A maioria das franquias que está em processo de expansão se preocupa em localizar pessoas que tenham perfil para se tornar novos franqueados. Mas, depois que as encontram, muitas delas têm dificuldade para fechar negócio.

De fato, esse é um processo que pode ser um pouco demorado e levar um certo tempo. Mas existem boas ferramentas para te ajudar com isso, e uma das principais são os ciclos de nutrição.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

O que são ciclos de nutrição

Chamamos de ciclos de nutrição os fluxos que informam, educam e aproximam um possível cliente. Para ficar mais claro, vejamos um exemplo.

Quando você está interessado em comprar algo, a primeira atitude que toma, provavelmente, é fazer uma pesquisa, certo? Nessa busca você aprende mais sobre o produto que deseja adquirir e sobre quem são as empresas que o oferecem.

No mundo do franchising acontece o mesmo. Quando uma pessoa está interessada em franchising, ela começa o processo de buscar informações sobre o mercado, segmento ou a marca com a qual deseja atuar.

Depois, passa a entender melhor o funcionamento das franquias, quais são os direitos e deveres de um franqueado e conhece as marcas que atuam no setor que mais a agrada. Com o tempo, ela adquire todas as informações que precisa para confiar em uma rede específica, ganha conhecimento sobre seus procedimentos e o formato de negócio que mais a interessa. É nesse momento que um candidato está pronto para se tornar um franqueado.

Essa informação que faz o consumidor entender melhor o seu negócio e ganhar a confiança necessária para assinar o contrato pode ser transmitida nos ciclos de nutrição. Estabelecendo um fluxo de contato e conteúdo com o candidato, você poderá “alimentá-lo” com informação sobre o seu mercado e sua franquia e criar um relacionamento com ele que vai levá-lo a fechar negócio.

Uma das formas mais comuns é fazer a nutrição enviando e-mails, mas você também pode mandar conteúdo por outros canais, como por SMS ou Whatsapp, por exemplo. O importante é ter um bom canal de contato e pensar o conteúdo de forma estratégica, para que ele informe e gere confiança o suficiente para o candidato se tornar um franqueado.

Como usar os ciclos de nutrição para converter franqueados

A jornada de compra se baseia em atração dos candidatos, nutrição e conversão. Ou seja, primeiro é preciso atrair pessoas que têm interesse no seu tipo de negócio e só depois dar informações para que elas se sintam confiantes para fechar negócio.

Para isso, o segredo é criar estratégias que aproximem as pessoas certas e as transformem em leads. Nas estratégias de marketing, entendemos por lead, as pessoas que declararam abertamente que têm interesse no seu tipo de franquia. Seja porque baixaram um e-book que você produziu, porque se cadastraram na sua newsletter ou porque preencheram um formulário para saber mais sobre os seus modelos de negócio.

Por meio de recursos como esses, você terá acesso a contatos dos clientes e poderá usá-los para direcionar os conteúdos dos seus ciclos de nutrição. Não ficou claro? Vamos a outro exemplo.

Vamos imaginar que você tem uma rede de franquias de lanchonete, e criou o e-book “Tudo que você precisa saber sobre franquias de alimentação”. Provavelmente quem baixar o seu material tem interesse no seu ramo, não é mesmo?

Se para fazer o download você solicitar o nome, telefone e e-mail do candidato, terá um lead, ou seja, um contato de alguém que pode ser um novo franqueado. Através do e-mail e telefone, você poderá criar materiais informativos que preparem o interessado para receber um contato comercial e, por fim, abrir uma nova franquia.

Faça a nutrição dos seus candidatos com o Solutto

Para criar ciclos de nutrição realmente efetivos você precisa de uma boa ferramenta para manter as informações dos futuros franqueados e organizar os conteúdos que serão enviados para eles. E essa ferramenta é o Solutto!

O módulo de CRM do Solutto permite criar formulários totalmente personalizados e gerenciar os contatos como oportunidades de venda.

Através do sistema de funil de vendas e o registro de histórico de relacionamento, você será capaz de segmentar os candidatos de acordo com a sua proximidade em fechar negócio e detalhar quais estratégias foram usadas e as respostas obtidas em cada caso.

Além disso, o módulo conta com ferramenta de disparo de e-mail marketing com trilhas de nutrição e envio automatizado de SMS. Tudo para facilitar a organização e garantir um esquema de nutrição e conversão mais efetivo!

DEIXE UMA RESPOSTA