O que é SEO e como usá-lo para vender mais franquias

0
2064
o que e seo e como usa lo para vender mais franquias 01
o que e seo e como usa lo para vender mais franquias 01

selopubliAtualmente, muitas pessoas falam em SEO e como ele pode alavancar seus objetivos empresariais. Mas você sabe, na prática, como o SEO pode contribuir com a expansão da sua franquia?

SEO é o mesmo que Search Engine Optimization – em português, otimização para mecanismos de buscas –, o que significa a utilização de diversas melhorias com foco em melhorar a posição de um site nos buscadores online, principalmente no Google.

Ao usar práticas de SEO, o site da sua franquia pode aparecer como um dos primeiros resultados para temas estratégicos para o seu negócio. E esse é um caminho importante para você alcançar investidores que estejam buscando por negócios como o seu.

Porém, subir no “ranking” do Google é só o resultado final. As táticas de SEO se baseiam em um objetivo ainda mais importante: entender como aplicar melhorias na estrutura e conteúdo do site para melhorar a experiência dos visitantes. Aparecer antes dos concorrentes é uma espécie de recompensa por oferecer um site mais atrativo, informativo e com melhor navegação para quem o visita.

Como o SEO pode alavancar sua expansão de franquias?

o que e seo e como usa lo para vender mais franquias 02

Imagine que você tem uma franquia de perfumes com custo de R$ 15 mil. Seria interessante que o seu site fosse exibido no topo da página de resultados do Google quando alguém pesquisasse por “franquias baratas de perfumes”, certo? Afinal, quem está procurando por esse tipo de assunto provavelmente está interessado em conhecer e, possivelmente, em abrir uma franquia como a sua.

Se você gostaria que a sua marca aparecesse quando um potencial investidor buscar pelo seu tipo de negócio, o SEO pode te ajudar a chegar lá de forma orgânica – ou seja, sem pagar por anúncios.

Conhecendo e aplicando técnicas de SEO, você mostra para o Google que o seu site é relevante, oferece conteúdo de qualidade para certas palavras-chave (termos de busca usados pelos usuários) e merece aparecer no topo das buscas.

E todos sabemos que quanto melhor o posicionamento de um site nas páginas de resultados do Google, maiores as chances dele receber cliques. Consequentemente, um site com mais tráfego tende a ter mais cadastros de interessados em franquias.

Além disso, ao usar o SEO no seu site você também encontra diversas vantagens, como:

Aumentar a autoridade da marca 

Aumentar a credibilidade da marca entre os consumidores e os investidores é uma consequência de usar as estratégias de SEO corretamente.

Produzindo conteúdo de qualidade com foco em responder dúvidas dos leitores, você demonstra que sua empresa tem profundo conhecimento do seu mercado, e isso influencia diretamente na sua autoridade enquanto marca.

Popularizar seus produtos os serviços entre os clientes 

O mesmo acontece em relação a popularização entre seus clientes. Essas pessoas passarão a conhecer a sua marca e considerá-la como um referência no segmento de atuação.

Além disso, um conteúdo relevante pode influenciar na decisão de compra dos seu clientes e dos candidatos a franqueados.

Bom retorno a longo prazo 

Diferente dos anúncios pagos, que mantêm a visibilidade da sua franquia no ar apenas por um período de tempo, uma estratégia eficaz de SEO  pode fazer com que o conteúdo da sua franquia tenha visibilidade por mais tempo e sem que você tenha que pagar por isso.

Ou seja, financeiramente falando, otimizar seu site e seus conteúdo para SEO é mais econômico e lucrativo no longo prazo.

Passos para começar a otimizar o SEO do seu site

o que e seo e como usa lo para vender mais franquias 03Conte com profissionais qualificados

Um dos primeiros passos para que o SEO do seu site seja eficiente é contar com profissionais especializados nesse ramo da comunicação.

Além de ter jornalistas ou redatores que tenham experiência na produção de conteúdo para o seu nicho, também vale muito a pena considerar o investimento em uma consultoria de SEO e em profissionais de tecnologia para ajudar a definir o caminho da otimização.

Use palavra-chave estratégicas 

Para elaborar os conteúdos do seu site, busque palavras-chaves estratégicas que tenham relação com as atividades da sua franquia.

Para defini-las, um bom primeiro passo é pensar no perfil de investidor da sua marca e no tipo de tema que ele pode estar pesquisando na internet. Ferramentas como o Google Trends, SemRush e o Ubersuggest podem ajudar a descobrir as palavras-chave mais buscadas na sua área.

As palavras-chave escolhidas para um conteúdo devem estar presentes no título do texto e na URL. Além disso, é interessante que apareçam pelo menos três vezes no decorrer do conteúdo, de forma natural.

URLs simples e diretas

Não conhecemos todos os parâmetros do Google para posicionar bem um site, mas uma das diretrizes que sabemos que contam muitos pontos são as URLs, ou seja, os links do site.

Para proporcionar uma melhor experiência para os leitores, as suas URLs devem ser diretas e simples. Assim elas serão facilmente lembradas. O mesmo pode valer para o domínio do seu site.

Crie conteúdos cativantes

o que e seo e como usa lo para vender mais franquias 04

Os conteúdos do seu site serão o maior trunfo para atrair novos franqueados, desde que sejam cativantes e informativos de verdade.

Para isso, antes mesmo de produzir um material, é preciso entender como ele pode ajudar o visitante do site e garantir que ele seja informativo, interessante e de fácil compreensão. Mais do que isso: seu conteúdo deve ser ainda melhor do que já foi publicado pela concorrência.

Use links internos e externos

Um dos critérios que também sabemos que é levado em consideração para a relevância dos sites é a linkagem interna (para outras páginas do mesmo site) e externa (para sites diferentes).

Isso faz sentido se lembrarmos que o Google está priorizando a experiência dos leitores, e que os links ajudam os usuários a navegar por diferentes materiais de uma forma simples e ágil.

Por isso, seus links devem ser pensados de forma a complementar a navegação dos visitantes, de forma que eles possam obter ainda mais informações relevantes.

Analise os resultados

Para medir os resultados da otimização do SEO do seu site, é importante fazer a análise periódica do tráfego e do seu posicionamento nas palavras-chaves que são mais importantes para sua estratégia.

Uma boa consultoria de SEO também pode ajudar bastante nesse sentido, mas você pode fazer um acompanhamento através de plataformas como Google Analytics, que tem foco nos dados de visitação do site, e o Wincher, que ajuda a analisar seu progresso no ranqueamento de palavras-chave.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui