Tenho visto muitas empresas fazendo campanhas no Google, postagens das redes sociais, mas não se preocupam com o SEO (Search Engine Optimization – que são técnicas para que os robôs dos mecanismos de busca encontrem o seu site e o classifique entre os primeiros).
Resultado: investimento jogado no lixo. A jornada do marketing digital é essencial para que você possa vender mais. De nada adianta ter um belo site se os códigos-fonte (que são os códigos que os robôs entendem) não estão preparados para leituras dos robôs de Google, BING, Yahoo ou outros mecanismos de busca.
Isso é falado há muitos anos, mas com a pandemia, os consumidores passaram a comprar ainda mais na internet.
De acordo com um estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o percentual de vendas online ficou em média 21% em junho deste ano, sendo que este número era de 9,2% antes da pandemia. Ou seja, o caminho não tem mais volta. Muitos se adaptaram à internet e as empresas começaram a perceber que tem de se destacar de alguma forma. Um outro estudo realizado pela BackLinko, mostra que 31% dos cliques vão para o primeiro resultado do Google.
E existe fórmula mágica? Digo que não. Você precisa saber o básico para entender as tendências e saber se o seu site está otimizado para os buscadores, mas contrate um profissional ou uma agência especializada.
As técnicas de SEO não são tão simples quanto parecem, pois exigem o conhecimento das regras aliado às estratégias da empresa. A intenção é fazer com que os milhares de internautas possam descobrir a sua página de forma fácil. E isso é mutável. Você tem de estar sempre de olho nas palavras mais buscadas, tendências para aproveitar o máximo desse mundo digital.
Não quero desencorajar ninguém, mas é necessária uma profissionalização se você quiser vender mais. Mexer no seu site para que ele seja reconhecido é essencial para qualquer empresa e você, em franquia, pode ainda contar com a estrutura da rede para melhorar as estratégias. Pense em rede!!!!
Por isso, você, que é gestor de uma franquia, deve ficar bem atento antes de fazer campanhas de impulsionamento no Google, por exemplo.
Uma dica bem simples, para saber se o SEO foi implementado, é acessar o seu site e clicar no seu teclado CTRL + U. Você vai encontrar o que chamamos de código-fonte. Clique CRTL + F e digite title ou description e veja se há campos preenchidos (o title é o título de determinada página do seu site que faz o robô entender o que tem na página inicialmente. Já o description, como o próprio nome mostra, é a descrição do produto ou serviço o que demanda uma estratégia e estudo para você inserir palavras que façam o robô entender o que você realmente vende e case com a sua estratégia de marketing).
Se você não encontrar nada relacionado, é porque o seu site não está sendo lido pelos robôs.
Mais do que nunca, transforme-se digitalmente. Pense que o consumidor hoje é multicanal, exige facilidades e bom atendimento. Entenda a jornada do seu cliente para que você possa oferecer experiências que o façam comprar, lembrar da sua marca e até ser engajado para poder indicar o seu produto ou serviço.