5 formas de melhorar a gestão de franquias com o Business Intelligence

0
1671
gestao business intelligence
gestao business intelligence

Nenhuma companhia gosta de operar no modelo de tentativa e erro, principalmente em um momento de crise – quando qualquer ação mal pensada pode ser fatal para o negócio. E, felizmente, na maioria das vezes, isso não é mais necessário.

Embora qualquer movimento estratégico tenha seus riscos, as empresas estão conseguindo tomar decisões cada vez mais assertivas e rápidas através de recursos tecnológicos como as ferramentas de Business Intelligence.

O Business Intelligence (BI) é baseado em um conjunto de práticas e instrumentos que auxilia empresas na coleta, organização e interpretação de dados.

Essas informações são estruturadas em relatórios e gráficos e permitem que os times de gestão possam basear seus próximos passos em dados confiáveis e de qualidade.

Os resultados para essa dinâmica são impressionantes: 56% das companhias que utilizam o BI tomam decisões mais rápidas e eficientes e 51% comprova que a análise de dados ajuda a aumentar o faturamento. Os dados são da Business 2 Community.

Interessado nestes resultados?

Então, continue lendo, porque vamos destacar alguns aspectos do franchising que podem ser otimizados através da aplicação de BI. Boa leitura!

Mais sucesso na expansão

A expansão de franquias é estruturada em definir características ideais para os franqueados, criar ações para captar interessados que tenham o perfil desejado e selecionar aqueles que melhor atendem os requisitos da companhia.

E todas essas etapas dependem de um bom estudo de informações.

Por isso, quando existem estratégias e ferramentas consistentes na análise de dados, fica muito mais simples entender e medir quais são as ações que funcionam melhor para a expansão e acertar na seleção dos candidatos.

Mapeamento de oportunidades

O BI também pode ser aplicado no estudo do mercado com foco em entender que tipos de oportunidades podem ser aproveitadas pela rede a curto e longo prazo.

No cenário atual, por exemplo, a pandemia fortaleceu tendências ligadas à transformação digital na gestão de franquias, além de ter impulsionado a procura por modelos de negócio mais enxutos, baratos e virtuais.

Acompanhando esses movimentos, as franqueadoras podem pensar na possibilidade de criar formatos de franquias que acompanham as tendências e modernizar seus protocolos atuais para atender as novas necessidades dos franqueados e consumidores.

Otimização de custos

Ainda de acordo com informações da Business 2 Community, 94% dos profissionais enxerga o BI como ponto fundamental do crescimento de suas empresas.

Isso faz muito sentido, uma vez que ter dados confiáveis pode ajudar as empresas e evitar decisões erradas e fazer maus investimentos, e isso reduz drasticamente os custos com prejuízos.

Outro ponto importante é que uma única ferramenta de BI pode substituir vários softwares de organização de dados, o que também contribui para a economia de recursos da franquia.

Identificação e correção de problemas

Quando a franqueadora acompanha de perto o desempenho de seus franqueados, ela também consegue identificar pequenos problemas que podem prejudicar a performance nas unidades.

Localizando falhas nos protocolos, atendimento ou na gestão das finanças o quanto antes, os franqueadores podem agir com mais rapidez e ajudar os franqueados a ajustar a operação antes que pequenos erros se tornem grandes problemas.

Melhor experiência para os consumidores

Entender o cliente final é mandatório para o sucesso de uma rede de franquias. Afinal, a satisfação do consumidor é o ponto de partida para todas as outras estratégias da companhia.

Com uma ferramenta de BI, é possível ter uma visão muito clara de quem é seu público consumidor e de como ele enxerga sua marca.

Usando essas informações, os franqueadores podem direcionar suas ações de posicionamento no mercado, desenvolver novos produtos e serviços e mudar a dinâmica de atendimento nas unidades com foco em atrair e fidelizar os clientes.

O fato é que p BI sempre ofereceu muitas vantagens para as redes de franquias, mas principalmente em um cenário ainda mais competitivo, como o atual, as franquias vão precisar de ferramentas que ofereçam redução de custos e maximizam os resultados. Aquelas que encontrarem esses instrumentos e souberem como aplicá-los para atualizar a gestão, certamente vai sair na frente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui