundo de propaganda de acordo com as regras de cada contrato; o registro individual de contas a receber, negociações e gestão de cobranças recorrentes; gestão do mix de produtos em tempo real e relatórios e análises gerenciais.

Além disso, o Solutto pode ajudar a reduzir a inadimplência dos franqueados através de cobranças automáticas – o que contribuiu diretamente com a redução de perdas e aumento da receita.  

Automatizar os processos da franqueadora

Se otimizar os processos da franquia já era uma das melhores estratégias usadas pelas franqueadoras, nesse período de inflação também é uma solução muito eficiente.

Por meio da otimização dos processos é possível diminuir erros humanos e, consequentemente, ter menos perdas financeiras para reparar esses erros.

Além disso, a automatização permite que os franqueadores identifiquem e eliminar desperdícios, verifiquem se os seus recursos estão bem-empregados, acompanhem a produtividade e até reduzam a equipe, se necessário.

Mais sobre a Solutto

A Solutto é uma fornecedora de sistema de gestão de franquias que vem auxiliando franqueadores e franqueados de todo o país.

O sistema é dividido em módulos desenvolvidos especialmente para atender franquias. Por meio dele é possível organizar o fluxo de expansão, gerenciar as finanças, facilitar a compra com fornecedores homologados, se comunicar e treinar os franqueados, avaliar o desempenho das unidades e muito mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui