A Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF Rio) e a Agência Estadual de Fomento (AgeRio) firmaram, no dia 1 de setembro, um acordo que vai oferecer 1,5 milhão de reais para que habitantes de comunidades pacificadas do Rio de Janeiro possam financiar a abertura e expansão de franquias.
O convênio vai oferecer cartas de crédito de até 15 mil reais, com juros de 3% ao ano, e quem quiser pleitear o financiamento deverá acessar o site da AgeRio a partir de outubro para se cadastrar.
Vale destacar que o interessado deve ter fiador ou aval, e terá o crédito e a viabilidade do empreendimento avaliados pela comissão.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Segundo os idealizadores, a intenção do projeto é impulsionar o empreendedorismo e a economia em regiões que já contam com dois fatores essenciais para o sucesso das franquias: potencial de consumo e desejo de empreender.
O Instituto Data Favela revelou que o potencial de consumo nas comunidades brasileiras alcança os 64 bilhões de reais e 40% desta população sonha em empreender. Só na Rocinha, por exemplo, já existem cerca 12 mil negócios.
De acordo com Beto Filho, presidente da ABF Rio, a franquia funciona como uma uma opção menos arriscada para quem está começando no empreendedorismo, já que a modalidade de negócio tem taxa de fracasso de apenas 4%.