Com uma presença cada vez mais significativa das microfranquias no franchising brasileiro, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) listou as 20 maiores microfranquias de 2023.
Anualmente, a entidade realiza esse estudo para dar destaque para as redes que têm mais unidades franqueadas. A ABF leva em consideração modelos de negócio que exijam um aporte máximo de R$ 135 mil, que é o teto estabelecido para essa modalidade.
A posição das microfranquias no ranking é determinada pelo número de unidades, sendo que, neste ano, a ABF trouxe como mudança a integração de marcas que atuam com mais de um formato de negócio. Nesse sentido, o ranking agora também tem franquias mistas (com modelo tradicional e microfranquia), desde que tenham mais de 50% de microfranquias.
Em 2023 quem liderou a lista foi o Market4u, rede de mercados autônomos que chegou a 2,1 mil operações.
Com a nova regra de franquias mistas, a lista contou com diversas estreantes, ou seja, empresas que nunca figuraram no ranking da ABF, são elas: Grupo É Seguro (809 operações), Emive Franchising (660 operações), Linx Sistemas (619), Bem Safe (516), Maria Brasileira (484), FiadorWeb (439), CotaFácil (421), Grupo Villela (395), Flash Courier (378) e Emagrecentro (333).
Segmentos e distribuição das microfranquias
Apesar de estarem presentes em todos os setores do franchising, a lista das maiores microfranquias teve uma predominância na área de Serviços e Outros Negócios (55%), seguida por Saúde, Beleza e Bem-Estar e Casa e Construção (ambas com participação de 10%).
Já em relação à maturidade das microfranquias que integraram a lista, o estudo apurou que 30% contam com mais de 10 anos e 20% têm entre 3 e 4 anos.
Vale destacar também que 80% das maiores microfranquias de 2023 tem suas operações no formato de loja, 14% no modelo home based, e 5% em quiosques.
No quesito localização, o ranking mostrou que 75% das sedes das franqueadoras e 80% das operações delas não ficam em capitais.
Confira o ranking das 20 maiores microfranquias de 2023: