Como a análise de dados pode ajudar a vender mais franquias

0
1403
dados vender franquias
dados vender franquias

selopubliAs redes de franquias estão sempre em busca de novas técnicas para tornar a expansão mais sólida e ágil. Mas uma das principais formas de acelerar a venda de franquias está em um elemento que, até pouco tempo atrás, era subestimado: os dados.

Embora a análise de informações sempre tenha feito parte da gestão de negócios, a tecnologia fez com que o volume de dados gerados diariamente explodisse.

Com isso, os franqueadores têm uma vantagem e um desafio: têm instrumentos de Business Intelligence (BI) que podem ajudá-los a captar e estruturar praticamente qualquer tipo de informação que contribua com a expansão, mas precisam ser estratégicos na hora de selecionar dados de qualidade e interpretá-los para que realmente sejam úteis.

É justamente por conta disso que muitos especialistas do setor têm dito que os dados são o novo petróleo – são valiosos, mas precisam ser refinados para ter utilidade.

Neste artigo, pontuamos alguns aspectos da análise de dados que podem ser aplicados nas redes do franchising para impulsionar o motor dos negócios e acelerar a venda de franquias.

Compreensão do público alvo

Para ser bem-sucedido em vendas, é necessário conhecer muito bem o público consumidor. No caso das franqueadoras, além do público final, é preciso acompanhar o comportamento e as intenções dos investidores de franquias.

É a partir do entendimento do que os novos franqueados buscam, que as redes de franquias podem basear todas as estratégias de expansão e posicionamento de marca para atrair e converter os investidores.

Modelos alinhados com o mercado

Ainda que a definição de formatos de franquia seja particular de cada segmento e forma de operação, é fato que os franqueadores que conseguem ajustar seus modelos de negócio às necessidades do mercado podem alcançar resultados melhores.

Neste momento de crise, não há dúvidas de que os modelos que mais têm chamado a atenção dos investidores são, principalmente, os de baixo custo, que têm gestão descomplicada e são virtuais – como as franquias de loja virtual e delivery, por exemplo.

Acompanhando o aumento de interesse nesses nichos, as franqueadoras podem estudar a possibilidade de fazer ajustes em suas franquias e aproveitar as tendências para fechar novos negócios.

Expansão mais assertiva

A análise de dados também pode ser utilizada para entender quais são e onde estão as oportunidades de crescimento da rede.

Através de um estudo de geomarketing, por exemplo, os franqueadores podem obter informações confiáveis para entender quais são as praças são interessantes para a expansão, de acordo com características econômicas, culturais e sociais.

Tendo modelos de negócios competitivos e direcionando a expansão corretamente, você terá uma base sólida para partir para o próximo passo: gerenciar os leads interessados no negócio.

Melhor gestão dos leads

Os leads são elementos fundamentais na expansão de franquias, e fazer uma boa gestão deles é muito importante.

Centralizando, organizando e analisando as informações dos leads, é possível não só entender qual o perfil dos interessados em sua franquia, mas aprimorar as estratégias de marketing e vendas que serão aplicadas a eles.

Dessa forma, as franqueadoras podem alcançar mais sucesso na hora de criar ações com foco em atrair, reter e nutrir os leads, o que impacta diretamente no volume de conversões.

Impulsione a expansão com a Solutto

Referência em sistemas de gestão de franquias, a Solutto oferece módulos que ajudam as redes do franchising a profissionalizar a gestão e consolidar suas estratégias.

Entre as soluções oferecidas pela Solutto, está o módulo de expansão de franquias, que centraliza a captação e organização dos leads; apoia a criação e automação de trilhas de nutrição e ainda permite a produção de materiais e documentos (como o pré-contrato e a COF).

Neste módulo, todas os dados são centralizados em um só lugar e podem ser gerenciados por meio de dashboards que ajudam a equipe a acompanhar o desempenho da expansão.

Além disso, o sistema da Solutto oferece uma base completa com dados de municípios do IBGE, shoppings e aeroportos que podem favorecer as estratégias de crescimento da marca.

Preencha o formulário abaixo para saber mais sobre como a Solutto pode ajudar a otimizar a sua gestão e impulsionar a expansão de franquias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui