5 lições de multifranqueados para os franqueadores

0
1167
licoes multifranqueados
licoes multifranqueados

Ter multifranqueados pode ser uma ótima estratégia para as redes de franquias crescerem, principalmente em momentos de crise, em que a captação de novos parceiros é mais desafiadora.

Mas para cativar empresários experientes a abrir novas unidades junto à sua marca é necessário que as franqueadoras fiquem de olho em alguns pontos muito importantes.

Para entender quais são os fatores que fazem um investidor desejar abrir novas unidades de uma marca, conversamos com alguns multifranqueados e exploramos suas experiências junto às companhias que representam.

Veja, a seguir, quais foram as principais dicas que eles deram para as franqueadoras que querem expandir com a ajuda de multifranqueados.

Conexão com os franqueadores é fundamental

Antes de abrir uma franquia, é importante que candidato e franqueador tenham tido a oportunidade de fortalecer o relacionamento um com o outro durante o processo de negociação.

E para vender um novo negócio para quem já está na rede não é diferente. Sem uma relação de confiança, transparência e parceria entre as duas partes é impossível convencer um parceiro a se tornar multifranqueado.

Para Paulo Turato, multifranqueado da Oral Unic, o relacionamento com o fundador da marca, Dr. Nadim Farid, foi decisivo para que ele entrasse na rede já com o desejo de liderar mais de uma clínica.

“Eu já trabalhava com o Nadim há 7 anos. Conhecendo a história da marca e sabendo que teríamos apoio dele, não tivemos dúvidas em ingressar na rede quando o projeto da franquia foi lançado”, relembra Paulo.

De acordo com ele, o apoio que a franqueadora ofereceu desde a montagem da primeira unidade e a confiança que já tinha em seu fundador contribuíram que ele se tornasse um multifranqueado. Atualmente, Paulo e seu sócio lideram 7 unidades e estão planejando a inauguração de mais 4 franquias até o final de 2020. Para 2021, ele pretende abrir mais 17 unidades.

É necessário ter treinamentos voltados para multifranqueados

Os treinamentos são essenciais para que os franqueados e suas equipes mantenham os padrões operacionais e administrativos da marca. Mas, muitas vezes, eles são voltados apenas para quem está começando a franquia ou precisa ajustar questões pontuais do negócio.

Por isso, os multifranqueados também sugerem que os franqueadores invistam em capacitações voltadas exclusivamente para quem pretende gerenciar várias operações, já que as necessidades e desafios desse tipo de empresário são únicas.

Alberto Oyama, diretor de franqueados da ABF e multifranqueado de diferentes marcas, indica: “para ter um crescimento com multifranqueados, as empresas precisam investir em um trabalho de capacitação e transformação do perfil da rede atual. As franqueadoras devem incluir nos seus treinamentos a formação de gestão de redes, transformando seus franqueados unitários em gestores de várias unidades”.

Além do treinamento, também é interessante que o franqueador disponibilize consultores de campo que possam se debruçar sobre as questões relacionadas a uma operação multifranquias e prestem um atendimento personalizado para quem tem mais de uma unidade.

As franqueadoras devem reservar espaços para multifranqueados

Oyama também afirma que uma marca que quer crescer com multifranqueados precisa criar um planejamento de expansão pensado para esses investidores.

E uma das formas de fazer isso é reservar áreas e unidades que devem ser oferecidas para potenciais multifranqueados. De acordo com o especialista, esse cuidado em escolher pontos especiais para que os parceiros possam investir é essencial para fechar novos negócios.

“Já deixamos de entrar em marcas que admiramos e avaliamos como boas oportunidades devido à falta de oportunidades de expansão”, revela Oyama.

Margens atrativas fazem a diferença

O retorno sobre o investimento é um fator bastante importante no franchising. E os multifranqueados – que já conhecem bem o mercado e buscam, justamente, maximizar seus ganhos – encaram esse elemento com muita seriedade.

Para Márcio Fukuhara, multifranqueado da rede de sorveterias Oggi e parceiro da marca desde 2017, o ROI foi uma das condições decisivas para o fechamento do negócio e da expansão com novas unidades.

“Um dos aspectos que mais valorizo no franqueador é que eles realmente se esforçam para manter margens saudáveis para os franqueados”, comenta. Márcio tem atualmente duas unidades e planeja abrir mais duas franquias em breve.

Alberto Oyama concorda: “Costumamos avaliar o potencial do seguimento para os próximos anos e a rentabilidade da marca, oportunidades de crescimento na rede, retorno do investimento e, também, valores da marca e dos seus acionistas”.

Tendo essas dicas em mente, fica claro que as franqueadoras que quiserem manter seus franqueados e multifranqueados satisfeitos precisam se esforçar para criar margens atrativas e desenvolver estratégias que elevem o faturamento dos parceiros.

Os franqueados devem ser tratados de forma individual

Mas nem só de retorno financeiro vivem os multifranqueados. Para se sentirem estimulados a investir em novas unidades de uma marca, os empresários também querem que as franqueadoras entendam suas particularidades e os tratem de forma individual.

Para isso, Márcio Fukuhara recomenda que os franqueadores estreitem os laços com os multifranqueados, não só para acompanhar os seus resultados, mas para que entendam os anseios, desejos e características dos empresários.

“As redes de franquias deveriam conhecer cada franqueado que tem potencial e vontade em crescer junto com a marca. Cada um tem seus planos, condições, realidades e especificidades que poderiam agregar de diferentes formas à franquia”, indica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui